PLAYLIST | Asian Pop 2019: Update de junho

Junho já está para morrer, o que significa que é hora de atualizar a playlist aqui do blog com os melhores bagulhos do asian pop nesse ano de 2019. Saiu muita coisa legal nas últimas semanas, tanto no K-Pop, quanto no J-Pop. No entanto, vários bops do lado japa da equação, como singles novos do Momusu, MAX e Angerme acabaram não entrando no Spotify, logo, não baterão ponto aqui. Chato, mas normal pros padrões nipônicos. Não é a toa que o K-Pop se tornou essa febre mundial e eles não.

Enfim, sem mais delongas, confiram a lista abaixo, seguida dos meus breves comentários faixa a faixa…

01) SOMI – BIRTHDAY: Debut gostosinho da Somi com uma faixa tipicamente Teddy em seus maneirismos, só que realmente bem executada. Gosto bastante da parte que ela diz que vai estimular o clitóris sozinha como se fosse o aniversário dela, seguida dos inesquecíveis “putz, tu não foi convidado, irmão”. Arte.

02) RED VELVET – MILKSHAKE: Ainda na seara de duplos sentidos, temos as 5 ridículas cantando sobre “tomar um milkshake” na melhor album track do ótimo mini que o Red Velvet soltou. O refrão é chiclete puro. Sério, não consigo tirar da cabeça. Alguém sabe um jeito disso sair do meu cérebro? Por favor…

03) RED VELVET – SUNNY SIDE UP: Falando nas boleiras, seguimos com elas em outro número “reggae-lite-tropical-sexy” gostosinho do início ao fim. Será essa a “Why So Lonely?” do ano? é aguardar pra saber.

04) CHUNG HA – CHICA: Aleatoriedades da vida: embora eu viva pedindo que idols soltem faixas com instrumentais mais incomuns ao que faz sucesso internacionalmente, a track que eu mais me afeiçoei do EP da Chung Ha foi, justamente, a mais modinha latina em todas. Fazer o que? É o poder de um bom refrão.

05) COSMIC GIRLS – BOOGIE UP: Ainda acho que a Starship devia implodir o Cosmic Girls, formando um novo Sistar com a gracinha-que-grita-do-IOI, que está bem gostosinha nesse MV, minha bias Exy e as chinesas lésbicas milionárias. Podiam ter começado com esse EP de verão delas, certamente o melhor do grupo em muito tempo.

06) TAEYEON – VANILLA: O álbum japa da Taeyeon também está ótimo. Bom tempo esse para artistas coreanos na ilha vizinha, né? Minha favorita foi essa balada eletrônica cintilante aqui. Podia ter sido lead single. Na verdade, podia ter virado tema de algum anime qualquer. Taeyeon tem bem cara dessas solistas de baladões que os otakus adoram hitar.

07) LANA – TAKE THE WHEEL: Tenho a menor ideia de quem é essa mina que o Luan Das Luzes me indicou pelo Twitter. Vi no blog do Dougie que ela é russa, aprendeu coreano pra ser idol e participou de uns programas, mas nunquinha tinha ouvido falar. De qualquer forma, bem agradável esse throwback 80s mal masterizado para as pistas de dança. Boa sorte pra ela.

08) COSMIC GIRLS – OH MY SUMMER: Essa aqui tá tão legal. O WJSN manda bem nessa onda space-future-disco, várias album tracks ótimas delas vão por aí. Estranho é nunca terem apostado nelas como title.

09) BOA, NUCKSAL – FEEDBACK: BoA e alguém emulando Michael Jackson na era The Jacksons, com um pop setentista divertidíssimo, descontraído, solar e ideal para começar o dia de maneira energética. Tomara que o eventual próximo álbum dela venha nesse mesmo nível.

10) SAAY – ZGZG: Igual rolou com a Lana mais acima, não tenho a mais remota ideia de quem é essa SAAY. Mas já deito para sua existência toda vez que “ZGZG” começa no aleatório do meu celular. Achei bem AI com Namie Amuro em “Fake”.

11) RED VELVET – BING BING: Loucurinha estranha do Red Velvet, juntando os acordes de guitarra agressivos do Destiny’s Child com a interpretação vocal amalucada do grupo. Ótima farofa.

12) (G)I-DLE – UH-OH: (G)I-DLE, Soyeon com voz de gripe, hip hop dos anos 90 e muito swag bocó. Tinha como dar errado?

13) ROTHY – BEE: Uma pirralha qualquer entregando o urban chill que vários acts tentam dentro e fora do K-Pop, só que acertando ao inserir uma porção de melodias grudentas e variações no instrumental. Fiquemos de olho nessa pretensa solista.

14) CHUNG HA – SNAPPING: Chung Ha evocando Britney, JLo, Xtina e Kelly Key num single ótimo que estaria em casa nas paradas da Jovem Pan 15 anos atrás. Que jam!

15) PKCZ, CL, AFROJACK – CUT IT UP: CL se enfiando no single duns japas da Exile que parece roubado de algum álbum do Major Lazer. Aliais, engraçado que CL e Diplo eram tão amigos mas nunquinha rolou um feat. da vesga com o grupo principal dele, né? Se até Anitta conseguiu, triste ele ter jogado a best pra escanteio. (Eu não tinha muito o que escrever nesse parágrafo, relevem)

16) STRAY KIDS – SIDE EFFECT: Farofaaaaa!!1 Que debut ótimo o desses pirralhos novos da JYP (risos). Puxa, se continuarem assim, devem ir mais longe que o GOT7, que nem considerado pra essa lista foi. :v

17) COSMIC GIRLS – LET’S DANCE: Mais WJSN e mais farofaa! Não é a primeira vez que produzem um pancadão desse tipo para elas cantarem de forma debochada por cima. De novo, por que será que não usam troços assim como title? A Starship é incompreensível.

18) RED VELVET – ZIMZALABIM: HUAHUAHUA com um monte de gente odiando essa merdelícia esquizofrênica e eu adorando cada momento. Red Velvet é a ponte perfeita entre o K-Pop radiofônico e as estranhezas do pop eletrônico japonês. Yasutaka Nakata, take notes.

19) FROMIS_9 – FUN: Aliais, Nakata, tome notas também dessa farofaegyo nova do fromis_9. A mina nova que tu pegou pra criar poderia vir com uns EDMs “gamers” assim. Ahein. “Fun!” não é tão boa quanto a hecatombica “Love Bomb”, mas faz bem as vezes de follow up em tal linha ligada no 220v que o grupo adotou ano passado. Por mim, só vitórias.

20) E-GIRLS – CINDERELLA FIGHT: Outra dica do Luan Das Luzes que talvez passasse despercebida de mim, single novo do E-Girls, enfim entregando um bom número do lado mais kawaii do grupo. Não é o dance salvador de vidas que eu espero anualmente delas, mas dá conta do recado enquanto ele não chega.

21) SATELLITE YOUNG – NEW WORLD BANZAI: Puta que pariu.

22) FROMIS_9 – LOVE RUMPUMPUM: AAAAAHHHHHWWWWNNNT!! ❤ Isso aqui tá o puro glitter de aberturas de shoujo magical girl dos anos 90. Impossível não imaginar alguma adolescente correndo com uma torrada na boca e se transformando numa enfermeira superpoderosa ou algo do tipo. fromis_9 melhores pirralhas. ❤

23) YASUTAKA NAKATA, MOMO MASHIRO – PICO PICO TOKYO: Ooh, e a menina que o Nakata pegou pra criar recentemente foi essa tal de Momo Mashiro aí. Esse não é o debut oficial dela, só um single dele trazendo ela gemendo no feature. De qualquer maneira, até dá pra ter um fio de esperança com o instrumental sendo bem mais Kyary em anos de ouro que Perfume em tempos de trevas, então, esperemos.

24) SULLI – ON THE MOON: Não curti tanto o single de retorno da Sulli ao K-Pop. Achei a música fraca demais pro conceito todo. Essa album track aqui é bem mais interessante. Alternativa, misturando estilos e descendo redondinha como a baladinha emotiva que tenta ser.

25) JEA, CHEETAH – DEAR RUDE: Acabei não escrevendo sobre o comeback da JeA (será que rola das outras integrantes de do BEG ainda esse ano?), mas curti demais “Dear Rude”. A dramaticidade proposital é bem utilizada, o vocal da JeA está on point, a Cheetah também manda bem nos versos dela. Grande destaque entre os destaques desse mês.

26) TAEYEON – VOICE: Taeyeon entregando um baladão que parece baladão de trilha sonora de anime da melhor maneira possível: em japonês. Novamente, coloquem ela em contato com algum estúdio de animação.

27) JP THE WAVY, RIRI – DILEMMA: Cover da RiRi com alguém relembrando um dos grandes hinos “hip hop da moda” dos anos 2000. Me sinto passando na frente de algum camelô com isso aqui tocando bem alto. Nostalgia. Daqui uns anos vocês vão entender.

28) RIRI, KEIJU, NARIAKI OBUKURU – SUMMERTIME: Encerrando com mais uma da RiRi, cada vez mais Ariana Grande em seu visual (ela colocou rabo de cavalo hahaha) e escolhas sonoras. Com o plus de “Summertime” ainda contar com uns signos sonoros remetentes ao tradicional japonês. Enfim, mês ótimo, semestre ótimo. Que venha mais, asian pop.

E quais foram as favoritas de vocês esse mês? As que mais fizeram minha cabeça foram: “Milkshake”, “ZGZG”, “Uh-Oh”, “Dear Rude” e “Summertime”.

Agora, ampliando isso para o primeiro semestre de 2019 como um todo, qual o top 10 de vocês até então? O meu, em ordem crescente de preferência: Picky Picky, I Need U, Eung Eung, WooWa, Riot Anthem, Señorita, Fancy, Elevator Girl, The Fifth Season e What You Waiting For. O que isso quer dizer? Porra nenhuma, visto eu mudar de ideia todo dia e, até o fim do ano, tudo provavelmente estar bem diferente. De qualquer forma, compartilhem o de vocês aí, é sempre divertido montar essas listas.

15 comentários em “PLAYLIST | Asian Pop 2019: Update de junho

  1. Felizmente esse ano tá desovando música boa, não tenho do que reclamar.
    Meu top 10:
    10 – Checkmate – OMG
    9 – Superhuman – NCT 127
    8 – Zimzalabin – Boludas
    7 – No – CLC
    6 – Picky Picky – Nome podre
    5 – WooWa – Dia(betes)
    4 – Diamond – Dreamcatcher
    3 – Gotta Go – Chungha
    2 – Show – CLC
    1 – Senõrita – I-dle (porque o G é inútil)
    Menção honrosa: ME – CLC, Pinky Star – GWSN, Noir – Sunmi

    Curtido por 1 pessoa

  2. Como eu precisaria de horas de reflexão para decidir com total certeza sobre o meu TOP10, fico com as favoritas de cada mês:

    Janeiro: Gotta Go
    Fevereiro: Butterfly
    Março: gogobebe (um mês fraco)
    Abril: Boy With Luv
    Maio: Under Cover
    Junho: Snapping

    Mas aí tenho que colocar tudo na balança pois sei que Eung Eung (sabotada pela Chungha) e Fancy (sabotada pelo BTS, pasme), passariam facilmente a música do Mamamoo… e também tem o fato de eu mudar minha opinião a cada dois dias, assim como você hahaha

    https://ogostomeu.wordpress.com/2019/06/30/playlist-mensal-best-of-2019-junho/

    Curtir

  3. Meu top 10:

    1 – Red velvet – tudo lançado até hoje
    2 – Fun – fromis_9
    3 – Senõrita – Gidle (preguiça de escrever essa porra)
    4 – ah sei lá, Hatsune miku e MC Carol
    5 6 7 8 – Quase tudo citado por esse Blog (isso é um blog?)

    Curtir

  4. “Agora, ampliando isso para o primeiro semestre de 2019 como um todo, qual o top 10 de vocês até então?”

    Vejamos…

    Butterfly
    PIRI
    Where you at
    Noir
    Pinky Star
    Satellite
    Colors
    Curiosity
    Bomb Bomb

    …e basicamente isso. Mesmo tacando todas as faixas novas do LOONA, só consegui listar nove.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s