“Umpah Umpah” é o bop de verão que ninguém esperava do Red Velvet

O dia hoje foi um saco. Tempo gelado. Enquanto voltava da faculdade, no metrô, estava com um fio de felicidade, pois o sol enfim estava aparecendo. Pensei em chegar em casa, almoçar e dar um pulo no shopping da cidade. Inacreditavelmente, ainda estão passando o filme novo do Tarantino, o que é bem raro por aqui, onde só pipocões costumam ficar em cartaz. Imaginei que compraria umas biritas, uns Cebolitos e passaria minha tarde de sexta acompanhando as quase três horas de duração de tal longa que um monte de gente está falando mal, assim como um monte de gente está falando bem, sem precisar me preocupar com nada da vida adulta e coisas do tipo.

Mas aí, momentos antes de sair de casa, São Pedro resolveu me foder. Não só ficou mais frio do que antes, 15°C, bicho, no RJ, não faz sentido, como começou a chover. Eu teria que usar tênis em vez de chinelo. E levar guarda-chuva. Desisti. Porra, São Pedro. Você não se cansa de estragar os planos de pessoas legais como eu e as cinco espinhas na testa do belzebu (Red Velvet)? Elas estavam lá, de boas, pensando: “Ain, vamos curtir o verão lá fora, ganhar um bronze, olhar os oppas suando e tudo mais”. Aí você vai lá e manda maior toró pra afogar o programa das toscas? Faça-me o favor, hein…

As coitadas viajaram para a costa, levaram todo o aparato de bagulhinhos-para-dia-de-praia no carro, aí precisaram que ficar presas no instant hotel, cheio de goteiras. Pelo menos, ainda tiveram bom humor para lidar com a situação e passaram as horas fazendo aquelas coisas que pessoas enclausuradas em casa precisam fazer para se entreter, como jogar joguinhos de tabuleiro e se comunicar com demônios. Eu, nem isso.

Bobeiras de lado, boa a música, não? Umpah Umpah não é novidade na discografia do Red Velvet. Várias e várias músicas presentes nos álbuns e minis delas trazem essas referências funky e disco adaptadas prum arranjo mais contemporâneo (entre as mais recentes, minhas favoritas são Butterflies e Look). Agora, se tratando de title, é pouco usual ver as cinco unhas do pé esquerdo do capiroto trabalhando algo tão, de certa forma, dentro da caixa. Acho que a última vez que elas entregaram uma “normalidade” dessas foi em Bad Boy, uns dois anos atrás. Com exceção da repetição ad infinitum do título, não há quase nada aqui de esquisito o bastante para que esse seja facilmente reconhecido como um “single de Red Velvet”. E eu não poderia me importar menos com esses pormenores com um resultado tão maravilhoso assim em mãos.

“Umpah Umpah” é uma delícia. Refrescante, divertida, envolvente, empolgante, recheada de melodias que ficam martelando por horas no ouvido, dotada de um “peso” instrumental que agrada até os mais chatinhos nesses quesitos (oie). Basicamente, a música de verão que esperamos receber todo ano. Tem uns dias que isso aqui saiu e, sinceramente, meu vício só aumenta a cada nova escutada. E junto do MV moído no ácido (aí sim, bem Red Velvet), fica estupidamente melhor. Pra mim, é ainda outra soma ao 2019 excelente do grupo, que já nos entregou maravilhas como Sappy (fácil um dos 5 melhores jotapopes desse ano) e como Zimzalabim e o Day 1 de seu festival. Podem trazer mais bolos, quinteto do cramunhão. Ainda tá pouco.

E sobre o mini, nenhuma album track me pegou. Talvez por eu ainda estar envolvido demais com as do anterior, ou por elas serem inespecíficas demais, sei lá.

5 comentários em ““Umpah Umpah” é o bop de verão que ninguém esperava do Red Velvet

  1. Só não gostei das duas últimas, as mais lentinhas. No geral, achei as bsides melhores que a própria title, que também gostei. É menos “esquisita” que Zimzalabim, se tornando meio morna em comparação, mas ainda sim muito boa. Dos grupos grandes, Red Velvet se destacou pra mim em 2019 (no geral eu acho a discografia do grupo mt boa).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s