Highlights de 2019: Taeyeon – Spark

Vocês conseguem separar a antipatia que têm por certos artistas de, bom, suas respectivas artes? Eu consigo.

Acho a Azealia Banks um saco como ser humano, mas gosto de quase tudo que ela lançou musicalmente. Acho o Alex Turner um dos caras mais pretensiosos e chatos em todo o cenário Pop/Rock mundial, mas tenho o “AM”, do Arctic Monkeys, como um de meus álbuns favoritos da vida. Aparece qualquer coisa relacionada à Anitta no Twitter e meus olhos rolam em cansaço automaticamente, mas tenho bem umas oito ou nove faixas dela no meu celular que escuto com uma frequência bem alta.

No K-Pop, minha “odiada-favorita” é a Taeyeon

Rola que, desde a demissão estranha da Jessica do Girls’ Generation, com as frequentes declarações de que o grupo era formado por 8 gatinhas e não 9 (teve postagem da Taeyeon assim semana passada, acho), simplesmente não consigo ir com a cara da soshi leader. Me é inevitável imaginá-la como um tipo de vilã controladora nos bastidores, que moldou as vontades alheias de modo a tirar os holofotes da rival a todo custo (seja não incluindo-a na unit vocal do grupo, seja demitindo-a por motivos indecifráveis) a fim de atingir o sucesso como solista a qualquer custo. E destruindo o Girls’ Generation nesse processo. What a good fanfic, né não?

Ainda assim, consigo curtir uma maioria absoluta de seu repertório coreano e japonês, que varia entre baladas realmente bem pensadas e números genuinamente pops para agradar as massas internacionais…

“Something New” segue como um dos bagulhos mais criativos da SM nos últimos anos…

Então, é até com um certo amargor na boca que eu admito que Spark é um dos grandes ápices de 2019 até então. Adoraria que alguma fave minha, como a IU, a Heize, a Sunmi ou a Hyolyn tivesse colocado as mãos nessa demo, mas foi a Taeyeon, então à Taeyeon dedicaremos as glórias.

“Spark” é um POPÃO bom pra caralho. E que vai um tiquinho contra o que é tomado como pop internacionalmente hoje em dia. Na real, vejo isso aqui muito mais como algo que, sei lá, Kelly Clarkson, Pink ou alguém do tipo lançaria no finalzinho da década passada, ou como uma versão feminina de algo mais radiofônico dum Imagine Dragons ou Bastille da vida do que algo esperável de uma solista coreana hoje. Há delicadeza, mas MUITO punch vocal e instrumental. Tudo muito emotivo, tocante, mas especialmente bubblegum nas construções de melodia. O que faz de “Spark” refrescante em comparação ao resto que ocupa posições altas no player do meu celular.

Só é uma pena esse cuidado em montar algo diferente do usual, mas facilmente reconhecível, não tenha se estendido ao resto de seu segundo full album. Quase nada nele fica na cabeça, o que é uma pena. Ou não, né? Bem feito pra ela. Não merece ter ainda outro álbum excelente em sua discografia enquanto suas colegas sofrem no porão da SM. :V

4 comentários em “Highlights de 2019: Taeyeon – Spark

  1. Dou gloria pela coreografia disso ser super fácil, facilita minhas tentativas falhas de dançar enquanto faço faxina em casa. Música maravilhosa sim, não supera Something New, mas também eu nem esperava isso. No álbum o destaque pra mim foi LOL, adorei a vibe meio James Bond e a risadinhas meio queria estar morta “Ha ha ha morriiiiii”, o resto pra mim é o famoso escutarei uma vez na vida e outra na morte, mas não achei tenebroso. Parabéns Taetae.

    Curtido por 1 pessoa

  2. eu já fui o terror dos fãs da taeyeon em 2017. no entanto cansei de ficar brigando e destilando ódio em uma mulher que eu nem se quer conheço de verdade além desse personagem feito pela sm que ela demonstra pra o público (todos os idols são meio que assim). se ela for realmente má do jeito que eu pintava naquela época eu não sei, porém eu curto muito os trecos dela depois que descontruí toda essa antipatia (exceto a genérica “why”). something new é ao meu ver a melhor title dela, já “spark” tem seu mérito mas não me pegou o suficiente pra eu ouvir mais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s