Billboard divulga lista com os 25 álbuns de K-Pop preferidos da redação nessa década

Dezembro é aquela coisa de sempre: um monte de veículos começa a divulgar os seus favoritos do ano dentro do microcosmo que reúne a temática de cada um. E como estamos em 2019, as coisas ficam ainda mais agitadas, já que isso se amplia também para a escala de “melhores sei o que lá da década”. Eu mesmo, se não tivesse tido um ano tão ocupado com a faculdade nova e outros trecos, já teria preparado um lista nesse estilo com músicas da Coreia do Sul e do Japão (aguardem isso em 2020, pocs).

Seguindo a maré de encerramentos, o site da Billboard listou quais os 25 melhores álbuns do K-Pop nessa década segundo a opinião de membros de sua redação. A matéria original pode ser lida aqui e o listão, da última posição até a primeira, pode ser conferido abaixo:

25. G-Dragon, Kwon Ji Yong (2017)

24. Twice, Fancy You (2019)

23. B.A.P, First Sensibility (2014)

22. BIGBANG, Alive EP (2012)

21. JJ Project, Verse 2 (2017)

20. BTS, Wings (2016)

19. Epik High, Shoebox (2014)

18. 2NE1, Crush (2014)

17. Kahi, Please Come Back (2011)

16. EXO, Love Shot (2018)

15. EXID, Street (2016)

14. Day6, Sunrise (2017)

13. Orange Caramel, Lipstick (2012)

12. AKMU, Play (2014)

11. SHINee, The Story of Light: Epilogue (2018)

10. Heize, She’s Fine (2019)

9. Jonghyun, She Is (2016)

8. Younha, Rescue (2017)

7. MAMAMOO, Melting (2016)

6. Brown Eyed Girls, Basic (2015)

5. Red Velvet, Perfect Velvet (2017)

4. Wonder Girls, Reboot (2015)

3. BTS, The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever (2016)

2. IU, Modern Times (2013)

1. f(x), Pink Tape (2013)

Essas coisas são sempre muito pessoais (embora lista tenha sido feita em várias mãos), não sou a melhor pessoa para criticar o gosto dos outros, inclusive toco esse blog aqui com minhas próprias opiniões e blá blá blá, mas esse top tem alguma coisas comentáveis bem, huh, curiosas.

Primeiro de tudo, a variedade dele está bastante interessante. As coisas só começaram a esquentar internacionalmente para o K-Pop mesmo na segunda metade da década. Antes, o assunto era quase que de gueto e tratado como pauta “curiosa” dentro de sites do tipo. Então, é bom que os envolvidos nessa editoria apresentem um pouco de conhecimento mais aprofundado nesse assunto, elencando alguns trabalhos mais antigos que, mesmo dentro da galera que acompanha o nicho, não são tão comentados assim (o EP da Kahi, por exemplo).

Também é interessante que algumas unanimidades bateram ponto, inclusive em posições bem altas (“Modern Times”, “Reboot”, “Basic”), mas não deixa de ser esquisito que outras unanimidades não tenham aparecido também. Adoro o “Perfect Velvet”, do Red Velvet, mas preterirem o “The Red” para que ele aparecesse no top 10? Sei que o 2NE1 fez barulho na parada de álbuns dos EUA durante o lançamento do “Crush”, mas mesmo entre os blackjacks viúvos, jurava que o “2nd Mini Album” era o ápice do grupo, não? O “Pink Tape” tem músicas divertidas, mas acho que todos os LPs do F(x) nessa década dão um banho nele em repertório, né? Digo, uma lista de melhores da década, com o “Pink Tape” no topo? “Red Light” e “4 Walls” nem foram considerados? E nada relacionado ao Girls’ Generation, ao 4MINUTE, BoA e outros acts femininos de alto escalão, enquanto teve espaço para dois do BTS e dois do BIGBANG (um solo do G-Dragon, no caso)? Vai entender.

Mas JJ Project foi lembrado…

Enfim, cada um com sua opinião ruim. Dito isso, estou preparando aqui a minha lista com os meus favoritos dessa década. Amanhã ou depois, divulgo aqui. E convido vocês a fazerem o mesmo. 😀

3 comentários em “Billboard divulga lista com os 25 álbuns de K-Pop preferidos da redação nessa década

  1. essa lista é bem…equivocada em certas escolhas kkkkkk eu sempre vou passar o pano para bts mas como pode eles estarem tão acima de shinee? e dos últimos albuns lançados pelo shinee, story of light não merecia essa posição tão alta, mas né, ~opiniões~ 😛
    Tbm não entendo esse hype por pink tape, principalmente quando 4 walls é superior e até hj influencia outros grupos, mas acho que é um fato que se perpetua no kpop e o jornalista deve ter comprado essa

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ia reclamar que o álbum das Pocket Girls não entrou na lista… aí lembrei que as Pocket Girls não têm um álbum. Ou um EP. Ou B-sides pros singles.

    Pô, dona agência das Pocket Girls, vamos aumentar um pouco o catálogo delas, né? Não é porque as músicas são só uma desculpa pra elas rebolarem o cu e mostrarem as plásticas novas e a formação da semana do grupo que vocês não precisam dar umas músicas novas pra elas poderem passar mais tempo nos salões de automóvel rebolando o cu, mostrando as plásticas novas e a formação da semana do grupo…

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s