4MINUTE, Crayon Pop, T-ara e outros wins em TV shows que ficaram na memória

A vitória do Loona em um desses programas do Raul Gil na Coreia do Sul acabou movimentando bastante sua fanbase, bem feliz por as 11 conquistarem um troféu contra algum boygroup mais fundo-de-quintal que as próprias, imaginando que, daqui em diante, elas conseguirão alcançar novos patamares dentro dessa indústria. Não sei se achei o evento todo emocionante exatamente, mas é bem curioso o quanto esse tipo de ocasião é importante e significativa dentro do microverso que é o K-Pop, onde rankings e a participação dos fãs conta bastante.

Dito isso, listei aqui algumas vitórias em music shows de determinados acts que, em minha opinião, foram bastante marcantes nos anos que passaram. Umas por bons motivos, outras…

4MINUTE – WATCHA DOIN’ TODAY (2014)

Para entender essa aqui melhor, é válido dar uma olhada nesse post do Dougie sobre a fanwar entre SNSD e 2NE1 que rolou em 2014, com ambos os grupos promovendo seus comebacks ao mesmo tempo (e o 2NE1 levando no saco, huh). O 4MINUTE entra nessa como um azarão, conseguindo chamar mais atenção que os dois nomes mais populares da Coreia daquele momento, chocando tudo e todos. A reação acima das próprias integrantes não entendendo o que aconteceu é hilária. Shout out pro Brave Sound que produziu essa e outras delicinhas dessa ótima fase debochada do grupo que, por sabe-se lá qual motivo, a maioria de vocês não curte tanto.

CRAYON POP – BAR BAR BAR (2013)

Tenho certeza que alguns de vocês já nem devem saber o que é um Crayon Pop hoje em dia, já que o prazo de validade do quinteto foi bem curto e o tipo de proposta delas não envelheceu tão bem para o novo público. Resumindo: foram o Momoland de anos atrás. Vieram de empresa minúscula, apostaram numa música e num clipe viral que, aleatoriamente, deu muito certo, vendeu horrores e foi capaz de superar o EXO em um TV show. O K-Pop (infelizmente) já não é mais tão amalucado quanto em sua época local, então é bem provável que coisas assim já não se repitam – o que faz do win de “Bar Bar Bar” um fato iconicamente histórico.

T-ARA – WHAT’S MY NAME (2017)

Infelizmente o Asian Mixtape já não está mais no ar, então não posso linkar aqui toda a história de queda do T-ara após o escândalo de bullying supostamente sofrido por uma das integrantes. O lance todo é que o filme delas ficou tão queimado que, por anos, mesmo acumulando alguns sucessos em vendas dentro e fora da Coreia (China, querida…), nenhum win em TV show aconteceu. Até que, em 2017, algum do staff da gravadora que o grupo fazia parte revelou que os rumores de bullying eram mentira, que a tal integrante sofredora, a Hwayoung-que-não-sabia-cantar, era uma péssima profissional e que vinha, ano a ano, forçando essa narrativa para se aproveitar da marca do grupo através da mídia. O resultado: a Coreia “perdoou” o T-ara (que disbandou pouco depois disso, já sem duas das integrantes) e hitou seu lançamento seguinte, “What’s Your Name”, com o grupo vencendo novamente num TV show. A reação acima, de fato, é tocante.

LABOUM – HWI HWI (2017)

Essa vitória em cima da IU aqui chamou bastante atenção negativamente para o Laboum em 2017, cuja empresa foi acusada de comprar os próprios álbuns para inflar seu sucesso, possibilitando posições altas e, enfim, tal win no Music Bank. As coisas ficaram ainda mais feias para elas tempos depois, por o grupo se prestar a participar daquele survival show “The Unit”, onde iam acts que queriam uma segunda chance na indústria fonográfica, pois ainda não tinham conquistado o sucesso que tanto esperavam. Os comentários eram mais ou menos como “Mas se o Laboum é um grupo de grandes gostosas super bem sucedidas, que inclusive chutaram a bunda da IU no Music Bank, por que que ele está tentando acontecer num programa de flopados?”

TAEYEON – I

Essa win aqui eu gostaria de emoldurar. 2015 foi um ano de muito movimento interno na SM Entertainment, com o f(x) desfalcado, Jessica expulsa do Girls’ Generation e Taeyeon, que muitos diziam ter sido o pivô dessa demissão, debutando solo com bastante investimento da gravadora. Nesse dia, “I”, da dita cuja, foi a grande música vencedora da semana, o que parece ter irritado bastante Krystal, irmã de Jéssica, que estava no Music Bank com o f(x) promovendo “4 Walls”. Puta por precisar acompanhar aquilo e ser cordial com tal conquista da coleguinha que sequer havia ido ao programa, ela tenta deixar o palco, mas aí percebe que está sendo filmada, para, aponta para a câmera e faz expressões maravilhosas enquanto as outras integrantes tentam disfarçar. Um marco do entretenimento televisivo sul-coreano contemporâneo.

8 comentários em “4MINUTE, Crayon Pop, T-ara e outros wins em TV shows que ficaram na memória

  1. aaah que nostalgia ❤ lembro que eu fui uma das blackjacks que tinha ficado puta com esse win do 4minute mesmo com essa música delas no repeat kkkkkkk
    Até hj Whatcha doing today é um bop do caralho, já a discografia do 2ne1………

    Curtir

  2. É legal ver esses casos. Pena que eles sejam tão raros e que os resultados de music shows costumem ser extremamente previsíveis (e frequentemente chatos).

    Quanto ao LOONA, fico muito feliz pelo troféu delas, torço pra que elas façam mais sucesso, mas acho que os orbits precisam lembrar que o CLC também já venceu em music show (mais de uma vez, inclusive, se não me engano) e nem por isso deixaram de ser flopadas e colocadas em segundo plano pelas próprias rookies do (G)I-DLE… Então, né, vamos maneirar nas expectativas, um passo de cada vez.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Pelo menos loona vende 20x mais que clc, pelo menos álbuns e loona tem uma fanbase até ok já que elas conseguem encher(?) os milhares de showcase que já fizeram. Clc… bem… é… elas… estão em uma situação bem pior que loona mesmo vindo de uma empresa com mais exposição e conhecimento do público.

      Curtir

      1. Sim, eu sei, além do que a fanbase internacional do LOONA é enorme (arrisco dizer que comparável às do BTS e Blackpink).

        O problema é que isso tudo não faz muita diferença pro status dela dentro da Coreia do Sul. Sim, elas vendem muitos álbuns, mas as músicas mal arranham os charts…

        Curtido por 1 pessoa

  3. Como alguém pode não gostar da Krystal? Hahahahaha
    EU fiquei feliz pelo Loona, mas acho que a empolgação não foi tão grande porque, vamos concordar, boa parte dos órbita estão engolindo So What por obrigação (eu inclusa).

    Saudades de quando o 4Minute fazia perguntas importantes, amo essa fase delas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s