Do pior ao melhor, todos os solos do Loona

Com o eventual best of de 2017 vindo aí, acho que é hora de recuperar (e atualizar) esse que foi um dos posts mais bem sucedidos do falecido blog azul: o ranking com todos os solos da campanha de pré-debut do Loona. eu sei que o mirabolante plano da BBC de ir revelando “uma garota por mês ao longo de 12 meses” começou ainda num já longínquo 2016 (vocês já estavam no Ensino Médio?), mas, come on, as coisas só começaram a esquentar de verdade no inverno coreano seguinte, quando o burburinho internacional se formou e, bom, o resto vocês já sabem.

Abaixo, os singles solo das garotas do mês estão listados em ordem crescente de preferência. Portanto, confiram o meu apuradíssimo e irretocável (hahaha que essa é uma segunda versão e agora eu gosto de “Egoist”) top 13 12 clicando ali no “continue lendo”. Em qual posição a sua favorita será morta? Façam suas apostas…

🤥 Menção Honrosa: YuSeol – Ocean View

Antes de tudo, uma citação especial. Okay, isso aqui não é um debut solo de garota do mês do Loona, mas bem que poderia ter sido, vai. A real é que “Ocean View” só chegou mesmo a chamar uma atenção dentro da fanbase por conta das acusações de ~~~~plágio~~~~ em cima do MV de “Love Cherry Motion”, o que eu nem reclamo não, porque foi bem ótimo ao menos desse modo entrar em contato com essa belezinha. Estaria em casa entre os releases da era Odd Eye Circle, e a gatinha ao lado cairia como uma luva no line up da unit. Enfim, a YuSeol será para sempre em meu coração a mina que nunca debutou no Loona. Será que, na verdade, ela era a ruiva e aí saiu da gravadora por algum motivo, soltando esse clipe como shade? Nunca saberemos. Oh wow, vamos para o ranking propriamente dito…

🐈 12) HyunJin – Around You

Olha, sendo bem sincero, só duas das músicas utilizadas como singles pela meninas não me agradaram. E eu estava em dúvida sobre qual delas colocar aqui no pé da lista, mas acabei optando por “Around You” após escutá-la e chegar à conclusão de que isso aqui não me passa NADA. Nenhum tipo de emoção me é despertada quando ouço o solo da HyunJin. Nada de alegria, nada de raiva, nada de tristeza, nada, apenas nada. Nada, nada, nada… Nada. Esse instrumental, essa interpretação vocal, essa melodia, parece que já ouvi outras quinhentas vezes antes e, agora, me é como um vazio. Se tratando de arte, a indiferença é o pior resultado possível. A décima primeira posição, ao menos, me faz sentir alguma coisa…

🦋 11) Go Won – One&Only

No caso, uma vontade louca de dar pause e não repetir nunca mais. Embora a mensagem passada em “One&Only” seja bonitinha, estamos tratando de música e não de poesia para sarau de faculdade. Então, não tem como ignorar a interpretação vocal enjoativa da Go Won por cima desse instrumental lugar comum demais para salvar o pacote todo. Foi mal, GoWonFans, mas não consigo lidar com isso não, mesmo querendo muito curtir tudo o que as loonas soltaram. Subjetividade é assim mesmo. Aliais, foi a subjetividade que derrubou a faixa listada a seguir aqui tão pra baixo – mas não acho que isso deve surpreender alguns de vocês…

🦌 10) ViVi (ft. HaSeul) – Everyday I Love You

Essa aqui é outra que demorou pra engatar comigo. Lembro que eu estava sem internet na época do lançamento, aí vários outros troços soltos em paralelo (incluindo o repackage do mini do Loona 1/3) acabaram ocupando a minha cabeça quando retornei pra matrix e “Everyday I Love You” ficou de lado por vários meses. Mas que bom que aconteceu, né? Antes tarde o que nunca. Instrumental lindíssimo que me transporta diretamente para animes shoujo magical girl dos anos 90, MV estonteante que brinca com diferentes estéticas do passado, participação realmente memorável da HaSeul com aqueles joguetes de palavras. Não acredito que fiquei tanto tempo sem isso aqui. Só não está mais no alto porque, à longo prazo, acabei escutando mais outras em comparação, mas seguirá como um hino em minha cabeça.

🐧 09) Chuu – Heart Attack

E falando em hino: “Heart Attack”, da Chuu. Vou confessar que não tinha achado isso aqui nada de uou quando saiu não. No entanto, o tempo lhe fez muito bem e, hoje, é um dos trecos que mais tenho escutado do grupo. O carisma e a atitude abobada da Chuu em vídeo é estupidamente envolvente, isso somado ao vocal delicioso dela, brincando competentemente com a melodia, acaba por dar uma nova vida à canção. Um ótimo número retrô, sem tirar nem por. O Loona levou o conceito de “single natalalino” a outro nível com isso aqui.

🐺08) Olivia Hye (ft. JinSoul) – Egoist

Risos com a ironia. Eu tinha detestado “Egoist” em 2018. As explosões depois do primeiro refrão foram as culpadas, no caso. Mas o tempo fez bem para o último solo da campanha de pré-debut do Loona. Agora, tudo o que eu não curtia aqui, passei a curtir. E o que eu já gostava (o clima soturno, o vocal choroso da Olivia, JinSoul entregando girl crush no rap, o refrão que vai evoluindo para algo alienígena, o MV cheio de signos do loonaverse) ganhou ainda outro nível de “ai meu deus, que hinoo”. Pisão em “One&Only”, que o tempo só piorou. 😀

🐦 07) HaSeul – Let Me In

Eu fico meio bobo com “Let Me In” ser quase esquecida mesmo dentre os fãs mais fervorosos do Loona. Sério, eu quase não vejo comentários sobre essa lindeza em lugar nenhum, o que é estranhíssimo, pois esse foi um dos números mais emocionantes de 2016 em instrumental, interpretação e historinha de MV. “Let Me In” joga com vários minidetalhes sônicos, em aparições instrumentais que duram pequenos momentos, vão se juntando, até que atinjam um grand finale épico e catártico. Sempre que escuto a HaSeul nisso aqui consigo imaginá-la como protagonista de um filme musical em preto e branco, naquele momento onde a mocinha enxerga seu universo desabar e precisa reunir forças para, com o poder da perseverança e do amor, vencer o enredo ao final. Sérião, me expliquem aí nos comentários o porquê dela ser tão esquecida, pois ainda não entendi.

🐟 06) JinSoul – Singing in the Rain

AAAaaarrrggghhh, como eu amo essa!!! “Singing In The Rain” deve ter sido o momento mais farofeiro do projeto até então. O que fica ainda melhor por ser interpretado pela mina mais gostosa do line up. Na moral, a JinSoul é muito linda, puta que pariu. Ela não é perfeitinha dentro dos padrões sul-coreanos, mas tem algo ali no formato do rosto e em toda a aura que a rodeia que a torna radiante demais. Assisti-la toda boss bitch sensualizando de verdade nesse vídeo é uma experiência ótima. Falei pra caralho, mas não falei direito da música. Bom, “SITR”, pra mim, é a melhor tentativa capopeira nessa linha future bass em todos os tempos. É o suficiente?

🦆 05) Yves – New

Huh, “New” saiu tão tarde em 2017 que eu nem cheguei a considerá-la pro top de tal ano. Então, que bom que revisitarei essa lista de forma reformulada logo logo, pois Yves aparecerá bem alto nela. O que eu adoro sobre esse solo é que os produtores conseguiram montar um instrumental que, por si só, é capaz de arrepiar todos os pelos do meu corpo. Eu consigo me deixar levar pela emoção passada nele muito fácil, me envolver. É futurista ao mesmo tempo que retrô. Quando chega o refrão com os “All my life *BUMP* *BUMP* *BUMP* by my life *BUMP* *BUMP* *BUMP*” é como se socassem o meu estômago várias vezes. Melhor coisa que ouvi do grupo pós-OEC.

🐇 04) HeeJin – ViViD

Ooh, ok, acho que a posição altíssima da HeeJin nessa lista, quase pegando pódio, vai impressionar alguns de vocês, mas saibam que “ViViD” têm sobrevivido em minhas playlists diárias ininterruptamente desde outubro de 2016. O projeto começou nela de maneira super competente, meio que mostrando o que a IU lançaria caso fosse uma ninfeta hoje em dia e não na década passada, com as atualizações tecnológicas necessárias para torná-la ainda melhor e mais palatável a longo prazo. Os “oh my god yeees, say oooohhh my godneeesss” do refrão tão legais pra caralho, a interpretação jazzística da HeeJin é legal pra caralho, o MV é legal pra caralho. Só não tá mais acima porque, hehe, outra pirralha lançou coisa melhor depois…

🐸 03) YeoJin – Kiss Later

YASSS!!! BIAASSS!!! MARAVILHOSAA! RAINHA!!! LACRE!!! Caras, isso aqui é TÃO BOM. Nem to sendo irônico dessa vez. “Kiss Later”, mesmo sem a piada de panfletar em todos os posts do Loona aqui do blog, é um dos troços mais divertidos dessa lista e do ano passado como um todo. A brincadeira dela imaginar o cara com quem ela quer dar o primeiro beijo como um sapo é genial de tão inocente e efetiva. O MV todo é um banho de genialidade, com o DigiPedi conseguindo montar um número infantil de verdade, sem duplas interpretações. E a música também, é bonitinha, cheia de açúcar, mas com bastante pulso instrumental e boas ideias sendo executadas. Estaria em casa num musical da Disney e está em casa diariamente no meu celular. Quem não gosta de “Kiss Later” é chato, bobo e feio. *amostra a língua*

🦇 02) Choerry – Love Cherry Motion

É irônico que “Love Cherry Motion”, uma faixa que eu detestei quando ouvi pela primeira vez, tenha se transformado em uma das minhas favoritas do Loona e do ano passado num geral. A culpa de não ter curtido de cara? Eu tendo, naturalmente, a não comprar com facilidade esses números “E-Girls-cintilantes-no-verão”. Mas, ó, nem durou nada, pois uns dois dias depois que soltei o post com a fanfic dela, eu já estava cantarolando o refrão como se minha vida fosse cercada de pôneis, fadas, duendes e eu andasse diariamente em meio a um arco-íris do amor, com maravilhosas pausas para ir ao chão junto com meus amigos goblins invadindo a porra toda quando o break piranhudo chega. A ideia de colocar duas propostas sonoras tão contrárias numa mesma música para ilustrar a transição da perda da virgindade é genial. Isso tudo com um clipe tão genial quanto, é de aplaudir de pé. Além disso, temos aqui a melhor bridge dos últimos anos. Em retrospecto, “Love Cherry Motion” disputa em minha cabeça a posição de segunda melhor faixa do Loona em todos os tempos com “Sweet Crazy Love”, do Odd Eye Circle (vamos ver qual rankeará mais alto em breve). A primeira, como vocês já devem imaginar, é essa aqui:

🦉 01) Kim Lip – Eclipse

“Eclipse” é não só o melhor bagulho do Loona, como o melhor K-Pop que ouvi em 2017. E digo mais, só não coloco isso como o melhor K-Pop que ouvi NA VIDA, acima de “Red Light”, “Abracadabra”, “Genie” e outros medalhões porque prefiro esperar alguns anos antes de classificar algo numa estatura tão alta e importante assim, porque, porra, eu já devo ter escutado a Kim Lip nisso mais do que deve ser considerável normal em bom senso nesses últimos tempos. “Eclipse” é emocionante, envolvente, arrepiante, empolgante, triste, sensual, esquisita, radiante, melancólica, reconfortante, tudo ao mesmo fucking tempo. Vai ser difícil o próprio grupo se superar. Mas elas já soltaram tanta coisa em nível parecido conforme o tempo passou que, genuinamente, nem me preocupo mais. Apenas aprecio o que me é mostrado.

Imagem relacionada

E de solos do Loona, o que tivemos foi isso aí. Como já disse, ruim mesmo só duas das canções. Todo o resto me agradou bastante. Não foi perfeito, mas o suficiente para que esse fosse o projeto mais ousado e interessante do cenário musical Pop sul-coreano em anos.

Torçamos para que o público médio compre a ideia do Loona ao debut (não comprou) e que isso sirva de engate para que outras empresas se arrisquem mais e saiam do mais do mesmo (não serviu, primeiro copiaram Twice, agora copiam BLACKPINK). Imagina que hecatombico seria uma SM da vida se empenhando dessa forma para o eventual novo girlgroup de irmãzinhas do Red Velvet, sobrinhas do F(x) e netas do Girls’ Generation.

No mais, deixem aí suas opiniões a respeito do meu ranking e, claro, as listas de vocês.

créditos de algumas das imagens: Choi Niwan

crédito da ideia de colocar os emojis: Tássia

crédito desse formato copiado de top, com título + vídeo + texto com capinha do lado: uncle Bruno, que ainda não tinha assassinado o ASIANMIXTAPE à época.

25 comentários em “Do pior ao melhor, todos os solos do Loona

  1. Eu fico chocado em como o Loona é “rookie” na minha cabeça, sendo que quando começaram o projeto eu ainda estava terminando no ensino médio (e agora já tô terminando a faculdade).

    Btw, stan Kim Lip em #1, stan Loona.

    Curtir

  2. Apesar das promessas não cumpridas e cortes no orçamento, foi divertido acompanhar o pré-debut do loona. Uma das últimas coisas do kpop que realmente me deixou empolgado e com vontade de ficar acordado até qual quer que fosse a hora em que lançariam o mv pra depois surtar em inglês no discord… Uma pena que eu já ouvi TANTO a discografia delas que hoje eu não sinto mais a necessidade de escutar, sendo bem sincero eu pulo bastante os solos, ouço mais os lançamentos das units (e que fique claro 1/3 >>> OEC >>> yyxy)

    PS: One & Only em 11, really?

    Curtir

  3. É um crime a BBC ter dado a música mais sem graça pra ser single da menina mais divertida do LOONA. Considerando como em quase todos os casos o estilo musical do solo reflete a própria personalidade da integrante, o solo da HyunJin deveria ser alguma coisa bem mais animada. I’ll Be There teria sido um single perfeito pra ela (e não acho que a HeeJin fosse realmente necessária nela), com Around You sendo a B-side em dueto com a HeeJin só pra manter a tradição.

    One&Only tem seus momentos chatinhos, mas quando a Go Won começa a mandar os papapuns dela, é MARAVILHOSO!!! Rainha e dona do k-rap!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sweet Crazy Love pra mim é a melhor música do loona, já está na hora do Odd Eye Circle ter um comeback, as músicas da unit são ótimas.
    Que saudades do ASIANMIXTAP, bons tempos, bem q o Bruno podia voltar. Eu acho que ele deve ter criado um novo blog, antes do asian ele já tinha um blog que falava sobre reality show (se eu não estiver enganada) e eu acho que depois do asian ele deve ter criado um blog pra de outros assuntos , ou kpop mesmo.

    Talvez ele esteja por aki lendo os atuais blogs de kpop 🤔

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu já preferia o repackage do yyxy mesmo. Fico curioso pra saber como seria a “versão dark” delas (a do 1/3 foi uma balada melancólica, a do OEC foi o R&B piranhudo de Sweet Crazy Love).

      Curtido por 2 pessoas

  5. Eu tenho uma teoria que a namorada do Bruno senpai deve ter engravidado e ele largou a vida de idol blogueiro pra focar na família e ser um moço de família. Daqui alguns anos a gente descobre que essa criança é trainee de alguma empresa fundo de quintal para honrar o blog

    Curtir

  6. Acho que eu sou uma das poucas pessoas que genuinamente gosta de Around You 😭

    Minha ordem é

    One&Only – um mv LINDO, mas no mudo
    Let Me In – É uma música excelente, mas não funciona comigo
    EILY/Vivid/Kiss Me Later – não sei qual gosto mais
    Hear Attack
    Singing in the rain/Eclipse – as grandes gostosas sendo grande gostosas e me fazendo querer ser uma grande gostosa (pena que a JinSoul trocou de rosto 😔)
    New – arrepios sempre que ouço
    Egoist – vivo por aquele drop

    Curtido por 1 pessoa

    1. Around You não é uma música ruim (aliás, não acho que o LOONA tenha qualquer música ruim no catálogo gigantesco delas), ela só não tem nada especial como as outras. E isso pega mais por ser o solo de quem é: uma baladinha melancólica combinaria muito bem com a ViVi, por exemplo; com a HyunJin, faria mais sentido dar uma música animada e meio debochada como as que o Mamamoo lançava (menos as gritarias, claro, que o vocal da HyunJin não dá conta).

      Curtir

  7. Relembrando esse ranking, fico curioso como seriam os rankings das sub-units e dos singles das OT12. Se bem que seriam rankings bem menores pra renderem um artigo propriamente dito (e também meio injusto no caso das sub-units, já que uma delas só tem um single enquanto as outras tiveram dois)…

    Aliás, embora eu ame o LOONA completo, ainda acho que o grupo funcionaria melhor se seguisse os passos do E-Girls, com as units sendo promovidas com mais frequência e as OT12 só se reunindo esporadicamente, justamente pra reunião ser percebida como um grande acontecimento. Se bem que, com a grana que a BBC tá tendo que pagar no processo que perdeu, eu não culpo a agência por só dar comebacks pras OT12 sabendo que são os comebacks que rendem mais dinheiro pra ela (culpo a BBC, sim, por ter sido BURRA de não ter cumprido um acordo tão simples e ter dado brecha pra esse processo).

    Curtir

    1. Os singles:

      1. Sweet Crazy Love
      2. love4eva
      3. Girls Front
      4. Sonatine
      5. Love and Live

      Os grupos:

      1. Ood Eye Circle (o mini delas é o melhor do loona num geral)
      2. Loona 1/3 (tem 3 músicas legais)
      3. yyxy (só gosto de love4eva mesmo, perderam pela quantidade)

      Curtir

      1. Quê?? Como assim, você só gosta de uma música do yyxy? E frozen, com a letra cheia de eufemismos pra FAZER SEXO e o gritão da Chuu perto do final emendado com a rainha do rap Go Won fazendo uma DECLAMAÇÃO DE POESIA?? E os vocais perfeitos em one way (que eu considero a segunda melhor balada de unit do LOONA, atrás apenas de Sonatine)?

        *lembra que as pessoas têm opiniões diferentes e que todas são válidas, menos as de quem não staneia o LOONA*

        Muito legal, valeu pelo ranking!

        Ainda sobre as units, é triste que a (ótima) ideia de misturar as músicas de cada unit e a do grupo completo na performance do MAMA saiu uma bagunça, em vez de algo maravilhoso como as E-Girls no começo de carreira:

        AMO que tirando o Dream, os outros grupos nem tiveram vergonha de mostrar que quase todas as moças só estavam lá pra ser dançarinas do Faustão, mesmo!

        Curtido por 1 pessoa

        1. (embora essa música das E-Girls seja péssima, mas o carisma das moças compensa, e o fato das músicas das units antes serem boas também ajuda. E sei que depois o E-Girls foi pra uma vibe mais “grandes gostosas” e começou a entregar músicas realmente boas, então tá tudo certo)

          Curtir

    1. Esse remix é tão trash (no bom sentido), mas ficou 300% melhor que a versão original da música! Bonus points pela capa, com a HyunJin ganhando lábios como os das minas do Acapulco Shore…

      Curtir

Deixe um comentário