(G)I-DLE está de volta com “Oh My God”, que lembra “Lion”, que lembra “Senorita”, que lembra “Hann”

Após mais um ano de sucesso entre rookies e um misto de aclamação e cancelamento por “apropriação cultural” no Queendom, Soyeon e (G)I-DLE estão de volta ao game, servindo como um sopro de ar puro na escassez que o K-Pop se tornou em época de pandemia global. O que as ex-futuras-4MINUTE teriam nos preparado dessa vez? Confiram em Oh My God

Olha, sejamos práticos. Isso aqui passa longe de ser ruim. Por incrível que pareça, o (G)I-DLE, a essa altura do campeonato, já conseguiu se distanciar da imagem de “substitutas do 4MINUTE providenciadas pela Cube”, trabalhando num repertório e numa estética bem mais ousada e elegante (mas não necessariamente melhor, vejam bem) que o grupo da HyunA. Na real, acho que elas estão bem mais para o lado EXID da força, com canções que passeiam por áreas mais inventivas que o bubblegum pop ordinário, mas com um esforço de produção que não deixa tudo soar alternativo demais. Nessa equação, Soyeon seria a LE do time, encarregada da maior parte produtiva da marca (e dos momentos de maior brilho na distribuição de linhas, pois não é otária), com as coisas ficando bem mais “em casa” que, vá lá, parcerias do tipo Brave Brothers com Sistar ou AOA, inevitavelmente fadadas ao término quando os interesses dos lados diferirem.

Que o (G)I-DLE é um dos melhores troços do K-Pop feminino atual, não há qualquer dúvida sobre isso. Mas ao ouvir “Oh My God”, é impossível que uma exclamação de “ooh, isso já foi feito antes, hein” não surja na testa. E já foi mesmo, outras três vezes: em “Hann” (que acho que é a preferida de vocês), em “Senorita” (que acho que é a MINHA preferida) e “Lion” (que não deve ser preferida de ninguém, mas não fez feio no Queendom). Essa “fórmula” sonora, com os versos indo numa crescente, ligeiramente minimalista, para que então surja um refrão estranhamente diferente, talvez possa ser vista como a assinatura sonora do grupo, tal como os instrumentais funkeados retrô acompanhados de letras bocós divertidíssimas viraram o cartaz do AOA em início de carreira.

A diferença é que as anjinhas da FNC só socaram isso no público por um pouco mais de um ano, depois evoluíram, exploraram outras vertentes, inclusive com o próprio Brave Brothers. O mesmo com a LE e o EXID. O (G)I-DLE, no entanto, caminha para o seu terceiro ano na ativa e já começa a passar a impressão de que é um grupo de uma nota só (com uma única exceção em Uh-Oh, no caso).

Isso não faz de “Oh My God” uma música ruim. Como disse, está longe disso. Mas por mais que ela seja bem legal, por mais que o MV esteja um treco lindo e por mais que, no fundo, eu saiba que isso é diferente de quase todo o resto de girlgroups na atualidade, não consigo ter a mesma empolgação que já tive quando elas entregaram quase o mesmo antes. Pena para mim. Fuen.

VENENO PONTUAL

(G)I-DLE conseguiu transpor a imagem de substitutas do 4MINUTE, Red Velvet fez o mesmo com o f(x), Twice já tinha cores próprias mesmo no debut, nem gerando comparações com miss A ou Wonder Girls, mas o BLACKPINK segue como um 2NE1 sem tanta personalidade. Vai entender.

9 comentários em “(G)I-DLE está de volta com “Oh My God”, que lembra “Lion”, que lembra “Senorita”, que lembra “Hann”

  1. ainda tô tentando engolir essa música, sinto que algumas partes super boas foram mega disperdiçadas e poderiam fazer parte de uma canção muito melhor

    mas o mv, meu caralhinho, tá muito lindo. já assisti umas cinco vezes

    a minnie como sempre perfeita e a soojin gostosissima de loira, amei

    soyeon fada esperta nao perde tempo na distribuição de linhas

    (o esmurro no blackpink no final do post….. triste)

    Curtir

  2. O MV é lindo, amei o “dança contemporânea” concept, mas a música é bem sem sal nem açúcar. Desse EP, elas deveriam ter trabalhado a faixa Maybe, que também combina com a vibe do MV da title track, e é uma faixa mais poderosa

    Curtido por 1 pessoa

  3. Señorita e Hann parecidas? Pra mim não parecem.

    Mas realmente essa Oh My God lembra MUITO Lion. O lado bom é que o MV é muito bonito. Mas é, torço pra que Soyeon Minaj traga mais criatividade no próximo comeback do grupo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s