Time Machine: com “Bonamana”, Super Junior queimou a melhor música de boygroup da década logo em seu começo (2010)

Listar as melhores coisas de uma década é algo bem difícil, pois a escala de tempo e “concorrentes” é muito grande. Eu teria um certo trabalho, por exemplo, para decidir qual o melhor K-Pop em si de 2010s, o mesmo quando isso é dividido em determinadas subcategorias, como “melhor de girlgroup“, “melhor debut” ou “melhor de um solista”. Porém, ironicamente, essa dificuldade não me ocorre quando penso no que de melhor saiu em termos de boygroups.

A resposta é até bem óbvia na minha cabeça:

Eu até hoje morro de rir que todos estão servindo oppa elegantes de roupa social, mas aí tem UM no clipe, nas apresentações e nas fotos promocionais que está sem camisa e todo besuntado no óleo…

Não sou lá o maior fã de Super Junior. Acho que, ao longo de seu catálogo, eles mais erraram que acertaram, ainda mais se tratando de algo com o tamanho da SM Entertainment. Mas, cacete, Bonamana é um dos trecos mais legais do K-Pop em todos os tempos, e nem estou limitando isso só ao mundinho de oppas.

O Lee-Soo-Man separava umas demos bem propositalmente esquisitas para os acts masculinos da gravadora entre 2009 e 2011, com as melodias indo numa continuidade de tirar o fôlego não só dos que as estavam interpretando, mas dos ouvintes que as recebiam. SHINee veio com “Ring Ding Dong” em 2009 e “Lucifer” em 2010, SuJu com “Sorry Sorry” em 2009, essa aqui em 2010 e “Mr. Simple” no ano seguinte. Tudo numa mistura farofenta eletro-étnico-indiana-ish quase sem intervalos, que meio que, na minha cabeça, acabaram por caracterizar o que seria o K-Pop masculino nessa época “de ouro”.

“Bonamana” nem chega a ser a melhor dessa sequência (gosto ainda mais de “Sorry Sorry”), mas mesmo assim consegue, quando comparada a tudinho o que saiu depois, conforme a década foi passando, se destacar positivamente. Pra mim, é a melhor música de boygroup solta entre 2010 e 2019. O que é extremamente interessante, mas simultaneamente… triste. Quer dizer, que fracasso para o K-Pop não conseguir superar isso, mesmo com 9 fucking anos de vantagem. Fala muito sobre o quanto as músicas de oppas são mais voltadas para, huh, “fãs de oppas” que para o público em geral.

Resta agora saber se eles conseguirão o posto de melhor K-Pop de 2010 na minha lista ou se cairão perante o poder do SNSD…

7 comentários em “Time Machine: com “Bonamana”, Super Junior queimou a melhor música de boygroup da década logo em seu começo (2010)

  1. adoro bonamana, mas genuinamente curto mais eles matando todo mundo de vergonha alheia com o single do repack desse album

    assista e choque-se com o ~~aegyo natural~~

    Curtir

        1. depois que eu passei a jogar superstar sm e me familiarizei com as músicas deles passei a gostar mtt, as mais bobinhas e animadas são as melhores aushaush amo white christmas e super clap

          Curtir

  2. essa trilogia do suju foi tudo e ainda adiciono a farofa de 2012 sexy, free and single que foi crocantissimo acompanhar aqueles promocionais hahaha, acho que foi o período de melhor forma deles.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s