Em “Butterfly”, Cosmic Girls enfim replica sonoramente sua magia visual cintilante

Provavelmente já devo ter falado isso em outra ocasião, mas sinto um tipo de decepção estranha em relação à trajetória do Cosmic Girls como grupo. A ideia de cada integrante representar uma casa zodiacal (embora tenha enfiado a mina do I.O.I no lineup, fazendo delas 13 e não 12, apenas porque sim) era interessantíssima. E quando Secret veio ao mundo em seu primeiro comeback, aquele troço espetacular, a barra de qualidade delas foi tão lá pro alto que era como se eu presenciasse o surgimento do eventual novo girlgroup da nação.

Mas aí vieram os comebacks seguintes, com singles mais fracos que leite desnatado misturado com água e… huh, eca. E botem aí uns bons três anos de releases visualmente deslumbrantes por parte delas, mas acompanhados de músicas inespecíficas que sumiam da cabeça segundos depois do final. Fuen.

Então, que bom que os astros se alinharam novamente em seu mapa, pois Butterfly, finalmente, traz elas de volta ao alto nível naquilo que elas mais se propunham…

Antes de tudo, vale pontuar que gosto bastante de Boogie Up, lançamento ~especial de verão~ delas no ano passado. O lance é que não há muito de *Cosmic Girls* nesse single, por mais que ele divirta bastante e seja o treco delas que eu mais ouvi nos últimos tempos. A faixa temática poderia ter sido solta por qualquer outro girlgroup sem menores alterações, funcionando mais como um “lado B” delas que algo de seu catálogo principal.

Faltava ao Cosmic Girls uma canção realmente ótima dentro de seus moldes bonitinhos, etéreos, viajados e ligeiramente mágicos, muito bem representados em praticamente toda sua videografia. Os sul-coreanos parecem ter enxergado esse clique em As You Wish, que virou o ano com peak de #4 na Gaon (talvez pela temática de desejo cair bem no clima de fim de ano?). Mas eu só fui novamente cativado mesmo agora.

O lance é que “Butterfly” usa toda a aura “elfas da floresta” atmosférica ligeiramente grandiosa dentro de um arranjo que é recheado de ganchos pop chicletes, que se emendam uns nos outros, grudando na cabeça e, por consequência, envolvendo o ouvinte nesse universo colorido que elas querem construir. O refrão é uma graça, a linha de rap da Exy é bem animada, os versos todos são como jujubas caindo do céu. É um popzão estilizado para soar mais gracioso, como numa OST de desenho animado, mas ainda assim um popzão que martela gostoso na cabeça. Extrapola o nicho de aegyos e chega aos ouvintes casuais (oie).

E no mini rola uma ainda mais empolgante, dentro dessa mesma proposta aí, mas com um pé ainda mais fundo nas pistas de dança. O Cosmic Girls sempre entregou boas album tracks, e “Hola” entrará nesse panteão, junto de “Babyface”, “Miracle”, “Prince” e “Full Moon”.

Ótimo comeback. Sejam welcomidas de volta ao jogo, garotas cósmicas.

Sigam o Miojo Pop em sua nova conta de Twitter: @MiojoPop. E sigam também este que vos escreve: @igorlunei

3 comentários em “Em “Butterfly”, Cosmic Girls enfim replica sonoramente sua magia visual cintilante

  1. Gostei bastante desse comeback (e que insulto a maravilhosa i wish que ainda consegue se enquadrar no estilo de secret). Acho que no fundo, tô tão saturada de girlcrush e teen crush que quando eu escutei essa música foi como um sopro de ar fresco nos meus ouvidos. E depois de quatro anos, soobin finalmente recebeu o tratamento de main vocal nesse grupo família buscape.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eles podem usar a desculpa de que a mina do I.O.I representa o tal do Serpentário (se é que já não usam isso). Comentários bobos a parte, a música é gostosinha, mas ainda acho ela meio esquecível. Talvez ela precise ser ouvida mais vezes. Mas o MV em tons quentes segue belíssimo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s