Time Machine: quando o DIA “homenageou” Tinashe em “WooWoo” (2018)

Foda-se a porcaria recente lançada pelo DIA. Vamos relembrar a vez em que elas, de fato, se esforçaram para soltar um summer anthem em WooWoo. E com direito a tudo: pancadão pra rebolar a raba, letra chiclete, visuais ótimos e um icônico escândalo de plágio em cima da Tinashe… *0*

Em 2018, o DIA já era um fracasso retumbante da MBK, não conseguindo hitar com absolutamente nada em anos de carreira. Há quem culpe os escândalos envolvendo a gravadora relacionados ao T-ara e outros contratados dentro dela. Eu também culpo o selo, mas pela total incompetência deles em criarem uma imagem consistente para elas, seja em lineups (se não me engano, essa já era a terceira ou quarta formação, com uma das minas pulando fora tempos antes do anúncio do comeback), seja em divisão de espaço (a bonitinha que venceu o Produce 101 e entrou no I.O.I, por um tempo, era a que recebia mais investimento e tempo de tela nos MVs), seja na qualidade dos singles (a cada comeback era uma porcaria diferente em conceito, mas que ia piorando cada vez mais).

Em seu retorno de 2018, para esse lançamento especial de verão, elas vieram com essa gracinha maravilhosa acima. Adoro “WooWoo”, foi o grande jam delas até, no ano seguinte, a apocalíptica “WooWa” ver a luz do dia (puts). Sou apaixonado por esses batidões miami bass, pela maneira “refrescante” como elas colocam os vocais, pelos inúmeros momentos de pura explosão purpurinada que a track traz. Os “woo woo woo baby woo baby baby woo woo woo baby” do refrão elevam o pacote todo a um estado de pop heaven espetacular. E ainda tem o MV merdavilhoso, com elas sendo toscas em diferentes habitats de um hotel praiano.

Dá até para pensar em como que alguém não teve essa mesma ideia antes, executando tão bem e… pera…

NA VERDADE, A TINASHE JÁ TINHA FEITO A MESMÍSSIMA COISA ANOS ANTES!!1

Olha, esses “escândalos de plágio” dentro da capopesfera, geralmente, não fazem tanto sentido assim, pois ou as músicas “copiadas” são, na verdade, versões em coreano de demos de outros artistas, ou apelam com o uso de samples creditados numa frequência aceitável, ou simplesmente são uma forçação de barra bocó que nem valem a preocupação. Mas eu fico bem impressionado que a Tinashe e os demais produtores de “Superlove” não tenham entrado com um processo violento em cima do Shinsadong Tiger, pois tem frases inteiras no bop do DIA que são “muito semelhantes” ao de “Superlove”. É hilário.

Lembro que até rolou uma passada de pano de blogs lá de fora, dizendo que tínhamos essa impressão de cópia por ambas as músicas se inspirarem em clássicos do miami bass (My Boo, do Ghost Town DJ, foi frequentemente citada) e que tudo nesse nicho se assemelhava mesmo, pois eram as limitações do gênero e por aí vai. Pfffffff! Ouçam uma, depois ouçam a outra e tirem suas próprias conclusões. E com o videoclipe do DIA também acontecendo na praia, com elas também usando figurinos de salva-vida em algumas cenas, a palhaçada toda é ampliada prum nível de cara de pau espetacular.

HUAHUAHUAHUAHUA

Enfim, gosto muito das duas músicas. Acho que o vocal mais grave e a figura de grande gostosa da Tinashe dão um caldo legal com o arranjo em “Superlove”, enquanto o estilo assumidamente idol das meninas do DIA ao cantarem e se comportarem em tela, junto da falta de vergonha na cara da história toda, fazem de “WooWoo” uma bobageira divertidíssima de ouvir e revisitar. Por mim, só vitórias. Esse povo com dinheiro que se entenda.

E quanto ao DIA num geral: sigo achando que a MBK deveria disbandar logo o grupo. Aproveitem que a mais famosa já desistiu e acabem com a marca de vez. Mais fácil tentar hitar algumas das garotas como solistas que continuar investindo numa canoa furada. E se forem debutar um novo girlgroup em breve, já que não sobrou nenhum na empresa, que aprendam com os erros e não me venham com um lineup enorme e releases imitando as modinhas que estiverem quentes a cada seis meses. O grupo que mais deu certo deles, T-ara, hitou seguindo sonoridades e estéticas únicas dentro de sua proposta retrô europeia. Até hoje não entendi o porquê de não terem replicado isso no próprio DIA. Ahein.

Sigam o Miojo Pop em sua nova conta de Twitter: @MiojoPop. E sigam também este que vos escreve: @igorlunei

7 comentários em “Time Machine: quando o DIA “homenageou” Tinashe em “WooWoo” (2018)

  1. Nossa, WooWoo foi muito icônico ❤ Acho que de lançamentos de verão tá difícil algum girlgroup chegar nesse nível desde o ano passado… Só fiquei surpreso que a MBK conseguiu dar ruim no DIA depois de parecer que estava fazendo sua lição de casa (quase todas as músicas desse ótimo mini de verão que elas lançaram tiveram clipe e o lançamento seguinte tem quase o mesmo nome kkk)…

    Na espera de um lançamento de verão que dê uma esperança pra esse 2020… Parece que tá dificil @.@'

    Curtido por 1 pessoa

    1. eu tinha alguma esperança até o WJSN se negar a trazer shortinhos e praia. Era minha última esperança de algo que gritasse verão. Se não podemos contar com os rookies/nugus tentando emplacar sucessos de verão, nem nenhum grupo grande tentando pegar a coroa do Sistar, o que nos resta? 😥

      Curtido por 1 pessoa

  2. a tinashe falando que o produtor ficou putíssimo e queria processar e os fãs do dia nas mentions falando que a mbk nem conseguia bancar um advogado pra elas ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. escola CLC de gerenciamento: consiga alguma atenção usando determinado conceito o grupo, destrua tudo no comeback seguinte usando um conceito completamente diferente e que nem os fãs engolem mais

    Curtir

  4. pra mim o melhor desse comeback além da musíca é claro
    foi o fato da MBK ter tirado do eter que a joouen estava namorando uma cara que ela
    nem ao menos conhecia para divulgar o comeback

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s