Raspa no tacho (15/07): EXO-SC, Chung Ha, GFRIEND e mais

Recentemente, saíram vários releases que vi vocês deitando e fazendo um escarcéu como se fossem a salvação do K-Pop, candidatos à SOTY e trecos do tipo, mas que escutei e achei tudo a nível dumhdurum.

[ EXO-SC – 1 BILLION VIEWS (FT. MOON) ]

Essa aqui é bastante elegante e me serve direitinho o tipo de número disco funk soft que espero anualmente de acts da SM, principalmente em seus projetos alternativos. O problema, para os dois manos do EXO, é que o vocal “gospel” da tal da Moon na bridge é tão mais interessante que o deles que me dá mixed feelings a respeito da faixa toda. Fico pensando se eu curti “1 Billion Views” mesmo só por esse trecho dela ou se a música, de fato, é realmente cativante. Só o tempo dirá.

[ CHUNG HA – PLAY ]

Embora essa nova da Chung Ha não apele para aquele bate estaca “dois pra lá, dois pra cá” que essa galera que aposta no latin pop insiste em reciclar, o excesso de números nessa estética atualmente não deixa que eu me empolgue o suficiente para achar “Play” mais do que just ok. É bacaninha, mas não dá muita vontade de repetir.

[ GFRIEND – APPLE ]

Vi uns três ou quatro de vocês que seguem a conta do Twitter do blog dizendo que essa aqui é forte concorrente a SOTY e não entendi direito, já que o próprio GFRIEND já soltou coisa melhor esse ano. De qualquer forma, “Apple” é bastante interessante de ouvir, sendo algo que o Stellar soltaria em vida (me lembrou a ótima Insomnia), mas aqui com um MV menos caprichado nos signos de dupla interpretação. Não é uma explosão imediata, mas é bem capaz de ir crescendo em minhas playlists conforme o tempo passar.

[ WEEEKLY – TAG ME ]

Essa aqui é ótima para um debut, entregando um pop/rock vibrante que quase ninguém aposta no K-Pop hoje em dia (tá mais alinhado com o J-Pop, na real). É tudo bem colorido, pra cima, divertido, energético e com uma boa dose de carisma estúpido por parte das pirralhas irmazinhas do Apink. Tomara que continuem assim em eventuais comebacks.

[ J-BLACK & J-PINK – MOVE, GROOVE, SMOOTH ]

O Dougie explicou detalhadamente quem é essa poc conceitual lá no blog dele, então leiam para se inteirar. Como música, achei “Move, Groove, Smooth” super divertida. É o tipo de house meio bobão e bem humorado que a RuPaul colocaria como tema final em alguma temporada de RPDR, onde as participantes arrastadas adicionariam versos com suas frases de efeito ou algo do tipo. Ótima pra lavar a louça.

[ PINK FANTASY – SHADOW PLAY ]

Não era esse grupo aqui que tinha alguém vestido de coelho como integrante e vocês ficavam espalhando isso como se fosse a coisa mais cool de todos os tempos? -q

[ SSAK3 – IN SUMMER ]

Lee Hyori, Rain e alguém, chamando sei lá mais quem, pruma homenagem ao K-Pop pré-era de ouro. Não gosto muito do que os coreanos faziam nessa época, pois o modo como os vocais eram masterizados (talvez por falta de conhecimento dos produtores) me soa muito esquisito e amador hoje em dia. Deve ter agradado a galera a qual eles direcionaram esse single, público esse que eu não faço parte.

[ BIBI – I’M GOOD AT GOODBYES ]

Lançamento legalzinho dessa menina aí dentro daqueles parâmetros de “canções alternativas para universitários sul-coreanos que agora tem vergonha de ouvir K-Pop”. Vai ficar legal sanduichada entre bops mais poderosos nesse estilo que Katie, Zico e HA:TFELT já soltaram esse ano.

[ HUH CHANMI – I’M FINE THANKS ]

“Pré-debut” solo da Chanmi, que me soa bastante… deslocado no tempo. Acho que ela deveria ter aproveitado o hype da primeira temporada do Produce 101 (ela chamou atenção nessa época, ainda que não 100% positiva, mas é atenção) para se soltar como cantora, ou mesmo nadado na micro projeção internacional que aquele reality sem audiência nenhuma da YG (esqueci o nome até) despertou depois. Hoje em dia, não sei se a molecada se importa o suficiente para ouvir o que ela quer fazer. E como música, “I’m Fine Thanks” não chega a ser lá essas coisas, então… boa sorte?

[ (G)I-DLE – I’M THE TREND ]

SENHORIIIITTTAAAAAAAA

Sigam o Miojo Pop em sua nova conta de Twitter: @MiojoPop. Eu estou meio de saco cheio da plataforma só me mandando chatice na timeline e provavelmente não devo mais usá-la por um bom tempo (até eu que sou full esquerdista safado de universidade pública to achando tudo muito desgastante de ler), mas sigam também este que vos escreve assim mesmo: @igorlunei

Aah, e não estranhem o blog meio parado nos últimos tempos. Ando bastante ocupado com trecos em off, pois ser adulto é um saco. Não cresçam.

19 comentários em “Raspa no tacho (15/07): EXO-SC, Chung Ha, GFRIEND e mais

      1. Mano, só agora que escutei Apple seguida de Insomnia em um fone decente é que peguei a semelhança… o.o’ A batida base que fica ao fundo no final é praticamente a mesma @.@’ Quanto a das Arcanjas de Zéfiro, não peguei a semelhança não, apesar de visualmente ter uma vibe parecida…

        Curtir

  1. Tu esqueceu algumas releases no churrasco tipo SF9 emulando come see me do aoa, seventeen lançando o mesmo porém com uma coreografia mais legalzinha, e easy do straykids, que eu tô amando não sei porquê, essa semana só tô ouvindo macho. Julho atípico

    Curtir

  2. Li a parte que RuPaul colocaria como tema final em alguma temporada de RPDR, onde as participantes arrastadas adicionariam versos, e já em pensei em Roxxxy Andrews na final de All Star cagando na música Read u Wrote u. Grazadeus no spotify tem uma versão remixada sem ela.

    Fora isso, cê não vai mais fazer o pop vs kpop com o mesmo nome?? ☹

    Curtir

  3. “Não era esse grupo aqui que tinha alguém vestido de coelho como integrante e vocês ficavam espalhando isso como se fosse a coisa mais cool de todos os tempos? -q”

    Esse mesmo, mas a música e MV em questão na verdade são de uma sub-unit – só que a agência delas preferiu lançar com o nome do grupo completo pro público não achar que se tratava de um grupo totalmente novo.

    Na boa, a gestão do Pink Fantasy é uma bagunça. Três integrantes já saíram, metade das músicas delas são de sub-units (sendo que as duas primeiras sub-units morreram porque uma das moças que saíram fazia parte de ambas), a divulgação é horrível… você nem deve saber, por exemplo, que elas tiveram um terceiro single chamado Playing House, que é talvez o melhor aegyo lançado nos últimos anos (feliz e saltitante mas moderado na glicose).

    Por sinal, todas as (três…) músicas do grupo completo são maravilhosas, enquanto todas as das sub-units são medíocres – pelo jeito a mina com a máscara de coelho precisa ser parte do rolê pra sair algo bom.

    (e o pior é que essa agência já anunciou que vai lançar OUTRO girlgroup, inclusive com uma das gurias que saíram do Pink Fantasy… se já fazem essa divulgação malfeita com UM grupo, imagina com DOIS…)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, inclusive a bagunça toda envolvendo o Pink Fantasy começou ANTES do debut: eu sempre estranhei que uma das integrantes (a que entrou em hiato por problemas de ansiedade, voltou rapidamente no final do ano passado e este ano saiu de vez do grupo) não tinha nenhuma cena solo no MV de Iriwa; este ano, descobri que é porque ela simplesmente NÃO ESTÁ no vídeo.

      Ela foi colocada às pressas no grupo porque uma das integrantes originais saiu antes do debut propriamente dito mas depois que o MV de Iriwa já tinha sido gravado, então a solução foi recrutar outra moça, gravar os vocais dela às pressas pro lançamento do Pink Fantasy e minimizar e desfocar qualquer cena do MV em que a guria que saiu aparecesse, pro público não ter como saber que a oitava integrante que aparece lá não é a mesma que aparecia cantando nas passagens do grupo pelos music shows da vida.

      Estratégia maravilhosamente nugu, não?

      Curtido por 2 pessoas

        1. Hahahaha, mas pior que apesar de toda a bagunça, o Pink Fantasy (como grupo completo) é realmente bom! As duas vocalistas principais são impressionantes (vide o tag team das duas na gritaria no final de Iriwa – e uma delas ainda é uma rapper boa), a moça que entrou entre o primeiro e o segundo singles também está acima da média, e até as que só estão lá pra ser bonitas têm vocais estáveis. As lives delas nos music shows usam bem pouco a base pré-gravada, em comparação com a maioria dos grupos de k-pop.

          Sem falar que a qualidade da chamada “trilogia da Alice” (forma como elas mesmas chamam os três singles do grupo completo) é impecável, mesmo com cada música tendo um conceito completamente diferente dos das outras duas. E com exceção do segundo single, ATÉ A COELHA TEM VERSOS!! Dá vontade, né ViVi?

          Curtir

  4. Falando isso como alguém que gosta do EXO: o que eu mais gosto no Sehun é a persistência dele em seguir como cantor/rapper, porque olha… Tem que ter coragem. Eu não acho que ele é RUIM (vindo da SM, ele tem um treinamento vocal razoável e não parece estar morrendo como esses subvocals/rappers de nugus da vida), mas ele também não é /bom/, sabe, não tem ritmo, não tem organicidade. Outro que só entrou na cota de rapper porque o EXO precisava de alguém para o título é o Chanyeol (que é um cantor bem melhor que o Sehun, diga-se de passagem, e entende bem mais de música, toca uma porrada de instrumentos etc), para mim um barítono desperdiçado (estranho que quase não se acha barítonos no kpop… O V do BTS também é um e o fazem cantar em falsete O TEMPO TODO, não aguento). Mas deixando as divagações de lado, surpreendentemente gostei desse lançamento da subunit do EXO, achei a faixa gostosa de ouvir. A SM caprichou porque agora que mais membros estão indo e voltando do exército, eles precisam produzir conteúdo para manter o EXO relevante.

    Sobre GFriend: meu deus do céu, eu tenho uma preguiça desse grupo que só deus explica. Eu não consigo nem dar play na faixa, fisicamente impossível.

    Sobre a Chungha: rainha de lançar bops básicos e de estar com a cara cada vez mais deformada de tantos procedimentos estéticos. A cada comeback ela parece ainda mais irreconhecível, daqui a pouco para de cantar porque o lábio superior já está duro de tanto preenchimento, cruzes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s