Em “Beach Again”, SSAK3 serve a bobagem de verão que suas favoritas se recusaram a fazer

Confesso que minha animação para essa unit formada por Lee HyoriRain e pelo apresentador Yoo Jae Suk estava perto de nula, pois todo o intuito por trás dela parecia recobrar aquela sonoridade de grupos pré-era de ouro do K-Pop. Não sou tão fã da música pop sul-coreana dessas épocas, nem mesmo como throwback de algo que não vivi, pois sinto que as gravações soavam meio amadoras, mal masterizadas, com os vocais colocados de maneira esquisita, só funcionando mesmo com quem viveu aquilo. E pelo que eles haviam mostrado no buzz single In Summer, era exatamente essa a fatia de público que eles fitavam, da qual eu não faço parte.

“In Summer”, sendo um cover dum grupo chamado DEUX, originalmente lançado em 1994, seguia à risca tudo o que, em minha opinião, tem de pior nas faixas de K-Pop num passado distante. O que parece ter sido proposital da parte deles. E acertaram nesse sentido, já que o single serviu mesmo de smash, fazendo sucesso nos charts e chamando atenção para o trio.

Isso em pauta, que bom que, para a title de debut propriamente dito, eles resolveram ampliar o leque e, em vez de emular com totalidade (incluindo os defeitos) o que era feito na década de 90, optaram por se inspirar em sonoridades e conceitos nela, mas com um trabalho de finalização bem mais atual. O resultado foi Beach Again, que mal ouvi e já considero a grande bobagem de verão que as suas favoritas se recusaram a fazer, pois estão ocupadas demais servindo conceitos mais sérios:

Acho que “Beach Again” acerta em vários quesitos que se propõe explorar, funcionando não só como um throwback, mas também como algo bacana para ouvir hoje em dia e despertar a curiosidade sobre o que era feito na Coreia do Sul vinte e tantos anos atrás, sonora e esteticamente.

O instrumental é uma graça, entregando aquele pop festivo meio puxado pro disco, mas com uns elementos “carnavalescos” que vários grupos idol apostavam antigamente no K-Pop, com muitos outros, atualmente, ainda fazendo dentro do J-Pop (vale lembrar que a Coreia sugou muito do que era considerado cool no Japão no começo do K-Pop). Dá para imaginar algum girlgroup como o S.E.S ou o próprio Fin.K.L, da Lee Hyori, fazendo coisa parecida lá por 2001. A diferença é que, com a melhor tecnologia atual, assim como a maior competência dos produtores de lá, ela não soa “velha” aos ouvidos. É mais ou menos como o Loona fez com a ViVi em Everyday I Love You, aproveitando legal as influências, mas transmutando em algo que não soa deslocado hoje em dia.

E o MV faz a mesma coisa, só que aos olhos. Há uma porção de referências ao que era comum em vídeos de antigamente, com o trio não se limitando só ao figurino, mas também brincando com os tipos de coreografias, cenários e takes de câmera. Alguns exemplos ótimos:

Aquele clichê da câmera pegando por baixo, aí alguém *SURPRESAAA* aparece levantando no enquadramento…

Cena de dancinha fofinha em grupo seguida de take com alguém centralizado numa lente grande angular, que distorce as bordas…

Momento avulso na chuva, com Lee Hyori jogando o popozão pra câmera, Rain se alisando sem camisa e Yoo ~sensualizando~ se requebrando. E por aí vai. Rola até um momento “eu te amo, bro” catito para agradar as fãs de fanfics boyslove:

HUAHUAHUAHUAHUA

Enfim, o debut do SSAK3 foi impressionantemente bacana de acompanhar, rendendo um bom jam sazonal que quase ninguém mais parece ser importar em apostar (saudades poder contar com o Sistar anualmente). Não sei se o projeto irá além disso, mas torço para que sim, com eles “atualizando” outros concepts da pré-história do K-Pop aos ouvidos de hoje em dia.

Sigam o Miojo Pop em sua nova conta de Twitter: @MiojoPop

5 comentários em “Em “Beach Again”, SSAK3 serve a bobagem de verão que suas favoritas se recusaram a fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s