(G)I-DLE, April, Rocket Punch e Zico se esforçam para proporcionar o verão mais morno do K-Pop em anos

Olha, quem já é velho de guerra no K-Pop (ou seja, começou a acompanhar o nicho lá pelo início da década passada) sabe que parte do que fez esse cena tão especial e “única” (pfff, nem vou entrar nisso) nacional e internacionalmente foi a sua característica “sazonal”. Em poucas linhas, isso pode ser resumido em as empresas, grupos, artistas, fãs e etc., numa espécie de imaginário coletivo, entenderem e estipularem uma ~regra~ de que, dependendo da estação do ano, os lançamentos apostarão em sonoridades e visuais de acordo com ela.

Isso veio diminuindo bastante com o tempo, de modo que, hoje, é mais comum que os acts ignorem o clima em si e foquem bem mais em construir uma imagem de acordo com os modismos em alta (tropical house, trap, latin pop, por aí vai), em sonoridade e visual. E se anos atrás, a essa altura do campeonato, uma porção de gente, dos a-lists aos nugus, estaria batendo ponto com releases especiais de verão, agora em 2020 foram pouquíssimos os que quiseram apostar nessa temática.

E a maioria dos que o fizeram, ao menos no mainstream de acts comentáveis aqui nesse blog, pisaram na bola, caso desses quatro lançamentos recentes que resolvi compilar num post só para me livrar logo:

O caminho que o (G)I-DLE tem tomado está me desagradando um pouco. Achei aquela Oh My God do início do ano parecida demais com vários outros singles melhores que elas já tinha soltado antes. Já essa DUMDi DUMDi aqui é qualquer coisa demais dentro dessa proposta “tropical, mas com umas influências meio africanas” que o 2NE1 já havia explorado há tempos e o BLACKPINK também, em “Boombayah”. É gostosinha de ouvir, não faz mal, mas some da cabeça momentos depois. Das que estão nessa lista, é a melhorzinha, mas isso é mais pela falta de qualidade das outras que por mérito delas mesmo.

Ao menos, o MV com elas passando vergonha como hippies em algum deserto dos EUA está legal de assistir. De qualquer forma, meh, né? Sei lá, vocês também têm essa impressão de que era para o (G)I-DLE ser o grande provedor de farofões grudentos implacáveis da atualidade, mas que seu desempenho recente está nota 6 demais, tipo como era com o Red Velvet lá por 2016?

Outras que me decepcionaram um pouco vindo com uma faixa “apenas aceitável”. O April entregou um dos bops mais destruidores de 2020 meses atrás para vir com algo tão sem personalidade assim logo em seguida? Fuen. Não que summer jams precisem mudar o eixo de rotação da Terra em ousadia, mas dava para ter catado um instrumental funky-disco-fun menos óbvio que esse para elas rebolarem fofinhas na praia, né?

Now Or Never, tal como a da Soyeon-com-as-outras acima, não ofende, mas também não faz muito pelas minhas playlists diárias. Por exemplo, nessa mesma pegada, prefiro gastar minhas horas escutando exemplares melhores, tipo esse e esse. Tempo é algo valioso, April.

O bacana é que essa aqui passa longe de ser “ok”, chafurdando na lama do “meu deus, que terrível”. Não acho o Rocket Punch lá essas coisas. Achei o debut com BIM BAM BUM confuso demais em seu instrumental, parecendo atirar pra todos os lados mas não acertar em nenhum. Já o primeiro comeback, com Bouncy, eu curti ironicamente, sendo uma boa candidata ao Troféu CL desse ano, cabeça a cabeça com Dessert.

O que fode Juicy é que ela não consegue extrapolar a bolha do absurdo, sendo “ruim/ruim” em vez de “ruim/boa”. O instrumental é tão carregado, tão cansativo, tão try-hard, que é difícil chegar ao final.

Mas, ó, eu ouvi aqui o mini e ele está bem melhor do que a title parece indicar. Summer Punch, por exemplo, teria servido um popzinho descontraído e refrescante bem melhor como single, já THE THE venderia bem melhor o grupo como a coisa mais amalucada que elas parecem querer ser. Culpa da Woollim, com seu dedo ruim para estipular o que será trabalhado. Digo, eles já haviam pisado na bola antes ao não usar Girl Friend como title do EP passado.

Tem mais de um mês que isso saiu, mas chamou bastante atenção à época, por ser o primeiro comeback do Zico após destronar o BTS e do Rain pré-SSAK3. Uma chatice, mas eu não queria fechar um post “pacotão” só com três clipes, logo… bleh, que troço chato, né? :v

Enfim, ainda tem mais verão pra queimar na Coreia do Sul. Tomara que, nesse fôlego final, ao menos mais um bop surja para fazer par com “Beach Again” em minhas audições diárias. Você já foi melhor, K-Pop…

10 comentários em “(G)I-DLE, April, Rocket Punch e Zico se esforçam para proporcionar o verão mais morno do K-Pop em anos

  1. Pra mim o maior erro do Rocket Punch foi dar esse nome pra música. Todos nós sabemos que só existe UMA Juicy, que é a Dança da Boquinha da Garrafa na versão nipônica (e AINDA MAIS VULGAR):

    Curtir

  2. O sucesso do Zico para mim é uma incógnita, cara mais insosso que papinha de bebê e está em todas. Nunca ouvi uma música dele para gostar e querer na minha playlist, simplesmente some da cabeça depois como se nunca tivesse ouvido. O verdadeiro exemplo de carisma negativo.

    Essa do Rocket Punch me deu labirintite e enxaqueca nos primeiros 30 segundos, e dispensei a faixa. Ainda não me odeio o suficiente para me prestar ao papel de ouvir aegyo, e o G-Idle tem lançado a mesma música há uns três comebacks diferentes, então que diferença faz se eu ouvir essa ou as outras duas, né.

    ONDE ESTÃO OS BOPS DE VERÃO, MEU DEUS?????? Sistar, SNSD, f(x), aquelas delicinhas despretensiosas e boas de se ouvir…

    Curtido por 1 pessoa

    1. tinha algumas coisas que achava aceitável quando estava no blockb, mas sinceramente esperando o dia que ninguém de mais atenção (igual os bgroups que gostei que deu disband)

      Curtir

  3. eu sempre engoli 100% do que o rocket punch lançava, mas essa tarefa ficou mais difícil depois que eu peguei birra com elas depois que eu não consegui uma carta limitada de uma delas no joguinho da woollim… enfim, vida que segue, fazer o que

    sobre o april: paradise >>>>> now or never… dsp pecou nessa escolha de single

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s