Time Machine: O mar de merda que foi o debut do Red Velvet com “Happiness” (2014)

Amanhã (17), a SM Entertainment debutará seu mais novo girlgroup na casa: Aespa. Esse debut em especial me atrai atenção por três motivos: 1) a empresa do Lee Soo-man, já há algum tempo, não só não vinha investindo tanto em novos nomes femininos em conjunto (teve unit com Irene e Seulgi e só, Brown Eyed Girls fez bem pouco desde adquirido), como insistiu em encerrar os outros que tinha em catálogo (Girls’ Generation e F(x) perderam integrantes até dizer chega); 2) os flertes do velho desocupado com o Loona esse ano poderiam significar alguma coisa, nem que fosse para estudar seu estilo “narrativo”; e 3) já tem grupo de macho demais nessa porra (NCT desmembrado em U, 127, Dream e WayV, units do EXO, do SuJu e SuperM, porra SM), tava na hora de começar a equilibrar, né?

Isso posto, não tenho qualquer opinião prévia a respeito do novo quarteto e suas contrapartes digitais, já que nenhuma música com elas saiu ainda, mas é sempre convidativo ver uma Big3 trazendo novos nomes à praça. Contudo, como “esquenta”, decidi retirar a poeira desse meu post lá do outro blog, relembrando o cenário pantanoso que envolvia o nome da gravadora quando ela trouxe ao mundo, prematuramente, seu último girlgroup.

Sem mais delongas, confiram meus comentários atualizados sobre a MERDA TERRÍVEL que é Happinessdebut do Red Velvet… *0*

Olha, estou impressionado comigo mesmo. Eu tendo a flexibilizar minhas impressões negativas conforme o tempo passa. Quase sempre, faixas que eu acho uma merda numa primeira ouvida acabam se tornando aceitáveis semanas/meses depois. TT me era muito bosta ao início, hoje é uma das minhas favoritas do Twice. Darling passou de “qualquer coisa” para “hino retrô” do Girl’s Day. Mesmo Boombayah me diverte hoje em dia pela piada que o BLACKPINK se tornou. Mas, uou, isso aqui continua sendo tão agradável de ouvir quanto os gritos de bestas interdimensionais sendo esfaqueadas por arautos do inferno num beco escuro três e quarenta e sete de manhã.

Eu nem sei o que é pior em “Happiness”. Seria o instrumental exageradíssimo, com variações que não se amarram organicamente, fazendo ele parecer uma colcha de retalhos furada? Seriam os “la la la la la la la la la la happiness!!!!” irritantes ao extremo dos refrães? Não, pera, já sei: é o maldito “XAINE ON MEEEEEE, DEKI XAINE ON MEEEEE IEEEEE” da bridge, certamente um dos troços mais ridículos da história do K-Pop – no mau sentido.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRGHHH

Felizmente, já no ano seguinte, elas conseguiram acertar o tom numa sequência arrebatadora de singles em “Automatic”, “Ice Cream Cake” e “Dumb Dumb”, além do “The Red” e tudo mais que saiu pra frente. Se dependessem dessa primeira impressão, certamente seriam um dos piores grupos da atualidade em vez de um dos melhores.

Mas enfim, se musicalmente esse debut foi desastroso, tudo mais que envolveu tal estreia foi regado de drama, controvérsia, hate e, claro, muita atenção midiática que acabou beneficiando o grupo – de certa forma, né.

Depois de comprarem os direitos do nome do grupo de uma banda indie, “Happiness” saiu logo após as interrupções repentinas das promoções do “Red Light”, álbum que o F(x) havia soltado um mês antes. Não sei se vocês lembram, mas a saudosa Sulli ficou doente, então precisou parar com as apresentações nos programinhas lá, o que emputeceu a fanbase até então sem nome do até então quinteto. Como vocês devem saber, a Sulli, sem muitas explicações, foi retirada do F(x) tempos depois.

Virem com esse debut em tal momento acabou soando como uma forma de mudar repentinamente de assunto, o que atraiu comentários revoltados mesmo antes do lançamento. E quando, em retrospecto, vemos que ele foi feito só com 4 das integrantes (a Yeri faz um cameo no começo do vídeo, mas só seria inserida do line-up no ano seguinte, diferente da outra garota que dizem que também aparece, que nunca nem entrou oficialmente), a impressão de que o trabalho rolou às pressas é ainda mais acentuada.

Tudo ficou ainda pior quando o MV saiu e, nele, o diretor inseriu montagens referenciando os atentados de 11 de setembro e Hiroshima e Nagasaki ilustrando os momentos de felicidade da letra em tela:

sensível

A SM soltou uma nota oficial falando que a culpa foi do diretor, que não prestou atenção ao selecionar as imagens para a cena dos jornais, e que eles acabaram deixando passar sem perceber, que tomariam mais cuidado dali pra frente e etc.

Tal caso não impediu o Red Velvet de hitar na Coreia, mas é bem provável que a espera de 4 anos para tentarem entrar no mercado japonês (e fracassar gostoso) tenha a ver com esse episódio.

Mas “Sappy”, o segundo dos dois únicos singles delas na Terra do Goku, ainda é um enorme hino em meu coração… ❤

Enfim, levando tudo isso em conta, ao menos o Aespa pode se gabar de nascer sem servir como tela de fumaça para nada da SM. Se a ideia maluca de grupo off e online vai colar e se as músicas serão boas, só o tempo dirá. Amanhã, começaremos a entender um pouco dessa execução. Mal posso esperar.

45 comentários em “Time Machine: O mar de merda que foi o debut do Red Velvet com “Happiness” (2014)

  1. Mas elas são tela de fumaça pro escândalo da Irene-megera hahahahaha

    Anunciaram o debut nem uma semana depois do exposed que a velveta levou (seria triste, se não fosse cômico).

    Btw, nem eu que coloquei Bad Boy no TOP10 de 2018 tenho coragem de chamar Hapiness de música boa. NEM EU.

    Curtir

  2. Achei que era consenso dos capoper fingir que ice cream cake era o debut do red velvet, happiness tem que ir pro limbo e ser esquecido pela humanidade que é o que merece

    Curtir

  3. Ai, esperando o post do debut oficial pra poder gritar CHACOTA
    Além da quantidade de plágios encontrados já nos teasers, a música é esquecível e o debut como um todo tá bem morno. Não foi dessa vez, SM

    Curtir

    1. Todos os debuts da SM são mornos e o grupo vai criando identidade depois, até mesmo Into The New World que só envelheceu bem depois de anos, eu gostei do debut e o grupo tem tudo para crescer e se tornar ENORME, porque esse tá sendo o melhor desempenho de debut dos grupos da SM.

      Curtir

        1. no final do mv apareceu lá uma silhueta do piche ou seja lá oq for aquilo e eu vi um povo falando q tem outra trainee dessas mais famosinhas mas q parece ser muito nova pra debutar, ou seja, daqui uns dois/três comeback adeus velvetão

          Curtido por 1 pessoa

    2. Debut saiu e eu gostei* bastante, mas já dá para ver que estão tentando empurrar a Karina como favorita e isso vai dar merda (vai acabar acontecendo o mesmo que houve com o f(x) em que só a Krystal e Sulli tinham fanbase na Coreia/Vic na China, e Luna e Amber eram esquecidas no churrasco, sendo que as duas carregavam o grupo nas costas).

      *Gostei = entrou para a lista de debuts icônicos do kpop para mim.

      Curtir

        1. Tô por fora, tinha polêmica envolvendo as outras?????? Eu vi uma galera criticando o single chamar “Black Mamba” por ser ~apropriação cultural~ (sendo que na verdade é o nome de uma cobra venenosa só), não sabia que tinha treta com as meninas. Sei que a Karina e a NingNing já eram conhecidas, mas não sabia da Giselle.

          Curtir

          1. O da Karina todo mundo já sabe, não sei de onde tiraram que a giselle tinha foto pré debut fumando e bebendo – até hoje eu procurei essas fotos e não achei nada – e a ningning porque ela falou que achava o renjun do nct bonito quando tinha sei lá 14 anos além de ser chinesa

            Curtir

            1. Eu fiquei sabendo da questão da Karina e fui pesquisar essa da Giselle (achei as fotos no mínimo circunstanciais, foto borrada e com qualidade de batata não garante que é ela), mas a da NingNing pqp kkkkkkkkkkkkkkkkk. Netizen é muito a toa, credo.

              Curtir

        2. Espero que ela tenha uma personalidade agradável porque ela tem tudo pra ser um caso Baekhyun da vida: SM nao forçou ele no pré-debut/debut, mas ele era fofo e carismático, querido pelo publico e fandom pelo vocal e personalidade e entre aumento de cameos (TTS – Twinkle dizendo oi) e variety shows foi se tornando mais relevante do que o esperado pra SM.

          Curtir

      1. Eu até acho normal quando o grupo tem três ou dependendo da quantidade de integrantes, mais integrantes que são populares pq é impossível mesmo todos terem a mesma relevância, como o caso do f(x) ter 3/5, o snsd claramente yoona, taeyeon, tiffany, jessica e yuri carregava a maior parte do fandom, o shinee também sempre tinha suas variações de popularidade mas o menos popular era o onew num grupo de 5 integrantes e por aí vai.
        Acho que esse favoritismo explicito começou com o Kai (que de 23 teasers do pré debut do exo ele aparece em 12 e pós debut dalhe coisa que ele apareceu como o photoshoot do cd de pink tape por exemplo) e dai em diante o RV e NCT a SM também tem seus favoritos explícitos e agora no aespa a carta marcada da vez é a Karina.

        Curtir

        1. O caso do f(x) é bem peculiar porque não é só uma diferença normal de popularidade, mas algo realmente esmagador: fancams da Krystal e Sulli tem milhões de views, da Luna/Amber mal conseguem 100k, por exemplo (da Vic tem mais que isso, mas bem menos que milhões também, na SK a popularidade dela era nula). Sem contar que nunca foi uma diferença orgânica, mas algo que a SM sempre empurrou e que até os próprios fãs reclamavam, porque quem recebia as melhores roupas, melhores CFs, mais oportunidades, era sempre a dupla Krystal/Sulli.

          SNSD é outro caso, que não começou tendo tanto favoritismo (a Yoona se tornou imensamente popular de maneira bem orgânica até), mas acabou virando Taeyeon, Tiffany, Yoona e amigas ao longo dos anos. A distribuição de linhas lá para os idos de 2013 já era TTS + dançarinas de fundo, o que deve ter emputecido a main vocal Jessica, mas pra ser honesta, quem recebia as oportunidades mesmo eram TTY: Seohyun não quis renovar o contrato com a SM porque, dentre muitos motivos, eles RECUSARAM sem nem falar com ela papéis importantes em filmes que viraram blockbusters (um deles era Train to Busan, o outro não lembro); ela tinha acho que uma mísera OST só (a Yoona nem era da vocal line e tinha um milhão, então faça as contas), sem contar o solo que a SM fez uma bagunça de péssima divulgação.

          EXO, RV e NCT (e agora aespa) já começaram com os favoritos marcados, vamos ver agora como isso se desenrola…

          Curtir

        1. Então, parece que levaram realmente a sério aquela história do SuperM de Vingadores do K-pop. O aespa vai ser o primeiro grupo a iniciar o SMCU, mas parece que todos os grupos e comebacks a partir de agora vão estar interligados. E em todos os MV’s sempre haverá spoilers dos seguintes lançamentos, algo assim. Enfim, vamos ver se vai durar 3 meses.

          https://www.koreaboo.com/news/sm-culture-universe-cool-connections-aespa-nct-superm-boa-mark-start-smcu/

          Curtir

  4. happiness é até simpática comparada com zimzalabim
    e falando sobre a sm ter apostado tanto em grupos masculinos, anos atrás teve um cara que era trainee da sm e respondeu lá no reddit que a sm estava com dificuldades de achar trainees femininas que fossem de fato talentosas r bonitas no padrão da sm. Acho que ele tava certo considerando o tempo que levou pra esse kda da sm debutar

    Curtido por 1 pessoa

    1. eu acho que esse lance aí de achar menina bonita pro grupo era migue_ saiu várias e eram bem mais bonitas do que essas que vão debutar_ porque a grande maioria pulou fora do barco e só restou as que quiseram ficar e que minimamente pareciam promissoras.

      Curtir

    2. Acho que a história de ser bonita é migué. Existem boatos de que depois do debut do RV, com a ascensão do white aegyo lá pelos idos de 2015, a SM tinha planos de debutar um novo girlgroup nesse conceito depois do NCT (que inclusive tinha as ex-SM Rookies que vazaram + NingNing, e ao todo seriam 9 integrantes para virarem o novo SNSD). Mas como o white aegyo afundou rápido e o boom internacional do kpop gerou uma demanda por girl crush, eles tiveram que replanejar tudo e aí saiu o aespa, bem mais enxuto também.

      Curtido por 1 pessoa

    3. Essa história de a SM querer pessoas “bonitas” me parece tão fanfic. Quer dizer, se for comparar com grupos de outras empresas grandes, eles sempre colocam pessoas mais “fora do padrão”. Tem o rapaz gordinho do SuJu, a Amber com sua androginia e vários outros que podem ser considerados “feios” por parcelas do público mais conservadoras.

      Curtir

  5. Eu tinha odiado Hapiness na primeira ouvida. Mas outros fatores me fizeram gostar do grupo_ os cabelos coloridos, a música ter sido animada, ter curtido a coreografia, e claro, o povo dizer que não sabiam diferenciar elas e eu tentar brincar querendo entrar nisso também_
    Logo depois lançaram os seguintes lançamentos e dai observei elas melhor. Lembro até hoje que a capa antiga do meu antigo notebook era as letras de Ice Cream Cake.
    Eu acho que o grande tropeço deles não foram ter colocado logo a Yeri de primeira, pois até hoje desgostam dela por conta disso. Meu afeto vai por ter sido o primeiro girlgroup a acompanhar todo o lançamento e comebacks em casa pelo computador. Lembro que penava no computador do curso que fazia e minha prima nunca que deixaria assistir mv de kpop no computador dela.

    Curtido por 1 pessoa

  6. karina, ningning e as gêmeas debutaram e a música parece descarte do nct/superMerda, mas a dancinha é legal e a nigning tá linda nos três segundos q aparece

    Curtir

  7. Nossa, isso foi uma bagunça tããão grande. Até hoje é a música delas que eu sempre pulo (mas ao contrário de ti, eu acho os SHINE ON ME icônicos). Enfim, eu faço a egípcia e finjo que o debut foi ICC. Aliás, ainda bem que a SM “ajeitou” a casa depois, né. Só que até hoje não perdoo eles não terem sustendo o conceito Lado RED e VELVET (sendo que até hoje todo mundo ainda finge que existe, e eles tmb), pra vir com o lado Red Velvet depois do fiasco e descaso que fizeram com o The Velvet. PQP! The Red foi um dos melhores álbuns de k-pop, The Velvet tinha tudo pra ser perfeito e a SM CAGOU. Ainda bem que veio o Perfect Velvet depois (com um single Red Velvet), mas ainda assim. Sempre será um dos -muitos- ranços que eu tenho da SM.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário