GFRIEND quer que você dê uma mordida na maçã delas na lindíssima “Apple”, melhor faixa do grupo em anos

Uma piada interna aqui do blog, que provavelmente só eu ri, pois devo ter sido o único a perceber isso, é que o GFRIEND, mesmo sendo um grupo de alto escalão e que certamente atrairia uma porção de views pra cá em época de comeback, não ganhou nenhum post solo em 2020, só batendo pontos nas raspas do tacho que monto quando estou sem tempo pra me dedicar.

Bom, aproveitando o gancho de resgatar alguns lançamentos importantes dos últimos tempos antes do topzão, é hora de, finalmente, comentar o que considero a melhor canção do grupo nesse ano: Apple

O GFRIEND é um grupo bastante interessante e que sempre rende bastante pauta, seja sobre sua música ou pelas histórias e posicionamento na timeline do K-Pop dessa nova geração. E nos últimos tempos, elas só valiam por essa segunda opção aí mesmo, não se enganem.

Elas debutaram no antológico ano de 2015 (ooh, saudades), sendo ainda outro pilar da onda aegyo que estava tomando conta da Coreia do Sul naquele momento e viria a arrastar praticamente todo girlgroup dali em diante (até que viria o BLACKPINK e o resto vocês já sabem). Junto com o Lovelyz e o Oh My Girl, as considero as maiores desse movimento. E enquanto o primeiro meio que ficou preso a sua fanbase depois de conquistar um hit nacional e o segundo só veio a acontecer de verdade esse ano, o GFRIEND já mandava bem em relevância e vendas nesse começo aí.

EMOÇÃO

Dentre outros fatores de momentum, eu atribuo o sucesso do GFRIEND lá no meio da década à… qualidade musical do grupo. Goste ou não, elas tinham uma sonoridade bem marcada nisso de “soundtrack shoujo” que misturava em seus instrumentais pop elementos orquestrais clássicos e um rock mais limpo de ouvir. E havia uma sensação de “crescimento” a cada novo lançamento, como se elas, de fato, seguissem uma trajetória de amadurecimento presente não só em seus MVs, mas no som por trás deles.

E foram nessa durante todo o ano de 2015 e todo o ano de 2016. Até que, em 2017…

…parte dos fãs se sentiu ultrajada por a aura “escolar pueril” desaparecer de vez em “Fingertip”, resultando no primeiro fracasso do projeto até então. Digo, “fracasso”, né? Pois elas não foram mal de verdade, só não foram tão bem quanto antes. Mas essa baixa deve ter assustado demais os engravatados da gravadora delas, que abandonaram o aparente amadurecimento do grupo, fazendo com que elas “regredissem” em seu comeback seguinte.

E foi nessa por um belo tempo, o que meio que apagou o apelo do GFRIEND comigo. Contudo, com a Source Music sendo comprada pela BigHit (agência do BTS), era de se esperar que uma mala de dinheiro fosse enviada aos responsáveis pelas garotas, o que poderia render bons frutos aos envolvidos. Inicialmente, imaginei que o investimento se refletiria apenas nos MVs, mas me surpreendi com “Crossroads” recobrar o bom pop/rock emocional que elas serviam bem em início de carreira, indicando que a staff voltaria a se preocupar também com as músicas do grupo em tal nova fase.

Eu acho essa imagem da thumb um luxo…

O que tínhamos agora era o GFRIEND de início de carreira de volta, com uma música que poderia ser usada como tema de “Cardcaptor Sakura” ou algo no estilo. E por mim tudo bem. Mas ainda estava faltando a evolução que tinha sido começada anos atrás. E ela veio em “Apple”, minha predileta da trinca de titles que elas já soltaram pós-BigHit.

GFriend - Apple | LL! Fairytale Showcase 🍎 | LOVE LIVE! Amino

Em “Apple”, as gêamigas passam do concept de garotas mais “gente como a gente”, ligeiramente envoltas por um ar mais pueril, para algo glamouroso, separado, alinhado com “divas pop”. E sexy (ou pelo menos tentam, mas vamos fingir). Em imagem e som, elas utilizam de diferentes metáforas (a maioria envolvendo maçãs) para falar sobre sexo. O que, a essa altura do campeonato para a vida idol delas, faz todo sentido.

O vídeo rende momentos esteticamente bem bonitos, com elas mostrando pouca pele aqui e ali, mas revelando isso de maneira provocativa. É como se todo ele fosse montado com um ar mais sacro, de modo que elas acabam buscando o pecado em cenário, basicamente, religiosos. Me lembrou Stellar, mas com um pouco mais de refinamento (afinal, dinheiro do BTS pra gastar é o que não faltou).

E aos ouvidos as coisas são ainda melhores. Já no primeiro rife de guitarra é impossível não se deixar levar. Logo depois, surge uma percussão fosca que acaba por marcar todo o resto da faixa, que usa ainda de vários outros elementos sônicos para nos transmitir um ar grandioso, teatral, misterioso, mas primordialmente pop. Os vocais das meninas apenas elevam o pacote todo. Elas interpretam como se estivessem sendo arrastadas para algo que têm medo de gostar, usando vários registros diferentes para acentuar essa confusão culposamente prazerosa. Faz sentido com a letra, elas de fato parecem ter provado do “néctar”, terem “florescido por dentro”. É bom demais.

“Apple” foi o ponto alto do GFRIEND esse ano e, creio eu, marcou uma nova fase do grupo daqui em diante. E que bom que, sob o guarda-chuva da BigHit, a Source parece ter mais bolas pra tocar pra frente o que começaram. Afinal, o que veio depois manteve essa estética mais adulta em vez de, ahn, voltar pra trás novamente.

Mas “Mago” se mostrou bem esquecível com o passar do tempo, então seguirei ignorando ela em minhas playlists assim como ignorei na hora de selecionar o que entraria no top 100 desse ano. Choices.

4 comentários em “GFRIEND quer que você dê uma mordida na maçã delas na lindíssima “Apple”, melhor faixa do grupo em anos

  1. e a album review to twice ficou pro porão,né
    ache Mago e Apple os aujes musicais do Gfriend e espero que ano que vem elas evoluam ainda mais(além do album que elas lançaram ser exelente, Love Spell hino)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s