(G)I-DLE está de volta com “Hwaa”, que lembra “Oh My God”, que lembra “Lion”, que lembra “Senorita”, que lembra “Hann”

Não me culpem pela piada repetida, culpem a Soyeon por ter feito a mesma coisa novamente.

Zoeiras à parte, diferente do que rolou com “OMG” no ano passado, a real é que Hwaa está bem boa.

Não sei se tem mais alguma coisa que eu possa dizer a respeito desse “método Soyeon” de produção adotado na maioria dos últimos singles do (G)I-DLE que um monte de gente já não tenha dito antes. Pras coisas mais “sérias” e teatrais que ela compõe pro grupo, é possível perceber esse tom “épico” sendo construído através de versos onde o instrumental vai ganhando camadas, até explodir (ou implodir, no caso de “OMG”, o que meio que matou a música pra mim) no refrão. E então, é adicionado o tipo de referência que ela quer utilizar em tal comeback (cigana, mariachi, sacra), aí, pum, temos um novo hit – e mais toda aquela chateação de quererem arrastar o grupo pra lama por “apropriação cultural”.

Mas, quanto a isso, ao menos nesse comeback, elas devem ser poupadas, já que a influência sonora e visual da vez é o folclore sul-coreano, o que rendeu, até então, a minha terceira versão de “Hann” predileta delas (a original fica em segundo, com “Senorita” encabeçando a lista). Por mim, tudo bem!

Gidle Hwaa Hwaa Gidle GIF - GidleHwaa HwaaGidle Hwaa - Discover & Share GIFs

O grande ponto alto de “Hwaa” é que as inserções de instrumentos típicos combinam muito com o clima mais melancólico do pacote geral, dando a ele todo um tom “místico” bem fora da casinha dentro do K-Pop. Enquanto os artistas no J-Pop volta e meia buscam ideias instrumentais tradicionais para se destacarem como produto, no cenário coreano isso é bastante raro (o Taemin teve que ir pra ilha vizinha pra se “orientalizar” na excelente Flame of Love), o que faz de “FOGOSA” um dos singles mais originais vindos de lá nos últimos tempos. Por mim, tudo ótimo!!

Somem isso ao MV deslumbrante, lindíssimo, que amplia a magia da música ao levar essa teatralidade para a tela, e temos aqui o primeiro grande lançamento do ano no K-Pop. Tá vendendo bem? Vocês que acompanham essas contas de charts no Twitter, me atualizem aí, pois não só a title, como o mini também está ótimo. Todas as faixas nele são tão boas ou melhores que “Hwaa”. Qual a favorita de vocês? Vi que uma galera amou Dahlia, mas minha predileta foi essa delicinha aqui, ó:

“Lost” me lembra muito as midtempos sombrias e sensuais que os acts femininos desovavam no K-Pop entre 2012 e 2014. Quase consigo imaginar uma Hyolyn ou Minah gemendo por cima desse instrumental com um vestidinho colado e vendendo 2 milhões de cópias na primeira semana.

Eu tinha desejado por mais variedade musical esse ano. Tomara que esse seja um primeiro indício e que, daqui em diante, tudo só melhore…

5 comentários em “(G)I-DLE está de volta com “Hwaa”, que lembra “Oh My God”, que lembra “Lion”, que lembra “Senorita”, que lembra “Hann”

  1. Sobre os charts, já pegou #1 em mais de 50 iTunes mundiais, as 6 faixas encabeçaram o Bugs ontem, e elas pegaram um #1 no Melon Real Time com Hwaa. Não vi nada sobre as vendas dos álbuns, deve sair essa semana, mas já não sei se vão vender mto, pois tem MTA fambase da Shuhua, inclusive a Chinesa, que não vai comprar o álbum por ela não ter tido nem linhas bem tempo de tela o suficiente em Hwaa

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s