“Celebrity” é ainda outra música do lado menos interessante da IU

O que não faz dela uma faixa ruim, mas vamos por partes…

IU é, provavelmente, o act feminino mais importante do K-Pop atual, certo? Digo isso não só por ela ser uma grande campeã em vendas, premiações e coisas do tipo, mas por manter isso com certa estabilidade há bastante tempo. Ela está na ativa há mais de uma década (a era de ouro nem tinha começado e ela já jogava baladões satânicos em nossa cara) e conseguiu “vender” diferentes imagens em todos esses anos. Com muita inteligência, ela foi da irmazinha mais nova da nação à jovem pedante que tem adoração por velharias, aí se rebelou aos 23 (falo mais disso em breve), depois botou a mão na consciência aos 25 e repetiu várias dessas fórmulas visuais e sonoras desde então.

Eu gosto muito do aspecto “atirando para todo lado” que a IU possui, me deixando ansioso pelo que ela fará a cada comeback e no quanto eu curtirei o que vier e maior ou menor intensidade. Qual a IU favorita de vocês? A minha, é a desbocada cheia de deboche que apareceu no “Chat Shire” e em algumas faixas do “Palette”. Em segundo lugar está a IU retrô-chique do “Modern Times” e dos “A Flower Bookmarks”. No fim, está a “IU princesa”, que esbanja releases vibrantes fofinhos e coloridos, daqueles que enchem o coração de magia e positividade, nascida uma década atrás, quando ela era uma doce menininha que a Loen vestia de personagem de livros infantis, mas que vem ganhando cada vez mais espaço entre suas personas recentemente.

Tipo, literalmente. Os últimos TRÊS singles foram nessa pegada aí:

O mesmo produto, embrulhado em embalagens diferentes. Gosto de todas essas, curti Celebrity, mas a impressão de que algo melhor poderia ter vindo com as “outras IUs” me vem à cabeça. Ainda mais por, antes do comeback, ela ter falado sobre ter investido uma grana maior na produção desse próximo álbum (ainda sem data de lançamento?) e descrever “Celebrity” como uma faixa mais voltada pro dance music. Há dance nisso aqui, mas só em poucos momentos, deixando o pacote todo mais como uma balada que escapa pro uptempo numas horas, mas não dançante de verdade no fim das contas.

“Celebrity” faz bem o que se propõe. A letra, cafonérrima, é bonitinha e, através de suas duplas interpretações, faz com que a declaração de amor que a IU está prestando possa não só ser prum cara qualquer, mas para todos os seus fãs, despertando neles um sentimentalismo positivão, sobre ser realmente importante, uma estrela, uma celebridade para ela, etc. Passou na minha timeline do Twitter um comentário de alguém falando sobre letras de baladões coreanos nessa pegada serem quase como as músicas do gospel aqui do Brasil, o que faz bastante sentido. Retirando o fator religioso da equação, está tudo lá.

:V

No fim, “Celebrity” é uma música ok do meu lado menos predileto da IU, que tem contra ela o fato desse mesmo conceito “vibrante” (digo nem pela letra, mas pelo pacote todo) ter sido utilizado por ela repetidas vezes nos últimos anos. Não é ruim (quase nada da IU é ruim de verdade, ela é bem acima da média num geral), mas não me dá tanta vontade de ouvir quanto um eventual single dos outros “lados” dela me daria. Resta agora torcer para, ou na title, ou em várias na tracklist, ela realmente fazer valer a possibilidade de inovar que abrir a carteira para a produção de seu LP pode lhe proporcionar. Quero uma nova “Jam Jam” em minha mesa, com direito a MV e tudo mais que o bop merecia à época e você nos poupou, IU.

Hino

4 comentários em ““Celebrity” é ainda outra música do lado menos interessante da IU

  1. Eu lembro que na época que lancou jam jam eu tinha odiado e com o tempo é a que mais ouço hj. Sobre a nova musica eu achei legalzinha, mas é como vc falou o fator replay não é dos grandes.

    Curtir

  2. Celebrity é uma música que realmente não serve pra ela. Ao invés de tentar agradar o jovem TikToker, ela devia aproveitar a onda retrô do ano passado e lançar alguma coisa na linha disco/synthpop. Mas não sei se ela faria algo assim de novo (pelo menos não nesse ano)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s