Guarnições #03: a sexta-feira 13 da Jolin, a luz da lua do AFTERSCHOOL e mais

Meio chocado que vocês realmente gostaram dessa pataquada, estão dando views e ainda pedindo o retorno de outras colunas (aquele post comparando a “Fancy” do Twice com a da Iggy Azalea foi aleatoriamente muito visitado essa semana, wtf).

“Guarnições” é um termo almofadinha da gastronomia para os famigerados e adoráveis acompanhamentos dos pratos: não são o principal do consumo, não é por eles que o dinheiro é colocado, mas caso bem montados, acabam fazendo toda a diferença na degustação final. No mundo do asian pop, isso se reflete nas album tracks e b-sides de lançamentos.

Nessa coluna, a proposta é, sem muito critério além de “eu gostar”, panfletar algumas dessas faixas que não foram trabalhadas como single ou title, mas que seguem valendo a audição conforme os anos foram passando. Essa semana tem de tudo: MandoPop, grupo de K-Pop lançando treco no J-Pop, J-Pop sendo J-Pop e K-Pop sendo K-Pop.

Jolin Tsai – Friday The 13th (2012)

Gosto muito da versatilidade do repertório da Jolin. Ela já está na ativa há tanto tempo, mas sinto que ela conseguiu se manter relevante agarrando-se a diferentes modas sonoras que foram surgindo ao longo dos anos. Lá por 2012, por exemplo, o que era it entre grandes gostosas do pop asiático (e ocidental) eram esses números dance divertidões, descompromissados com tudo exceto entreter o ouvinte do início ao fim nas pistas.

Em “Friday The 13th”, do álbum “Muse”, é exatamente isso que temos, uma bobagenzinha gostosa de ouvir, que vai nos envolvendo numa teia de graciosidade propiciada pelos sintetizadores eletrônicos fofos e pelo vocal mais suspirado que ela coloca por cima… até que o primeiro refrão termina e *BOOOOOOOOOOMMM* sobe um pancadão EDM que estaria em casa numa coletânea Summer Eletrohits lá dos anos 2000 que Luciana Gimenez utilizaria como inserção para o intervalo no Super Pop.

AFTERSCHOOL – In The Moonlight (2014)

Uma informação, que acabou se perdendo com a geração passada do K-Pop, mas faço questão de educar vocês, leitores novinhos, sobre, é que o AFTERSCHOOL, tudo junto mesmo, no Japão, diferente do After School, separado, da Coreia, tem um dos melhores álbuns de toda a onda hallyu lá pra ilha vizinha. O “Dress To Kill” (assim mesmo, escrito errado), de 2014, é um hinário completo, com uma tracklist fortíssima, que coloca praticamente todo girlgroup que já tentou carreira por lá no chinelo.

Uma das minhas prediletas nele é “In The Moonlight”, um funkzão-latino-eletrônico explosivo (e ligeiramente sombrio, tal como a proposta do LP), com uma porção de ganchos espertos que ficam na cabeça durante muito tempo. As últimas repetições do refrão são intensas como um carrinho de montanha-russa descendo o trilho.

EXO-CBX – Sweet Dreams! (2018)

Vocês podem me julgar e condenar, mas eu genuinamente adoro praticamente tudo o que o EXO-CBX lançou em sua tímida existência. Esse mini de 2018 ainda tem alta rotatividade aqui em casa e a cada semana eu tenho uma favorita nele. A desse período é “Sweet Dreams!”, talvez a mais “graciosa” nele.

Sei lá como explicar. Sempre que ouço “Sweet Dreams!” sou levado naquele sentimentalismo escapista maravilhoso, como se estivesse no meio de uma festa, a música preferida do meu grupinho de amigos começasse a tocar e todos fossemos gritando para a pista de dança fazendo passinhos que só nós entendemos o sentido. Maldito vírus!

Shiggy Jr. – Sun is Coming Up (2018)

Mais um grande jam de minhas playlists pessoais. Gosto muito dessa banda chamada Shiggy Jr., que aposta numas misturas de pop, rock e sonoridades dançantes retrôs. Nesse EP aí que eles soltaram em 2018, por sabe-se lá qual motivo, eles usaram como title justamente a mais fraca dele (nem me lembro mais o nome, mas lembro que era um rockzinho teen que beirava o irritante), deixando de lado uma porção de pérolas espetaculares.

Dentre essas, “Sun is Coming Up”, um neodisco elegantão e que reflete em “vibes” o mesmo que seu título coloca. É solar, quente, aconchegante, feliz e coloca o ouvinte para cima assim que os primeiros acordes, junto com a vocalista sussurrando, começam. Yupi.

Resultado de imagem para exo-cbx gif

Até a próxima!

4 comentários em “Guarnições #03: a sexta-feira 13 da Jolin, a luz da lua do AFTERSCHOOL e mais

  1. O AFTERSCHOOL tem umas bsides otimas mesmo. “esses números dance divertidões, descompromissados com tudo exceto entreter o ouvinte do início ao fim nas pistas.” isso porque era pra vc ouvir agarradinho com o mozao. Eu curto as musicas do CBX, acho uma gracinha elas.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s