Off topic: as 10 melhores músicas da Karol Conka!

😀

10. Farofei (feat. Boss In Drama)

Legal que essa aqui é, basicamente, um K-Pop farofento da era de ouro. O mesmo instrumental, a mesma letra e o mesmo videoclipe poderia ter sido gravado por algum acts da YG no início da década. E eu VIVO por isso.

09. Todos os Olhos em Nóiz (feat. Emicida)

Uma das mais legais da fatia política de raps do Emicida que ficou ainda melhor com o acompanhamento vocal da Karol.

08. Dá1LIKE (feat. Banda Uó)

Lembram quando a Banda Uó ainda tentava ser um maior joke act brasileiro desde o Mamonas Assassinas? A parte da Karol é uma bobagem maravilhosa.

07. É o Poder

Sou apaixonado pelo instrumental esquisito dessa aqui. É como uma viagem eletrônica europeia dos anos 70 misturada com elementos aqui do Brasil. E a letra é sensacional.

06. Quem Tem Joga (feat. Drik Barbosa, Gloria Groove e MC Soffia)

Essa também é tão excelente. A divisão de versos dá para cada uma ali a chance de brilhar muito. Tá no meu celular desde o lançamento do álbum da Drik e ouço quase todos os dias.

05. Bate a Poeira

“Bate a Poeira” já era maravilhosa no “Batuk Freak”, mas o rearranjo pra servir como abertura da temporada de 2017 da Malhação deixou o produto final com uma melancolia hipster que ela bem que poderia ter explorado melhor em trabalhos seguintes.

04. Vogue do Gueto

Melhor clipe da carreira da Karol Conka. A ideia de montar um ball brasileiro, usando os elementos do vogue e demais ícones desse meio… é tudo tão bom, tão lindo de assistir. E a música não fica atrás, sendo uma das mais inventivas em questão de instrumental dessa época em que ela trabalhava com o Boss In Drama.

03. Gandaia

Antes de “Tombei” projetar ela para um público bem maior, a galera alternativa e todos que frequentavam o baile charme de Madureira e eventuais outras festas do tipo por aí já pirava na Karol Conka, muito pelo “Batuk Freak”, mais ainda pelo carro chefe do álbum, “Gandaia”, hininho das cachorras party girls que amavam ir até o chão como se não existisse futuro ou problemas na vida.

02. 100% Feminista (feat. MC Carol)

Melhor rap político com a Karol Conka (e melhor música da MC Carol num geral). Cada linha é como um soco no estômago, mas nos atacando também com melodias grudentas, energéticas, cativantes e que ficam na cabeça. Os “eu cresci, prazer Carol Bandida, represento as mulheres, 100% feminista” são de tirar o fôlego. Só não encabeça essa lista porque, bom, a melhor de todas é bem óbvia…

01. Tombei

“Tombei” é boa para cacete. Do instrumental pesadíssimo e cheio de variações aos vários momentos de gancho que a letra traz (“Já que é pra tombar, tombei, bang bang!”, “Mamacita fala, vagabundo senta!”, “Depois que ela me tocar não adianta fugir, vai ter que se misturar, ou se bater de frente periga cair!”, “Se quer falar comigo, então fala direito, fala direito!”), toda ela é a epítome dessa imagem YOLO que rappers buscam à todo custo. Mas que poucos podem sustentar sem levantar críticas alheias. Se for uma mulher negra então? Vish! Outro dia, estava dando uma olhada nos comentários desse vídeo no YouTube, aí tinha um “metaleiro” por lá pregando que “os sinais estavam todos lá”, que “a letra já dizia tudo sobre o caráter dela e ninguém tinha se atentado”. Pffff, que moralismo barato! Pra mim, top três melhores músicas brasileira da última década, talvez dividindo o pódio com Não Existe Amor em SP e Faz.

Picapau Briga GIF - Picapau Briga Panela - Discover & Share GIFs

Sei lá, galera… nós vemos tantos casos de idols na Coreia do Sul sofrendo e, ao fim, morrendo por ataques em mídias sociais e veículos de imprensa que me dá uma certa ânsia dessa caça às bruxas aí. E levando em conta que a Karol é mulher, negra, LGBT e tomável como “vulgar” pelo publico mais moralista, nada me tira da cabeça que a raiva toda é não por ela ter feito as coisas que fez com as pessoas que fez, mas por essa ser a oportunidade perfeita que o povinho do mal estava esperando pra vir com um “alá, eu avisei!” – agora, com o aval, apoio e esforço extremo do lado da pilha que deveria ter um pouco mais de empatia, paciência e não dar um fogo amigo assim.

O blog é meu. Eu posto o que quiser, na hora que quiser e dou as opiniões que bem entender. Não se esqueçam disso. Bjokas do tio Lunei.

13 comentários em “Off topic: as 10 melhores músicas da Karol Conka!

  1. Inegável que a discografia dela é boa. E aquilo, fez merda? Tem seu preço, mas está uma perseguição tão colossal, que dá nojo ver uns comentando e atacando

    Mas qdo vão ver, tem gente apoiando “ídolos” com atitudes bem piores e ainda tão no hype (Entrando no Kpop, o tanto de gente que ainda apoia o Seungri não tá escrito, ou o Siwon do SuJu)

    Curtir

    1. Pois é. Felizmente, as entrevistas dela pós-BBB parecem estar tendo algum efeito (por menor que seja) pra reverter o estrago, e a Piauí publicou esta semana uma matéria informando que a Globo está trabalhando em conjunto com a equipe dela pra limpar a imagem dela.

      Acho que parte do estrago é irreversível, e talvez seja até justo, como uma forma dela arcar com as consequências dos próprios atos. Mas também acho (e espero) que ela tenha aprendido de verdade com isso, que ela melhore como pessoa e que ela consiga dar a volta por cima.

      Curtido por 1 pessoa

        1. O problema é que a memória curta do brasileiro é tão hipócrita quanto o próprio brasileiro e só costuma funcionar mesmo em determinados casos. Enquanto aquele Marcos Harter, de um BBB anos atrás, que foi retirado do programa pela polícia por agredir física e psicologicamente a namorada dele lá dentro quase ganhou a Fazenda no mesmo ano, é capaz da Karol sofrer hate por muitos anos pelos erros que cometeu lá. Uns podem contar com a boa vontade do público mesmo fazendo um tantão de merda (Biel na Fazenda ano passado), já outros…

          Curtido por 1 pessoa

  2. Eu, igual a Sarah, só conhecia Tombá Tombei, e conheci outras nesse post.
    Tava bem claro que a intenção dela era sair desse público indie com a ajuda da globo e se tornar uma artista pop tipo Ludmilla e Iza, mas né, ninguém mandou ser cuzona 😛 #CancelamentoSim

    Curtir

  3. Eu, assim como todo mundo, sou completamente contra as atitudes que ela teve dentro do BBB. Mas também sou completamente contra o linchamento virtual e eu acredito sim na mudança das pessoas. Nada disso tira o mérito da trajetória e do talento da Karol, as letras dela, a forma como ela canta, às vezes agressiva, às vezes debochada, às vezes reflexiva, sempre de acordo com o que a música traz é muito legal de se ouvir.
    Isso que tu falou é muito real, a Karol tem uma vibe bem k-pop YG nela, dá pra imaginar ela causando no Unpretty Rapstar (R.I.P).
    Gandaia e Tombei são minhas favoritas, juntamente com Melhor Que Se Faz (eu amo demais essa letra).

    Curtido por 1 pessoa

  4. eu não conheço tanto a discografia da karol conká, mas o que eu conheço eu gosto. o rearranjo de bate a poeira, por exemplo, é lindo. sobre separar o artista da obra, acho que depende muito. a karol se mostrou uma pessoa narcisista e dissimulada, mas talvez muito venha do que ela passou, como por exemplo quando ela disse que a mãe ficava dias sem falar com ela quando criança (!) gravíssimo, sabe? sem contar toda a trajetória de luta antirracista, de se lavar com água sanitária, enfim. ela tem a postura de combate em tudo que ela faz, mas algumas coisas afetaram sim o modo dela de ver o mundo e lidar com pessoas (a gente vê os relatos saindo, até mesmo da flora matos, que eu passei a ouvir no período em que a karol esteve no bbb e amei demais). enfim, triste a forma como tudo isso aconteceu e como estão lidando com isso, de ataques racistas a ameaças de morte ao filho menor de idade.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei da seleção, só senti falta de Maracutaia aí no meio. E eu colocaria Quem Tem Joga mais alto; essa música é MUITO BOA!!! Praticamente a Lady Marmalade do rap nacional.

    Apesar de tudo que aconteceu no BBB e das histórias de bastidores que surgiram, em termos musicais é inegável que a Karol é extremamente talentosa.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário