No fim, “Mago” se tornou a “All Night” do GFRIEND

Vocês todos sabem da notícia, então não vou me esticar tanto nisso: o GFRIEND disbandou dias atrás, após um pouco mais que seis anos em atividade. Não adianta esse papo de que “elas seguirão como grupo mesmo fora da gravadora” e trecos do tipo. É o fim. E foi bem bom enquanto durou.

Isso porque o grupo conseguiu, num momento muito acirrado do K-Pop, em que vários novos nomes surgiram, se tornar referência dentro da fatia de público aegyo a que elas se propunham. Aquilo de adicionarem orquestrações, cordas e guitarras nos instrumentais mais fofinhos se tornou uma marca e, já em 2015-2016, as colocou num patamar bem alto para um act de empresa pequena.

Mas, de tudo isso, o que está em minha cabeça nesse momento é outra coisa:

Mago foi lançada no finalzinho do ano passado e meio que me passou despercebida num primeiro momento. Hoje, é uma das faixas com maior rotatividade em minhas playlists diárias, me cativando mais até que “Apple”, que coloquei bem alto no top 100 de melhores de 2020.

Há uma coisa nela, um sentimentalismo estranho, onde por mais que ela seja montada para ser cintilante e pra cima ao máximo, quando a escuto, acabo sendo levado para baixo, numa melancolia gostosa demais. Isso é algo bem característico da disco music num todo. Nos anos 70, as pessoas iam para as boates buscando catarse, dançando para se livrar de seus demônios. Foi um movimento cultural protagonizado por todo mundo que era marginalizado à época: negros, latinos, gays, transexuais, etc. E o GFRIEND conseguiu vender isso muito bem aqui.

E com esse sendo o último single delas, dando o espaçamento de tempo, se tornou ainda mais agridoce de ouvir. Como uma despedida não planejada. É a trilha sonora perfeita para a última grande festa antes do fim.

O que me remete a outra swan song desproposital nessa mesma pegada: “All Night”, do Girls’ Generation. Quando elas vieram com esse comeback, comemorando 10 anos de carreira, havia um ar positivo, como se fosse um novo recomeço. Mas passou o tempo, algumas das integrantes saíram da SM e, bom, o resto vocês já sabem.

E “All Night” acabou servindo como uma grande despedida, um grande último tiro, uma última memória perfeita sem que ninguém soubesse que o fim estava ali. Por mim, melhor assim! Mil vezes encerrar uma trajetória entregando uma última dança do que alguma baladinha morosa que ninguém se emocionaria de verdade.

5 comentários em “No fim, “Mago” se tornou a “All Night” do GFRIEND

  1. ai eu acho horrivel isso de grupo acabar com comeback normal
    se for pra acabar que ao menos acabe igual ao sistar
    essas sim tiveram um final feliz
    ou pelo menos uma músiquinha triste igual do 2ne1

    Curtir

    1. Discordo; acho que acabar com música melancólica ou calminha só aumenta a sensação de perda (sem falar que boa parte dos grupos de k-pop costuma errar a mão quando resolve lançar balada). Prefiro que a despedida seja com uma música animada, justamente pra dar um último momento de alegria pros fãs.

      Curtido por 2 pessoas

  2. O fim do GFRIEND foi uma surpresa pra mim. Apesar do boicote que elas sofreram na época de Fingertip, já faz um tempo que elas voltaram a cair nas graças dos netizens, não? Que eu saiba, elas ainda vendiam bem, faziam sucesso e tudo mais.

    Uma pena; a forma como elas conseguiam fazer música aegyo sem soar tediosas era impressionante. Mas pelo menos elas podem se aposentar com orgulho de terem entregado várias músicas ótimas (e uma ou outra ruim, mas essas a gente esconde).

    Em outras notícias (e dessa vez excepcionalmente não estou falando do LOONA), viram que tanto Utada como Ayu estão pra lançar músicas novas nos próximos dias? Será que vem aí um Distance vs A Best, parte 2? Ou o Japão já cansou das duas j-véias?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s