LIGHTSUM, novo girlgroup da Cube, recicla ideias de anos atrás em seu debut, “Vanilla”

A estreia do LIGHTSUM vinha sendo bem aguardada por diferentes motivos. É sempre interessante quando uma empresa com um alcance um pouco maior que o geral solta um novo act na praça. E a Cube, apesar de uma porção de bolas foras, foi responsável por nomes que fizeram bastante barulho em seus ápices, como 4MINUTE, BTOB, Beast, G.NA, HyunA solista, Trouble Maker e, recentemente, (G)I-DLE e Soyeon.

Essa estreia também é curiosa por ela, aparentemente, indicar o último prego no caixão do CLC, que teve um repertório bem legal após a morte do 4MINUTE, mas nunca chegou a acontecer de verdade na Coreia do Sul. Além disso, uma das integrantes é a boyzinha que se ferrou com a Kaeun e não entrou no IZ*ONA porque MNET e aquilo tudo. Daí, ele meio que representa o “fim de uma era” para parte do K-Pop feminino, já que a última grande participante dos Produces coreanos debutaria e isso abre caminho para aquele 999 lá.

Isso posto, já adianto que o debut conseguiu superar as expectativas que eu estava colocando, mas ele ainda rende alguns comentários. Confiram Vanilla:

“Vanilla” me parece um tiquinho deslocada no tempo. Inicialmente, tinha achado que ela me lembrava Ice Cream Cake, das cinco apendicites dos cramunhão. Contudo, na real, ela me remete mais às tentativas que outros grupos menores, vendo o jam do Red Velvet em 2015, soltaram tempinhos depois, como o Sonamoo em Cushion, o DIA em Mr. Potter e o Laboum em Shooting Love.

A estrutura parecida está lá, com o instrumental se apoiando em algum item mais específico, aí ela vai modificando seus elementos e indo prum lado mais eletrônico, que estoura de verdade lá no refrão mais amalucado. Isso tudo com as integrantes cantando e servindo um aegyo fofinho, mas também meio creepy em seus exageros. Mas lá usavam aquela sirene satânica de caminhão de sorvete e aqui usam os tambores de fanfarra, como nos outros exemplos citados os grupos usavam outros elementos como guia principal.

Nessa, “Vanilla” acaba surpreendendo por não parecer uma música de girlgroup em 2021 e sim uma música de girlgroup em 2016. Ela é coloridinha, fofinha, divertidinha, legalzinha de ouvir. Só não sei se é algo que, nessa altura do campeonato, eu me empolgo de verdade em ouvir. Eu também não me empolgo em ouvir aqueles bate-estaca try-hard, então é até bom que a Cube quis dar um outro direcionamento para suas novas rookies, mas… Meh, vamos esperar o primeiro comeback pra ver se eu engulo ou não.

Agora é torcer para a Cube conseguir trabalhar o LIGHTSUM como uma boa opção de “grupo B” da gravadora, pois não acho que eles pararão de apostar suas fichas do (G)I-DLE tão cedo. Não rolou nem b-side pra esse single, que pobreza. Tomara que eles separem boas demos para os comebacks já de cara e não precisem depender de uma mudança de imagem tão forte quanto foi a do CLC. Talvez assim o público já compre elas logo cedo não teremos que aturar pelos próximos sete anos um monte de viúvas precipitadas reclamando da gravadora não estar investindo o que tem nelas e trecos do tipo (quando, na real, é o público sul-coreano que acaba decidindo quem vive ou morre no K-Pop, né).

6 comentários em “LIGHTSUM, novo girlgroup da Cube, recicla ideias de anos atrás em seu debut, “Vanilla”

  1. “ele meio que representa o “fim de uma era” para parte do K-Pop feminino, já que a última grande participante dos Produces coreanos debutaria e isso abre caminho para aquele 999 lá.”

    Teoricamente ainda falta a Miyu Takeuchi mas essa já largou o grupo da Mystic que nunca sai e não deve debutar no K-pop

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s