NAKKA: IU leva AKMU pro mau caminho e eles lançam sua melhor música em tempos

O AKMU sempre foi um act meio confuso na minha cabeça. Tenho total noção de que eles são bem talentosos e de que eles frequentemente lançam músicas acima da média dentro do nicho de público a que eles se propõem, mas quando chega a hora de ouvir OUVIR mesmo eu não tenho tanta paciência. O repertório deles é repleto de exemplares “será que agora vai?”, onde acho um single muito legal na estreia, mas esqueço que existe duas semanas depois.

Então, quando eles anunciaram um novo álbum, mas feito inteiramente de duetos com outros artistas, minha reação foi bastante morna. Tanto que demorei um tempão para dar play. Só que, agora, estou arrependido, achando que deveria ter feito isso antes, pois esse é o lançamento mais legal da dupla em tempos – embora seja o “menos AKMU” em comparação, mas já falo disso.

Antes, escutem a mais nova candidata a SOTY, NAKKA, feat. com a IU

O AKMU tem uma assinatura sonora bem forte. E não é bem relacionado aos estilos que eles apostam ou aos instrumentais em si, mas mais à maneira um tanto, ahn, “limpa” que conseguimos associar ao som deles. Tudo é muito certinho, me remetendo muito a esse pop “acústico” que trecos como Anavitória (eca), Melim (cruzes), Vitor Kley (credo) e outros aqui no Brasil entregam. É certinho, é correto, tem um verniz de perfeccionismo sonoro, mas não me desperta quase nada.

Eis que “NAKKA” vai no oposto disso. O instrumental é sujo, estranho, torto, as variações nele são surpreendentes e mesmo a interpretação da dupla está mais arredia. Talvez o Chanhyuk tenha sofrido durante o tempo que foi pro exército, talvez a Suhyun tenha tido o coração quebrado, sei lá, mas eles me soam mais “vividos” aqui do que nunca. Ou talvez a IU tenha levado eles para o mau caminho, eu não duvido nada, hahaha.

Nessa, “NAKKA” acaba sendo um daqueles exemplares de pop heaven, que me batem com força no estômago logo na primeira ouvida. O synth oitentista mais grave é super imersivo, os versos vão nos puxando pruma teia inescapável, até que o refrão surge como um buraco no chão e somos transportados pruma magia eletrônica que fica na cabeça por tempos.

E aí tem a letra sobre confiança que pode ser adequada a quaisquer contextos (deles, de irmãos, com a IU, de amigos, pros ouvintes, algo sobre amor, vai da escolha), aí tem o MV lindão cheio de significados (o buraco que o Chanhyuk cai é uma metáfora à depressão?) e que parece ter custado uma fortuna, tem o fato de a YG parecer dar mais liberdade criativa, investimento e atenção a eles do que para qualquer outro contratado da empresa, fazendo dessa renovação de contrato recente um novo recomeço à dupla e por aí vai.

Numa entressafra esquisita que o K-Pop parece estar passando, “NAKKA” salta como uma das melhores músicas vindas de lá nos últimos tempos. Jamais esperaria isso vir do AKMU, mas que bom que veio.

Btw, o álbum num todo está bacana, mas as outras duas que me chamaram atenção foram também soltas como single. Alguns comentários breves:

“Hey kid, Close your eyes”, com uma tiazona chamada Lee Sun Hee, me leva prum lado mais indierock, algo que também não esperava ouvir do AKMU em momento algum. É tudo bonito demais, entregando um sentimentalismo que é ao mesmo tempo triste e feliz. E deus do céu esse videoclipe em preto e branco soturno pra caralho.

O que que esse moleque viu no exército que deixou ele desesperançoso assim? A queda do cavalo de “ei, papa YG, eu quero me alistar na aeronáutica o quanto antes, mesmo você sendo contra, pois quero servir ao meu país” para “guerra é algo bizarro e vou usar crianças para dizer isso” foi grande demais.

Já “Everest”, com o Sam Kim, pega uma referência sonora totalmente diferente, sendo um folk/country emotivo que conquista pela crescente que o instrumental vai servindo. Lindo.

3 comentários em “NAKKA: IU leva AKMU pro mau caminho e eles lançam sua melhor música em tempos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s