4MINUTE – What’s Your Name? | Casa da Árvore dos Horrores #04

É a quarta edição do quadro, aí vou falar sobre o 4MINUTE, entenderam?

Antes de começarmos, devo avisar que estou com o chinelo aqui do lado para já tacar em quem vir com aquele papo de “ei, mas o repertório do 4MINUTE envelheceu mal, hein?”, então se controlem.

Ahein. 4MINUTE. Vou ter que fazer aquilo de trazer a história do K-Pop pra vocês novinhos de novo, né? Hoje em dia, temos uma imensa variedade de girlgroups fazendo girlcrush. Com o sucesso internacional do BLACKPINK e local de acts como (G)I-DLE, ITZY e, agora, o aespa, esse se tornou um concept quase que padrão para o K-Pop feminino atual. Tanto que uma porção de girlgroup novos, de menor porte, como Purple Kiss, Loona, Pixy, Craxy, Hot Issue, dentre outros, também apostam nele.

Mas não era assim na “era de ouro”. A presença feminina em lançamentos mais “masculinos”, apostando no Hip Hop, urban, em letras mais sapecas e desaforadas, era bem ínfima. De grandes GRANDES mesmo, só dois: o 2NE1, girlgroup da YG Entertainment (equivalente ao BLACKPINK daquela época, inclusive em burburinho internacional, dadas as devidas proporções), e o 4MINUTE, girlgroup da Cube Entertainment, do qual participava a HyunA, que também era trabalhada como cantora solo pela gravadora (equivalente à dobradinha (G)I-DLE x Soyeon atual).

O 4MINUTE foi uma delicinha de grupo. Provavelmente, o meu predileto de sua geração (até hoje fico puto pelo show que elas fizeram aqui no Brasil em 2011 ter sido em São Paulo e não no Rio de Janeiro). E uma das coisas mais interessantes nele é que, olhando hoje em dia, podemos delimitar fases bem distintas do girlcrush que as gatinhas nos serviram em seus oito anos de atividade. Repertório esse que acompanhava o que era vigente de “girlcrush” de acordo com a época.

Entre 2013 e 2014, elas engataram uma sequência de titles assinadas pelo Brave Brothers (olha ele aí de novo), que já havia trabalhado com a HyunA em Ice Cream no ano anterior. Muitos dizem que esse é o período mais fraco delas em qualidade (em sucesso, as vendas foram lá em cima). Eu discordo. Tenho um grande amor por essa músicas, com What’s Your Name? sendo a mais legal em todas.

Acham a ideia de “urban futurista” do aespa original? Pois o Brave Brothers já havia feito isso com o 4MINUTE quase uma década atrás. O instrumental de “What’s Your Name?” parece saído de alguma fase de “Super Bomberman” para Super Nintendo, com aqueles sintetizadores alienígenas maluquinhos dominando boa parte dele. Só que toda a música vai se desenrolando num grande pancadão, com várias seções rebolativas e linhas chicletes que dão vontade de ir até o chão.

E aí entra a coreografia divertida, a HyunA sendo gostosa para a câmera (ela literalmente vai requebrando igual uma cachorra do funk em dado momento), o MV com elas indo no salão de beleza e, casualmente, descobrindo que começou um apocalipse zumbi que substitui sangue por batom e o resultado é só vitória para nossas vidas, irmãos.

“What’s Your Name?” é um comeback muito legal do 4MINUTE, que representou uma mudança de ares ao grupo lá atrás e adiantou várias coisas que o girlcrush exploraria. Outros MVs talvez tenham explorado a temática “apocalipse zumbi” com um pouco mais de profundidade (falarei de outros dois ainda esse mês, relaxem, onces), mas eu não perderia essa oportunidade de panfletar um hino bem injustiçado do grupo por aqui. Hehehe.

Como rolou com filmes de vampiro lá no post da Sunmi, existe uma imensidão de filmes de zumbis para vocês se aventurarem. Como a invasão zumbi de “What’s Your Name?” é bem “ooh, garotas, vejam só, tem zumbis ali”, vou indicar o excelente Todo Mundo Quase Morto (“Shaun of the Dead”), do diretor Edgar Wright (que também fez “Baby Driver”, “Scott Pilgrim” e outros).

Essa é uma comédia de terror onde vemos um “cara normal” da Inglaterra e seu amigo bebum + uma galerinha tendo que lidar com o fim do mundo. O grande lance aqui é que a história é contada com um cinismo irresistível, com o problemão todo de eles precisarem se proteger de mortos-vivos ser encarado dum jeito hilário e desimportante. É uma boa pedida para entrar no universo de filmes de zumbis, pois ele aproveita uma porção dos clichês do gênero, mas serve até para quem costuma ter medo de filmes de terror.

Dá pra alugar no YouTube se vocês quiserem consumir legalmente e dá pra catar “por aí” se não se importarem com isso.

Clique aqui para saber como colaborar com esse blogueiro.

Um comentário em “4MINUTE – What’s Your Name? | Casa da Árvore dos Horrores #04

  1. Shaun of the Dead é sensacional! Ano passado eu maratonei a “Trilogia Cornetto” (que só é trilogia em nome e pelo fato de serem comédias com os mesmos protagonistas, porque cada filme parodia um gênero diferente de cinema), e adorei!

    Tava pensando agora, o MV de “One&Only” da Go Won se encaixaria muito bem nessa série Casa da Árvore dos Horrores (o problema é a música)…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s