Kyary Pamyu Pamyu – Fashion Monster | Casa da Árvore dos Horrores #08

E o Dia das Bruxas já é amanhã! Sabrina Satto já desfilou por aí servindo Club Kids, SM já marcou festa com quase nenhum act velha guarda e matou fãs idosos de desgosto, Dragula já estreou e ainda ficaram faltando algumas delícias aqui para essa série curta.

Pra essa véspera, vamos com Kyarão e Nakata despirocando e xingando os ouvintes logo no segundo ano de atividades da lenda em Fashion Monster

Antes, é válido citar que a Kyary Pamyu Pamyu meio que tem uma música “oficial” de halloween chamada Crazy Party Night. O videoclipe dela é um luxo e evidencia bem o quando os olhos da Warner foram crescendo para a Kyary ao longo dos anos (e depois se fecharam, mas isso não vem ao caso). Contudo, como música, eu meio que cago para “CPN”, sempre achei ela uma versão menos interessante (ou surtada) do que de melhor o Nakata já produziu para ela.

Já quando o assunto é “Fashion Monster”, as coisas são o oposto. Kyary ainda estava em comecinho de carreira e a gravadora parecia não querer gastar tanto assim, com as filmagens se limitando a uma performance filmada por vários ângulos numa locação só + uns efeitos especiais. Ainda assim, esse calha de ser um dos releases mais ICÔNICOS dela em minha cabeça.

Pois a Kyary serve muito bem essa persona completamente maluca de vocalista de banda monstro debochada tirando sarro dos haters. A Kyary consegue fazer desse surto mental algo camp. Eu genuinamente consigo imaginar que, caso eu entre em algum buraco aleatório em Harajuku, eu acabe numa casa com seres assim que estão curtindo uma festa após assassinar transeuntes.

Luciano Huck

E o mais legal de tudo isso é que, no que se trata de “Fashion Monster”, o clipe, mesmo tão legal e divertido de assistir, é até pouco em relação à música. Sério: se vocês lendo aí chegaram até esse parágrafo e ainda não deram play no vídeo acima, façam isso agora!

Tenho certa que vocês sentirão o impacto logo de cara com a bateria vindo com força, com o instrumental ganhando mais e mais elementos enquanto a Kyary grita o título, com tudo virando um grande remix de alguma OST de videogame logo de cara deixando todo mundo desnorteado. E isso é só a abertura da música, que vai ficando cada vez mais pesada e degringolada conforme os minutos passam.

“Fashion Monster” é uma das grandes músicas da Kyary Pamyu Pamyu, do Yasutaka Nakata e do J-Pop do início da década passada num todo. Esse era o tipo de coisa que qualquer um que acompanhava o nicho sabia que viria a cada ciclo de lançamentos e estava pronto para se deixar levar, entendendo que o Japão é uma outra coisa e que a estranheza de lá é, justamente, o que torna essas bobagens algo tão especial.

Tem uma porrada de referências ao cinema de horror (e ao cinema fora do horror também, mas num twist aterrorizante) nesse videoclipe da Kyary. Contudo, fico com o mais clássico dele, o filme Frankenstein, de MIL NOVECENTOS E TRINTA E UM.

Contexto: nessa época, que é denominada como a “Hollywood clássica”, o estúdio Universal investiu em diferentes histórias clássicas de terror, como “Fantasma da Ópera”, “Lobisomen”, “Drácula”, “A Múmia”, e fez um monte de filmes (e continuações para esses filmes, e paródias desses filmes) que construíram um universos de “Monstros da Universal”.

“Frankenstein” ainda é bem icônico e impressionante de olhar. Há várias cenas emblemáticas, como a que o Doutor dá vida à criatura usando os raios de uma tempestade, ou a que a criatura é perseguida por moradores do vilarejo. E é sempre bom ter contato com esse tipo de cinema feito QUASE 100 ANOS ATRÁS para ficar de queixo caído com o modo como eles tramavam os efeitos especiais, construíam os cenários e pintavam quadros para servirem de “tela verde” nas filmagens.

Filmaço. Tá no YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s