NMIXX: novo girlgroup da JYP debuta com, possivelmente, a pior música da história do K-Pop

A JYP Entertainment é uma das “big3” da indústria fonográfica sul-coreana. A título de importância para o K-Pop, considero inclusive ela a maior entre as concorrentes no pódio. Embora não seja a de maior faturamento, foi dela que surgiu o Wonder Girls, que, basicamente, mudou a rota do que era o K-Pop na década passada, inclusive rompendo fronteiras e semeando o que viria a ser essa explosão internacional atual.

A reputação da JYP é grande e consolidada. Os artistas da gravadora setaram ou ajudaram a consolidar o que seria boa parte das tendências desse universo. Pensem no Wonder Girls fazendo isso de levar o K-Pop para os Estados Unidos e sendo o tripé do que seria a “era de ouro” com a segunda geração ao lado do KARA e do Girls’ Generation, pensem o miss A redefinindo o que é sexy concept para toda uma geração de ouvintes e na figura da Suzy como a queridinha da nação, pensem no 2PM fazendo a intercessão perfeita entre o público de idols coreanos e de idols japoneses, pensem no Twice surgindo do que seria o embrião da “geração Produce 101”.

Então, não é a toa que, no meio do ano passado, quando anunciaram que um novo girlgroup viria da empresa e que o single já estava à venda antes mesmo dele existir, um monte de gente correu para comprar. É a JYP que entregou uma porrada de debuts icônicos, a JYP que geração à geração muda os trilhos do K-Pop. O velhote não vacilaria, é claro que essa seria ainda outra estreia espetacular…

Sem eufemismos aqui: O.O deve ser a pior música da história do K-Pop. Jurava que ninguém seria capaz de tirar esse posto de “Comeback Home”, do 2NE1, mas parabéns para o NMIXX. Isso aqui está um cocô. Essa porcaria mal costurada do vídeo acima não são três músicas diferentes, sim uma só que junta três ideias diferentes em menos de três minutos de faixa.

Eu não vejo problema em músicas com quebras de elementos e andamentos. Claro, desde que isso seja bem feito. Red Light, do f(x), é um dos meus capopes prediletos da vida, pois sinto que o refrão é como se fosse um trem tentando voltar para trás, tão esquisito que é. I Got a Boy, do Girls’ Generation, vai e volta em duas ideias que acabam colando muito quando, no final, elas se fundem numa só. What’s Wrong?, do T-ara, mete um break maluco na bridge que é totalmente avulso ao resto, mas funciona na proposta camp do grupo. Egoist, da Olivia Hye com a Jinsoul, do Loona, enfia uma explosão de sintetizadores logo depois do primeiro refrão e joga a coisa toda prum lado ainda mais soturno quando entra o rap em seguida, e o resultado é de arrepiar. Num exemplo de fora do K-Pop, West Coast, da Lana Del Rey, enfia um segundo refrão que torna a experiência toda mais etérea do que se pode imaginar ao início da faixa.

O problema não é a ideia. O problema é a execução. A execução aqui é podre. Um lixo. Uma bosta. Uma merda. É como se cagassem na mão e esfregassem na nossa cara. Não tem NADA que grude uma demo na outra. Sequer tentaram fazer parecer que é orgânico. É LITERALMENTE uma junção de três coisas diferentes. E com a certeza de que isso vai ser sucesso. Porque provavelmente vai ser sucesso. Vai ser igual a bosta de “Next Level” (que provavelmente foi o template pra essa patifaria). Vai ser igual a Bahi do Kep1er. “O.O” e o NMIXX certamente vão acontecer. Seja na marra, por essa ser uma big3 e investir ao máximo, seja pela loucura dos fãs-de-algo-que-ainda-nem-existe-de-verdade, que talvez comprem o barato por a galera está sentando a mão nesse debut, aí irão meter uma de que as integrantes estão sofrendo ou algo assim. E o mais importante, ou o que deveria ser mais importante, que é a música, ficará de lado.

“Next Level”, “O.O”. Sério que esse tipo de porcaria que vai ser o K-Pop da nova geração? O tal grupo que a YG deve debutar esse ano será assim também? Eu sei que eu não estou mais na faixa etária, então, vocês que são mais jovens, me digam: os adolescentes atuais gostam de músicas assim? É algo de TikTok, porque a molecada não consegue prender a atenção coisa por muito tempo, aí não só as músicas ficaram drasticamente menores, como agora precisam juntar teasers diferentes no que já seria esse tempo reduzido de audição? Porque não é possível que isso vá ser a música pop daqui em diante.

15 comentários em “NMIXX: novo girlgroup da JYP debuta com, possivelmente, a pior música da história do K-Pop

  1. Caramba, concordo demais. Essa nova geração aí não é mais pra mim também, isso é horroroso, e mais; pode apostar que o novo grupo da yg vai vir nesse nipe.
    Depois pensava que eles não viria com mais iguais a In The Morning do ITZY.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Às vezes eu me sinto meio naquela história do rei nu com essas merdas tipo next level virando hit e esse troço aí que já deve ter gente defendendo. Será que tá todo mundo fingindo gostar ou REALMENTE gostam disso?

    Curtido por 2 pessoas

  3. A única coisa que eu vou salvar disso aí foi a ótima homenagem que a pessoa responsável pelo figurino fez a Viktor & Rolf. Jogo todo o resto no lixo sem dó nem piedade, e com a decepção de saber que esse é o k-pop daqui pra frente

    Curtir

Deixe um comentário