Com “Ditto”, NewJeans chuta Loona do meu top 100 de 2022

A segunda metade de dezembro é sempre meio caótica para blogueiros fundo de quintal, porque a gente começa a preparar nossas respectivas listas de melhores do ano e sempre fica um cagaço de uma Uhm Jung Hwa ou Jolin Tsai voltar aos quarenta e cinco do segundo tempo com concorrentes fortíssimas a SOTY, o que quebra um pedação do trabalho já preparado até então.

Esse ano, a palhaçada ficou a cargo do NewJeans, que trouxe como pré-lançamento de seu primeiro comeback uma música que é quase tão boa quanto “Attention”. E que bom que, até agora, eu só escrevi a primeira parte do top 100 de 2022, porque ainda dá tempo de chutar “Pose”, do Loona, da última posição e mexer na lista pra colocar Ditto lá em cima…

Olha, eu não sei o que é “Baltimore Club Dance”, minhas referências de música eletrônica de boate esfumaçada dos anos 90 estão limitadas a Chicago e UK, mas os exemplos que a galera foi postando no Twitter condizem bastante com a aura meio viajada do que parece ser esse teclado etéreo atrás enquanto rola essa bateria mais seca e analógica em evidência.

A mistura toda é, positivamente, muito estranha, com os vocais mais simples e delicados delas por cima de tudo deixando o resultado num híbrido de melancólico com requebrativo. Eu diria que essa é a música, huh, menos “idol” lançada esse ano por um grupo idol (em comparação, lembrem de Loonatic, do Odd Eye Circle).

Estendendo isso aí, “Ditto” me dá aquilo de não ser uma música da carreira principal de um artista pop, sim algo que parece mais uma participação desse artista pop como convidado num single de algum DJ ou produtor. É tipo “Freak”, da Estelle, que não parecia uma música da Estelle na época que foi lançada, mas é uma música da Estelle…

Um abraço para os produtores de Canada’s Drag Race: Canada vs The World, que conseguiram entregar uma das piores temporadas de Drags Race dos últimos tempos, mas reviveram essa aqui pra nova geração…

E essa capacidade de surpreender ao soltar trecos tão fora da caixinha é parte do que torna o NewJeans um dos grupos mais interessantes dessa nova geração. Não tem refrão explosivo, não tem ganchos tão grudentos, é estranhamente diferente do usual entre acts do K-Pop, mas já ouvi umas trinta e sete vezes desde hoje de manhã.

Ah, zero ideias de como esses dois clipes se completam e de qual a “lore” do grupo. Talvez eu já esteja velho pra isso.

Publicidade

Um comentário em “Com “Ditto”, NewJeans chuta Loona do meu top 100 de 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s