NewJeans capricha no MV e esquece da música em “OMG”

E o NewJeans realmente já está de volta com seu primeiro comeback “oficial” (porque Ditto tinha sido um pré-lançamento?), que, seguindo a linha adotada pelo grupo, simplesmente tá aí sem muito estardalhaço em divulgação, mas conseguindo fazer barulho por si próprio.

Confiram OMG e preparem as pedras para tacar nesse blogueiro em sua primeiro opinião “polêmica” (pffff) de 2023! ❤

Antes de tudo, eu acho que é sempre bom e válido ressaltar o quanto o NewJeans consegue ser, huh, interessante dentro desse cenário de rookies. O “método Beyoncé” adotado pela Ador/HYBE com elas, onde primeiro são soltos a música e o clipe e, só então, rola a divulgação, de fato, colou com o público médio. E isso se deve, em minha opinião, a três fatores:

1) as músicas delas costumam fugir um pouco do 101 de acts femininos atuais, de modo que já está se tornando tradição, mesmo com tão pouco tempo de grupo, esperarmos músicas menos derivativas vindas delas; 2) a estética y2k desenvolvida no grupo é muito bem feita, é sempre interessante acompanhar também os visuais delas; e 3) elas são da HYBE, então o hype já está lá por si só, elas já têm mídia a partir disso e podem “ousar”, já que não irão à falência nesse processo (oi, Loona).

Posto isso, “OMG” me satisfez muito como videoclipe, mas… meio que caguei para a música.

HAHAHAHAHAHA, o plot twist ridículo!

O MV é sensacional! A historinha delas não se lembrarem de quem são e estarem presas dentro de, literalmente, um hospício, é uma bobagem maravilhosa. Eu adorei que o vídeo começa todo sério, num conceito-Loona de “não saber se sou o que sou ou sou o que os outros dizem de mim” e “vamos nos encontrar”, só para o resultado ser a palhaçada acima, com uma das pirralhas jurando que é um celular. Acho que desde o Red Velvet atendendo psicologicamente frutas gigantes eu não via alto tão retardado assim no K-Pop.

E as coisas ficam ainda melhores mais pro final, com elas quebrando a quarta parede e tendo noção de que são o NewJeans, aí abrem a câmera e vemos que elas estão numa gravação de videoclipe, e voltam pro MV de “Attention” só pra meterem a cena assustadora da mina na banheira olhando pra câmera. E ainda rola, mais pro final, a piada antecipando as reações de adolescentes “woke” (pfffffff) na internet por usarem loucura como um tema pra clipe. Bom demais!

HUAHUAHUAHUA

O único problema disso é que, como música, achei “OMG” bem… qualquer coisa. Diferente do resto do repertório delas (cinco faixas, risos) “OMG”, pra mim, mistura muitos elementos, muitas ideias sonoras, e não vai a fundo em nenhuma delas. Calha de ser uma daquelas montanhas-russas meio mornas demais e que não me empolgam tanto. Ficarei com “Ditto” e o primeiro mini delas.

“OMG” tem um MV excelente, que mostra o quanto o NewJeans pode empurrar os limites do K-Pop, mas a música é bem qualquer coisa. Um comeback meio bom, o que já é metade superior ao que outras têm soltado por aí…

Quem jogou isso aqui? Não fui eu! Aposto que foi o Dougie!

Publicidade

7 comentários em “NewJeans capricha no MV e esquece da música em “OMG”

  1. OMG é melhor que Ditto? Não, mas eu gostei. É gostosinha de ouvir, leve, despretensiosa. Para mim é um contraponto legal à Ditto, que eu achei um pouco “pesada”, vagamente assombrada até, e muito menos “tradicional” no sentido musical, por ter poucos instrumentos, um ritmo que fica naquele quase-explode-mas-não-chega-lá, porque OMG é bem tradicional nos moldes, um bop Y2K sem tirar nem por.

    Não sei se gostei tanto assim do clipe. Fica meio óbvio que Ditto era sobre o relacionamento parasocial entre fã e idol à primeira vista, mas tínhamos N interpretações possíveis: as meninas do NewJeans sofreram um acidente e morreram e só a Heesoo as enxerga agora por culpa de ter sido a única sobrevivente; a Heesoo na verdade é louca e as meninas são amigas imaginárias dela; ou a mais simples e mais dolorida, que a Heesoo é simplesmente a “amiga” que nunca fez parte de verdade do grupo, por mais que ela tentasse, e que foi esquecida e deixada para trás com o passar do tempo.

    Mas OMG leva tudo para uma interpretação que eu detesto e que permeia a internet feito uma praga, que é o famoso “e se na verdade elas forem loucas e estiverem num hospício?”. Isso existe desde os primórdios na internet, todo desenho animado tem uma “teoria” assim. Na verdade, acho que eu detesto mais por não se levar a sério, e não apostar tudo na ideia ao dar para trás quando elas “percebem” que são o NewJeans e estão gravando um videoclipe. Mas eu sou assim, oito ou oitenta, né.

    Curtir

      1. Eu gosto mais da última interpretação, da Heesoo como a “amiga” esquecida (ou até a trainee que chegou longe, mas não conseguiu debutar com o NewJeans) porque é real. Acontece muito, até: acho que a maioria das pessoas já passou por essa situação e reconhece bem o sentimento – ser sempre a expectadora, nunca atriz das cenas; os olhares de pena e inquisição das pessoas ao te verem acompanhar/”gravar” algo do qual você não faz parte, porque elas /sabem/ que você não faz parte; reviver essas memórias tempos depois e entender que você nunca fez parte daquele grupo, mas não conseguir se desfazer desse laço por completo.

        O MV de OMG me desagrada porque esse “haha e se elas fossem todas loucas???” é uma saída fácil e covarde para agradar a galera do TikTok que não tem imaginação e não consegue interpretar metáforas e simbolismos, gente que prefere não encarar que a realidade dói mesmo. É mais fácil procurar saídas absurdas para questões mundanas. E é uma quebra de expectativa bem negativa para o NewJeans, que tem uma proposta mais “realista” de retratar a adolescência, como vimos através dos outros MVs.

        Fiquei revoltada.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Eu gostei mais do que de Ditto ¯\_(ツ)_/¯
    sobre o mv, o diretor pegou todos aqueles comentários e videos do tiktok sobre ficar doida e fez um mv a partir disso né, não entendo as críticas

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu gostei de OMG. Acho que ouvi tanto por causa do MV que a música acabou acertando muito comigo e não sai da minha cabeça. O MV, genial. Fazia tempo que eu não me prendia em algum grupo com conceito e o mais legal é que eles tiram sarro disso. Outra coisa interessante, tem um canal no YouTube chamado “Ban Heesoo” que seria a guria do MV de Ditto e lá tens as filmagens que ela fez, eu achei isso muito legal. Fico muito curiosa sobre o que virá delas daqui pra frente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s