XG enfim se joga de verdade no K-Pop atual com “Shooting Star”

Tinha achado meio bosta, mas mudei de opinião. Que coisa, não?

XG é algo curioso de ser observado dentro do xadrez que é o mundo do entretenimento asiático. O Japão tem um dos cenário fonográficos mais fortes do planeta, mas ele sempre foi fechado em si mesmo. É uma autossuficiência louvável, de modo que nunca foi uma preocupação de produtores e engravatados de gravadoras grandes por lá se preocuparem em expandir essa cena musical como soft power, tal como outros ramos do entretenimento nipônico (animes, mangás, jogos) fazem, ou como a Coreia do Sul faz.

O K-Pop foi um sucesso na última década e colocou a Coreia do Sul no mapa. Inclusive no próprio Japão, com ondas hallyu enormes por lá. Rolou até uma parceria entre a MNET e o AKB48 no Produce 48. E creio que o IZ*ONE só não foi ainda maior na terra do Goku por causa da pandemia.

Essa introdução enorme só para dizer que tal mentalidade fechada de produtores japoneses, aparentemente, está começando a mudar. E o XG é um reflexo (pequeno, mas mencionável) disso: um grupo de japonesas formado, pela avex, mas que tem com foco principal o mercado fonográfico coreano.

Elas debutaram ano passado com a ótima Tippy Toes e fizeram seu primeiro comeback com a péssima Mascara. Mas acho que “Shooting Star” é a primeira vez em que elas, de fato, me soam como um grupo de K-Pop. Pois a música carrega todos os maneirismos estéticos sonoros e visuais que uma porção de grupos dessa mesma linha urban têm apresentado atualmente.

Os versos com batidas mais secas estão lá, a mudança de melodia no refrão também, o contraponto entre o mais agressivo (masculino) e o mais adocicado (feminino) também. Pra ser uma música do BLACKPINK, só faltou a virada de chave no final que o Teddy sempre coloca. E o melhor é que essa seria uma música BOA do BLACKPINK. Pois “Shooting Star”, embora tenha me confundido um pouco no começo, se mostra um negócio bem agradável e sing-along com o tempo.

Aí a gente vai pro MV, que reforça ainda mais essa “cara K-Pop”, bem opulente, com os fundos verdes e vários efeitos visuais que grupos como IVE e LE SSERAFIM têm ostentado. Nessa, o XG realmente entrega algo que “é” K-Pop, mesmo vindo de um grupo japonês cuja ideia era emular K-Pop. Muito confuso ou dá pra entender fácil?

Enfim, música muito legal, MV muito legal. Janeiro não teve muita concorrência, mas acho que mesmo se tivesse tido, “Shooting Star” seria um ótimo destaque. Só falta agora elas começarem a chamar atenção dentro da Coreia do Sul e não só do Japão.

Publicidade

2 comentários em “XG enfim se joga de verdade no K-Pop atual com “Shooting Star”

  1. A grande diferença dessa pra uma música do blackpink 101 que mil grupos lançam é que as integrantes do xg tem TANTA personalidade, vocais competentes, dançam pra caralho, que faz uma música just ok virar uma coisa verdadeiramente ÓTIMA, da vontade de acompanhar o grupo, essa música jamais seria do blackpink porque o teddy não daria uma demo tão redondinha pra elas sem tentar transformar em algo pedante, o único “problema” do xg pra mim são as letras meio joviais demais, mas de resto são as boas sim, inclusive a bside delas tá MARAVILHOSA pra esse comeback tbm https://youtu.be/-oj-9QqpQ4s

    Um r&b meio FLO, vale a pena conferir

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s