Top 10 músicas da… Taeyeon!

Dentre as pautas que eu gostaria de ter coberto, mas estava ocupado demais no curso de fotografia, teve o aniversário de 35 anos da Taeyeon em março.

Considero a Taeyeon um caso extraordinário dentro do lore da SM. De 2015 pra cá, a gravadora investiu em debutar uma porção de suas integrantes de girlgroups como solistas. Amber, Tiffany, Seohyun (que, pra mim, tem o melhor EP em todos), Luna, Hyoyeon, Yuri, a saudosa Sulli, Wendy, Joy, Seulgi (e ainda teve a Jessica e a Victoria fora da SM). Mas a única que estourou de verdade foi a Taeyeon.

O bom dessa história é que, na maior parte do tempo, o repertório da garota propaganda do Corega Tabs é realmente bacana, com músicas que fizeram um barulho considerável quando foram lançadas e sobrevivem até hoje em minha playlist.

Dito isso, resolvi montar um top 10 de aniversário atrasado com as minhas faixas prediletas dela. E não, esse post não foi patrocinado pela leitora Senhora Taeyeon, mas caso VOCÊ AÍ queira me mandar um pix para que eu escreva sobre algo que VOCÊ AÍ tenha vontade, minha chave é meu email: igorlunei@gmail.com, me mande dinheiros!

10. Why

Essa é uma graça. Reflete bem o que estavam fazendo no K-Pop em 2016 com essa sonoridade tropical, que colou muito com o vocal mais forte da Taeyeon. A parte final, quando entra um coral dela mesma como backing vocal é puro bliss.

9. Cover Up

Ainda nessa linha de músicas mais refrescantes e dançantes, logo no álbum seguinte ela soltou uma versão ainda melhor com “Cover Up”. A letra é bonitinha e delicada, com o batidão house atrás levando a gente para as pistas de dança.

8. I Got Love

Aqui é puxo luxo. Não acho a Taeyeon particularmente atraente, mas ela está sexy pra caralho aqui. Na música toda, parece que ela está tentando vender uma personagem de uma viúva que assassinou o próprio marido dono de um esquema de extração ilegal de diamantes e agora está pronta para assumir os negócios. Instrumental excelente, aquele metal meio esquisito que entra após o refrão é uma quebra de expectativa maravilhosa. E a bridge? A bridge!

7. I

Em retrospecto, acho que grande parte do sucesso da Taeyeon como solista é resultado de “I”. O Girls’ Generation era conhecido por faixas mais popzonas e dançantes, e justo a líder nele debutar com um baladão rockish Alanis Morissette de encerramento de anime foi algo. Eu adoro tudo aqui, do quão grandioso (e japonês) é o instrumental, até à participação do Verbal Jint. Vamos lá, todo mundo: BITCHES IN THE SKAIIIIIAIAIAIAIAIAIAAAAI…

6. Weekend

Embora hoje seja engraçado pensar que isso aqui é uma música/clipe sobre aproveitar o fim de semana depois do trabalho que foi lançado bem no meio da pandemia, “Weekend” é uma joia desses últimos anos. Ela pega o que estava dando certo de “Say So” e adiciona um pouco da magica citypop que o pop asiático estava respirando ao momento. O resultado é uma das músicas mais simpáticas do catálogo da Taeyeon, com um dos refrães mais sing-along dela.

5. Hate That…

Fãs mais puristas irão ficar com raiva por eu deixar de incluir uma solo dela para exaltar novamente esse feat. com o Key, ainda mais alta assim na lista, mas, HEY, isso aqui é bom demais! O som na guitarrinha lá atrás com os sintetizadores eletrônicos na frente e a maneira mais melancólica como os dois cantam… nossa, é pura magia. Se pá, um dos meus duetos prediletos do K-Pop, hein!

4. 11:11

Um monte de gente, aqui no Brasil inclusive, tenta soltar esses números mais emotivos usando o violão como um guia principal, e quase sempre eu detesto o resultado. Mas a Taeyeon coloca uma interpretação vocal tão boa aqui que é impossível sair incólume. Tem uma melancolia no jeito que ela canta, de modo que as melodias mais simples ganham um gás sentimental super bonito.

3. INVU

Aaaarrgh, “INVU” ainda bate tão forte! A construção toda da letra dela falando que não pode mais amar a pessoa, mas não consegue não amar, mesmo sendo um amor meio merda, onde ela se perde, se abandona e se fere, só pra no ápice do refrão ela dizer que então INVEJA A PESSOA, justamente quando, no MV, ela de Cupido solta a flecha… Uau, só uau! É assim que músicas de dor de cotovelo devem ser!

2. Something New

Eu também adoro a letra dessa aqui, que me soa como uma reflexão da própria Taeyeon a respeito da vida idol e de como idols precisam pintar uma realidade de felicidade ao público, sendo que as coisas não são bem assim. Mas o charme mesmo de “Something New” está no quão espertas são as viradas de chave na música, que são replicadas no MV, com ele ficando em preto e branco quando as coisas são mais caóticas (se ainda não tiverem assistido a ele, garanto que terão surpresas). Se eu tivesse que indicar qual a “melhor” faixa dela, seria essa aqui. Porém, essa é uma lista com as minhas favoritas, então não tem como “Spark” não ficar no topo…

1. Spark

“Spark” meio que já parte com vantagem nessa lista, porque (e lá vem história triste) ela foi lançada bem quando eu estava no ápice da minha depressão (já tratada, não se preocupem), de modo que a letra sobre acender a faísca dentro de si e seguir em frente, que aqui é usada como uma metáfora para seguir em frente após o término de um relacionamento, funcionou como um mantra para que eu seguisse em frente e superasse meus próprios problemas. Para além disso, “Spark” é uma música lindíssima, que vai numa crescente empolgante e dá aquele formigamento no peito toda vez que chega no refrão. Minha favorita dela.

E as de vocês, quais são?

Conte tudo pra sua mãe, Quico!

13 comentários em “Top 10 músicas da… Taeyeon!

  1. Não acredito que precisei fazer um pix pra você elencar suas 15 músicas favoritas do SHINee em comemoração aos 15 anos do grupo em 2023, mas você deu esse presente DE GRAÇA pra Senhora Taeyeon… Está claro que você tem as suas favoritas…

    Bom, registrada a minha indignação, vamos ao conteúdo do post. As minhas músicas favoritas da Tidinha da Coreia que estão nessa lista são as mais soturnas – ou seja, I Got Love e Something New. Mas as MELHORES delas são definitivamente Better Babe, Toddler e My Tragedy. Sério, obras-primas. AMO a interpretação passional dela, o desespero e melancolia impressos em cada nota. É lindo de morrer. Vida longa à nossa garota propaganda da Plenitud Protect Plus!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Em defesa dele, podemos dizer que esse top 10 foi uma forma dos dois selarem a paz depois da treta por ambos terem gostado de músicas recentemente lançadas e com qualidade altamente questionável (se bem que acho meio difícil acompanhar K-pop e não gostar de pelo menos uma música com qualidade altamente questionável)…

      E justiça seja feita, pra Teião o Lunei só fez um top 10 em vez de um top 35 pelos 35 anos (alegados) de idade dela; pro Shinee ele fez um top 15 pelos 15 anos do grupo, bem organizadinho, e nem mesmo colocou “Juliette” na lista pra fazer piada associando o grupo à ex-BBB (embora eu goste bastante de “Juliette” – a música do Shinee, no caso).

      Curtido por 1 pessoa

  2. Lunei você é um anjo, obrigada por lembrar da nossa velha jovem senhora.

    Sobre as músicas, eu gosto de muita coisa dela, ela basicamente é o que eu mais escuto no Spotify, fora de ordem as que eu não conseguiria viver sem ouvir:

    – Spark: a melhor title track da carreira, ela super medicada dançando com a energia de 2 jennie (te adoro jennie), e ela é realmente aquele tipo de música que te dá uma força de enfrentar TUDO e TODOS, fico feliz que você se recuperou, e bultiya na depressão!

    – Can’t Control Myself e To.X: Essas vão ocupar o mesmo lugar, CCM é um marco, e To.X deve ter sido o melhor mini álbum dela.

    – My Tragedy: Eu tenho o mesmo sentimento que os peitos do MinHo quando escuto essa música, ela me arrepia do jeito que ela canta, ela é perfeita.

    – Drawing our Moments: Amo demais, ela simplesmente quebrou barreiras, fez uma música romântica triste alegre ao mesmo tempo, uma diva.

    – Fabulous: É a música pra se sentir gostosa, e eu me sinto muito gostosa e rica quando escuto essa música, ela canta do jeito que uma It girl arrogante deveria cantar, eu sou maravilhosa, uma obra de arte, e vocês não me merecem.

    – Melt Away e All for Nothing: Duas no mesmo lugar de novo sim, To.X é de longe meu mini favorito dela, é o meu Purpose dos mini, e essas duas músicas são sensacionais, demorei pra gostar de Melt Away, mas quando eu gostei, eu gostei.

    – Better Babe: Tem uma parte dessa música que me arrepia, quando ela cantou no The Unseen, com o melhor cabelo da vida dela, a cor perfeita e ainda aquela roupa preta exalando toda a sexualidade de uma velha foi minha morte.

    UR, Time Lapse e I’m Ok: Adoro demais essas três, Fuck you Baby!

    Ainda tenho mais favoritas mas já escrevi demais, te amamos Taeyeon, você é a maioral.

    Curtir

  3. Parabéns pra nossa Téião!

    Adorei a lista, e ainda faria uma meção honrosa à Rain… Sei que é um Station (a SM ainda faz isso?), mas essa é de longe uma das minhas favoritas, a interpretação da Téião é linda, a letra é linda, a melodia é linda… Tudo é perfeito nessa música.

    Curtir

  4. Adoro Something New que é para mim, disparado, a melhor title track da Taeyeon.

    Faltou Can’t Control Myself (hino injustiçado) e algumas b-sides. Minha santíssima trindade é Something New, Circus e Some Nights.

    Ainda bem que mais alguém reconhece que a Seohyun teve o melhor álbum de debut das solistas da SM. Pena que hoje em dia ela só atua, porque eu daria um rim e 10 anos de expectativa de vida por outro álbum dela nessa mesma vibe – aliás, acho que o mini dela foi injustiçado por conta do momento; se tivesse sido lançado uns três anos mais tarde, as pessoas teriam entendido melhor a proposta. Não sei o que tinha na água da SM em 2017, mas conseguiram lançar duas excelentes solistas (Seohyun e Luna) e nenhuma obteve grande sucesso. Vai entender a cabeça do grande público.

    Curtir

  5. Pra ser sincero, não me interesso muito pelo repertório da Taeyeon. Não por culpa dela, mas porque ela é bem conhecida pelos baladões dela, e não é o tipo de música que eu escuto com muita frequência…

    Isso posto, acho a voz dela linda e, mesmo não sendo fã de baladas, gosto de “I” e “U R”. E não dá pra não reconhecer que ela conseguiu se consolidar como uma das maiores solistas no mercado de k-pop, o que não é fácil nem mesmo pra idols de grupos de paredes inquebráveis. Parabéns pra ela!

    (isso posto, o melhor nome artístico de uma ex-SNSD segue sendo o da lendária DJ HYO, todo escrito com o Caps Lock ativado só pra reforçar o quanto ela é lendária)

    Curtir

Deixe um comentário