Raspa no tacho (18/06/2024): ATARASHII GAKKO!, BABYMETAL, Yonezu Kenshi e outros jotapopes pra vocês!!!

Entre um jogo da Inglaterra e outro do Botafogo, passei um tempinho aqui ficando em dia com o que de mais crocante saiu dentro do mundinho do J-Pop nos últimos dois meses. Dessa leva, já tinha me viciado nos álbuns da Sheena Ringo e da Daoko. Agora, catei mais DEZESSEIS deliciosos bops para minha playlist. Todos são maravilhosos a sua maneira, muitos são de figurinhas carimbadas em tops aqui do blog, falarei de cada um a seguir.

ATARASHII GAKKO! – Fly High

Essa aqui das esquisitonas do Atarashii Gakko! é tema de um anime chatão de boxe que eu costumo fingir que nem existe quando vou cobrir lançamentos da temporada. O anime é um saco, mas “Fly High” é sensacional: um EBM soturno e energético com elas falando uns negócios de coach por cima. O pacote todo é tão hecatômbico que já se tornou um dos meus bagulhos prediletos desse ano. Assim como essa outra aqui…

Ako – Lazy

Nos últimos três anos a Ako vem soltando números roqueiros esquisitinhos e viciantes que me remetem a trecos radiofônicos do início da década passada. “Lazy” segue nessa toada, sendo um j-rockish que bandas de garotas, com Scandal, PUFFY, ou The Brilliant Green nos entregariam, só que com uma interpretação estoica da parte da Ako que deixa as coisas ainda mais icônicas. Sou um sujeito simples e previsível em meus gostos musicais, então é óbvio que essa aqui também já é outra das minhas prediletas de 2024 até então.

Kamiya – Incomplete Makeup Pouch

O Dougie também é bem previsível, então tenho certeza de que se ele der play nessa mina aqui, irá se apaixonar por “Incomplete Makeup Pouch”. Porque é bem o tipo de coisa que ele diz que é babilônica lá no Pop Asiático.jpg: um dance safado de diva pop japonesa anos 2000 que parece uma mistura de Morning Musume com “Just Dance”, da Lady Gaga.

REIRIE – Silly Garden

Seguindo na seara de esquisitonas do dance japonês, essas duas estranhas aqui parecem que enfiaram uma bala pra dentro pra servir esse instrumental surtado (e aleatoriamente fofinho?). É como se o Jaden decidisse perder as amarras sonoras com o ARTMS ou algo assim. Um hino.

Ryokuoushoku Shakai – Yasai Ondo

Toda vez que eu monto esses pacotões, ou mesmo os tops de fim de ano, tenho certeza que aparecem várias músicas que vocês devem ficar pensando “o Lunei deveria parar de indicar esses trecos muito japoneses, pois o que queremos é CAPOPEEE”. Mas, HEY, vocês deveriam gostar das demências nipônicas que eu gosto, porque essa porcaria aqui misturando rock com instrumentais folclóricos falando sobre VERDURAS é puro amor! ❤

Eve – INSOMNIA

Já essa aqui é da fatia “muito otaco pra mim” de vocês. Eu nem sei se “Insomnia” está como OST de algum anime da temporada, mas toda ela soa mesmo como o tipo de faixa que é usada em trilha sonora, e eu adoro isso.

ExWHYZ – Sweet & Sour

Voltamos para a gaveta de “garotas malucas” com o ExWHYZ, um dos grupos mais legais do J-Pop atual. Eu adoro como “Sweet & Sour” mistura uma proposta mais orquestral bonitinha em uns sintetizadores eletrônicos que parecem saídos de um videogame antigo. O ExWHYZ quase sempre acerta muito, e aqui é uma dessas vezes. Já ouvi umas quarenta e seis vezes.

Maika Matsuya – Nekonoko

A graça nessa é o comprometimento quase agressivo de tudo aqui em parecer um release de 1984 em vez de um release de 2024. O instrumental synthpop, a afinação da mina, o modo como tudo tá masterizado, o videoclipe trash. Uma maravilha! ❤

Frederic – Cyan

Eu tenho total noção de que essa banda jamais conseguirá lançar uma música tão boa quanto Onlywonder, mas é ótimo ver que eles seguem tentando. Essa também é fabulosa.

Yonezu Kenshi – Mainichi

Dias desses eu tinha reclamando que aquele RM, do BTS, tinha tentado lançar uma música ao estilo “Happy”, do Pharrell Williams, e falhado miseravelmente, pois não sabia cantar. O Yonezu Kenshi sabe cantar.

ALI x Hannya – Professionalism

Pra quem também amou Lost In Paradise, essa aqui segue a mesma vibe de funkzão/disco cheio de camadas e ultraenergético que vai subindo um negócio enquanto a gente escuta.

BRADIO – Stepper’s Fight

Icônicos veteranos do BRADIO fazendo mais ou menos a mesma coisa, mas com uma pegada menos explosiva. Pra mim, igualmente excelente.

Mao Abe – To Go Forward

Falando em veteranos de guerra, eu nem sabia que a Mao Abe ainda estava na ativa. Não sei se consigo comprar a imagem kawaii do videoclipe com ela batendo trinta e cinco anos na cara, mas entre as gatinhas de voz fina dos anos 2000 que faziam esse pop/rock/country que a Kana Nishino seguiu, ela sempre foi uma das melhores. Segue assim.

Kairi Yagi – Recall

Essa é aquela mina do videoclipe do fantasma lá de 2 anos atrás. A mistura de pop com rock e ska dela é muito boa. Podem ouvir.

BABYMETAL x ‪Electric Callboy‬ – RATATATA

Isso aqui está uma merda, mas adorei.

Ano x Lilas Ikuta – Ze Ze Ze Zettai Seiiki

Por fim, a Ano, que não é a Ado que fez sucesso, nem a Ako fave minha lá de cima, se juntou com essa outra mina aí numa produção do TK from ling tosite sigure. Ela parece ter costas quentes na indústria. Antes foi a Sheena Ringo, agora o TK. Bom pra ela.

3 comentários em “Raspa no tacho (18/06/2024): ATARASHII GAKKO!, BABYMETAL, Yonezu Kenshi e outros jotapopes pra vocês!!!

  1. essa raspa foi de fuder quanta música boa… essa do ag! me deixou tão, TÃO feliz quando eu ouvi o ag! calling. eu não tinha gostado muito de tokyo calling, então fui com as expectativas meio baixas pra esse primeiro full pós-guinada sonora depois de elas terem assinado com a 88rising e… caralho, que batidão INCRÍVEL, talvez o MELHOR da carreira delas. melhor que freaks, melhor que pineapple kryptonite. agora só falta elas virem pro brasil e eu viver meu romance de uma noite com a suzuka ❤

    that said queria muito que o yonezu voltasse a ser hachi e fazer música com vsynth o mano realmente virou o ed sheeran do sol nascente acho que não tem uma música dele que colou comigo sem ser kick back

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário