Dia desses passou na timeline um comentário de alguém que dizia que o Red Velvet é um dos únicos grupos que, mesmo acontecendo um monte de coisas que poderiam ferir a imagem delas, não morre de jeito nenhum. Aí o tuíte listava as coisas, que não me lembro quais eram todas, mas dá pra puxar pela memória o debut com os vários problemas com o Japão no MV, os escândalos com a Irene e a maquiadora, e parece que tiveram relacionamentos com famosos que as fanbases não gostaram (isso aí eu passei batido).
Enfim, após um tempão sem comeback (elas não lançam nada desde Queendom, em agosto de 2021, sabiam?), as cinco penas arrancadas do anjo que caiu do paraíso estão de volta com Chill Kill, que é uma daquelas titles que provocam reações extremas por causa da estranheza. Eu adorei, e vocês que não curtiram têm péssimo gosto…
Isso aqui tá muito bom. À essa altura do campeonato, não tenho mais tanta paciência para ficar desvendando semioticamente os clipes delas para muito além de entender que há no Red Velvet essa pegada “somos gatinhas creepies que parecem estar em algum culto satânico e praticam coisas escusas enquanto cantamos sobre sacanagem”, e está tudo bem. O MV segue lindo, eu pesquei umas referências a “Mommie Dearest” aqui e ali, Joy segue GOSTOSÍSSIMA, Seulgi poderia me matar que eu deixaria e a Yeri, agora que está chegando aos vinte e cinco, tá começando a ficar gata também. Ahein, a régua de idade mínima para garotas em girlgroups abaixou tanto que a Yeri nem é mais referência em “pirralha” (ou o tempo que passou e todos nós envelhecemos mesmo).
Sobre “Chill Kill” como música, eu já fui comprado logo na primeira audição. E levando em conta que tem uma semana que isso aqui saiu, eu já devo ter escutado sei lá quantas vezes de lá até aqui. Sei que uma galera não curte tanto o “lado velvet” das cinco granulomas nos piercings mal cuidados de agaliarept, principalmente quando vão numa levada mais urban, que é o caso de “Bad Boy”, “Psycho” e dessa aqui, mas as duas primeiras foram músicas que cresceram bastante comigo (talvez por serem mais “simples”, e aí nunca cansam) e essa aqui já me encantou de cara, então, yay, vitória!
Talvez o que faça “Chill Kill” ainda mais especial que as outras duas é esse refrão que vai prum lugar totalmente diferente. Os versos seguem nos batidões rebolativos pra dar uma mordidinha no lábio inferior e ir descendo até o chão com a mão no peito, mas aí chega o refrão rola uma explosão mais cintilante, mais encantada, diria até que meio catártica lá nas últimas repetições depois da bridge.

I’m not mad at you, I’m mad at the dirt
É como se o Red Velvet aproveitasse esse momento de bliss pra gritar que é para os fãs (pode entrar, Wendell Gosto Meu) que é para eles, de fato, não pensarem no amanhã, deixarem a tristeza de lado, porque o brilho (delas, ou mesmo da experiência de ouvir o Red Velvet) é eterno. E aí, entram junto umas metáforas ligadas a fim (sol se pondo, “fim dos tempos”), e tudo soa como uma despedida acalorada ou algo assim. Eu não acho que o Red Velvet vá disbandar tão cedo (por incrível que pareça, a SM deve manter elas unidas tal como o Girls’ Generation), mas é como se isso fosse um ponto final, mesmo não sendo, sacam?
“Chill Kill” é dessas músicas que conseguem me bater bem fundo. É bonita, é tocante, é forte. Ela pode servir como trilha para diferentes coisas na vida a depender do ouvinte. Comigo, por exemplo, parece colar como um OST de fim de faculdade (já estou com os dois trabalhos finais das duas únicas disciplinas que faltam em andamento aqui para entregar, falta menos de um mês pro fim do último período). Dá até pra pegar a letra por um lado ainda mais pessoal, porque a experiência de fazer essa segunda graduação não foi boa por N motivos, então enfim terminar ela, de fato, tem sido catártico, tal como esse refrão. Mas dá para usar em outros contextos também. Tipo, estamos na segunda metade de NOVEMBRO já, literalmente já é o final do ano, então pode servir como uma dessas músicas onde a gente vai repensando o que fez ao longo dos meses e por aí vai.
Isso posto, o Red Velvet segue como um dos poucos acts no K-Pop atual que conseguem ir além em seus releases, que conseguem levar o que elas apresentam pra um nível a mais. Não tenho qualquer problema com o capopão fast food divertidão feito a toque de caixa da semana, não entendam errado. Mas são comebacks como “Chill Kill” que ficam para a posteridade.
Álbum ótimo, btw.
Não poderia concordar mais. Muitas e muitas metáforas que poderiam ser feitas.
Me pegou de primeira também, esse refão me levou para lugares incríveis, a forma subjetiva que dá pra interpretar a letra deixa tudo mais lindo ainda.
Se isso for o adeus mesmo, fico contente que seja dessa forma, é uma forma de deixar o nosso coração quentinho e não algo “abrupto”.
Álbum uma delícia, title maravilhosa, MV bélissimo, e elas estão lindíssimas… Tudo on point.
Amei ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu suspeito que umas duas ou três delas vão vazar da empresa com o fim do contrato nos 10 anos do grupo (a Joy mesmo ta p# da vida com a SM por causa das promoções porcas e estratégias que parecem mais boicotar elas do que ajudar, inclusive as promoções nos programas de TV só vão até semana que vem)
Resta saber se a partir de 2024 vão comemorar os 10 anos estilo f(x), com elas pulando do barco e só rolando uma notinha e post de instagram, ou nipe SNSD, que quando completou a década foi pra geladeira da empresa e vive de menções pontuais ou comeback comemorativo em aniversário redondo (Ou são outros tempos e como quase todo act da SM ta na merda elas ainda recebam um mini por ano durante um tempo??? quem sabe…)
CurtirCurtir
Eu real acho que vai ser como o SNSD. Devem fazer um comeback de comemoração ano que vem e bater ponto de tempos em tempos, com uma ou duas delas engatando uma carreira solo (chuto Wendy e Seulgi mesmo).
CurtirCurtir
Eu fiquei com muito ódio, tava até triste pensando no disband, mas sinceramente é a melhor saída, SM promoveu melhor o “Drama”, tá promovendo melhor o “To.x”, ambos são mini, e o Red Velvet com um Full depois de 6 anos não teve nem metade das coisas, acham que fizeram muito os vídeos individuais e as fotos em conjunto.
CurtirCurtir
Eu detesto como a blogosfera subestima e odeia Feel my Rhythm, tudo bem não gostar de Birthday, é uma música que demorou a descer, e mesmo Birthday não é tão tenebrosa do jeito que falam, mas FMR é uma coisa LINDA, é mais do que uma música, é uma obra de arte, eu não consigo entender como falam mal dela, sem falar dos visuais, do MV, das referências as obras de arte
CurtirCurtir
O que é Feel My Rhythm?
CurtirCurtir
Uma música maravilhosa que surra a carreira do NewJeans sem esforço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agora vou falar de Chill Kill, eu amei, em todos os sentidos, a title ela mexe com os sentimentos, coisa que o red Velvet sempre faz, não existe meio termo, ou você ama ou você odeia, e isso é maravilhoso, elas são imprevisíveis, incríveis, eu amei o Refrão, acho que se a música fosse mais animadinha seria melhor ainda.
Sobre o álbum, minha favorita é de longe Underwater, as outras músicas são muito boas, mas Underwater é diferente, ela me lembra as melhores faixas do Perfect Velvet, é a junção de Perfect 10, Kingdom Come e até um pouco de I Just.
Acho que não vão dar disband, grupo da SM não dá disband nunca, e eu acho que elas tem muita gratidão pelos fãs, eu me lembro delas durante a R to V na Europa chocadas com a quantidade de gente que sabia cantar as músicas e conheciam elas, mas acho que elas vão negociar novos termos, acho que a melhor saída pra elas é criar uma “SJ Label” do Red Velvet.
Queria que todas saíssem da SM e fossem pra uma empresa nova, tipo o BB Girls, mas acho que a Joy vai pra P-Nation por conta do namorado nojento dela, enfim, que sejam felizes, amo todas.
CurtirCurtir
Quem é o namorado da Joy? Estou totalmente por fora lol
CurtirCurtir
É o Crush, ela tem até feat com ele, ele fez uma música “pra ela” e a letra da música é basicamente ele dizendo que não pode viver sem ela, creepy.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fizeram para nós mulheres meio reveluvs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei bem qualquer coisa, como os últimos lançamentos delas. Eu fico mais irritado quando uma música é meh do que quando é ruim, porque pelo menos eu ouço várias vezes pra ver o quão ruim é e se eu não to errado (Red Velvet tem várias desse pacote comigo). Essa eu ouvi uma vez quando saiu, outra vez agora por causa do teu texto, e só o f(x) sabe quando ouvirei de novo (provavelmente nunca). Boa noite glr :*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei da title e do álbum. Uma das melhores coisas que o Red Velvet lançou em anos, e o álbum está bem redondinho, tracklist estupenda.
Acho que o RV não disbanda não, é uma situação bem diferente do que aconteceu com o f(x): com as meninas do f(x), a SM tinha mais a ganhar com atividades solo (Vic na China, Krystal como atriz) do que com comeback do grupo, era natural que eles engavetassem qualquer projeto que pudesse comprometer o ganha pão; fora que na época (lá pelos idos de 2015, 2016) a SM tinha o SNSD ativo e o RV crescendo em popularidade, perder o f(x) não iria fazer tanta diferença para eles. Hoje o RV é o principal girl group ativo da SM e só o aespa não sustenta a casa, não é possível que eles deem esse tiro no pé. Mas daqui para frente, provavelmente teremos menos comebacks e mais projetos solo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O que me irrita em Chill Kill é que para mim se não fosse esse refrão a música seria 100% pra mim, porque o início com aquele instrumental clássico parecendo de filme de terror misturado com aventura tava me ganhando. O mv tbm me decepcionou um pouco porque pensei que iriam usar a estética da primeira versão com os vestidos pretos.
Já o álbum até curti, Underwater é minha favorita.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah, mas acontece. Eu gostei da mudança de tom, mas não é a vibe de todo mundo.
Achei as fotos do álbum e conceito FANTÁSTICAS. A direção criativa da SM está com tudo esse ano. Eu já olhei todas as roupinhas das velvetas para me inspirar a costurar umas peças para os eventos de fim de ano kkkkkkkk.
CurtirCurtir
Eu não sei bem se a SM enxerga o RV como o grupo feminino principal… Talvez musicalmente o aespa não renda tanto quanto o red velvet, mas nos números elas seguram
CurtirCurtir
Musicalmente o aespa vende muito bem, mas em termos de CFs, fashion jobs etc, elas ainda estão engatinhando por serem basicamente rookies. A Irene é o rosto dos CFs (especialmente de maquiagem), e com a Joy e a Yeri fazendo mais doramas, elas acabam tendo mais exposição. A Seulgi já participou de vários realities e é embaixadora de algumas marcas (ela até foi embaixadora da Converse), e a Wendy é a powerhouse musical que aparece nesses programas tipo Masked Singer.
Normal que a SM priorize a estabilidade lucrativa do RV ao invés de arriscar muito e investir tudo no aespa, ao menos por enquanto. A empresa até pode ser horrível em muitos aspectos, mas infelizmente a SM é uma das poucas companhias que consistentemente dá comebacks elaborados para os acts mais antigos, e que se esforça para fazer promoções solo dos membros do grupo. Acho que a melhor saída, como você falou num comentário acima, seria criar uma sub-label para o RV, porque sinceramente não vejo nenhuma das cinco fazendo sucesso estrondoso fora da SM.
CurtirCurtir
Concordo totalmente com você, a SM pode ser péssima mas as músicas dela e os trabalhoso artísticos sempre tem algo a mais.
RV na verdade deve ser o grupo mais forte do Kpop pela quantidade de escândalos que tiveram né? Acho que só a seulgi se livrou, seria burrice a SM largar delas, ao mesmo tempo, a SM pode investir pesado no aespa em todos os sentidos, adoraria que a Cupcake Records desse certo, as 5 iriam pra essa empresa delas e seriam felizes.
CurtirCurtir