O “Armageddon” do aespa não é tão apocalíptico, mas ainda assim é destruidor

aespa atingiu um nível alto de sucesso ao conquistar um daqueles perfects all kill com a ESPETACULAR Supernova, então minhas expectativas para a tittle desse primeiro full album delas estava bem alta. E hoje, enfim, Armageddon viu a luz do dia, assim como o LP de mesmo nome. Do disco eu falo mais pra frente na semana, já da faixa, vamos a ela…

Eu nem vou criar muito suspense nesse parágrafo: “Armageddon” é muito boa. Não é exatamente o que eu estava esperando de uma faixa chamada ARMAGEDOM. Quando vi o título nos teasers, pensei ser algo mais explosivo, descontrolado, como “Red Light”, do f(x), ou alguma daquelas produções eletrônicas mais viscerais do Nakata pro Perfume. Mas por mais que o título não faça tanto sentido com esse hip hop mina fodona concept, ainda assim a música é muito legal de ouvir e possivelmente será ainda outro destaque do quarteto pelos próximos meses no meu celular.

“Armageddon” cola, justamente, como um desses hinos de mina fodona mais cadenciados, onde elas podem gastar versos e mais versos falando sobre o quão são fodonas, destruidoras, lacrativas, babilônicas e por aí vai. Eu gosto muito da chamada para Chitty Chitty Bang Bang no pré-refrão, gosto muito do jeito que elas cantam o refrão esticando as sílabas, gosto das intervenções étnicas no instrumental (ele parece uma mistura de trilha sonora de jogo de Game Boy com algo religioso hindu, mó barato).

E esse MV é o puro luxo. A SM encontrou a fórmula perfeita de vídeos pro aespa, onde elas conseguem seguir toda a estética de “vídeos de bad girls” do K-Pop, mas sempre com um passinho a mais na agressividade. Vocês que mandaram cartas aqui pra casa me ameaçando de morte quando disso que o LE SSERAFIM está na parede inquebrável e o aespa não devem estar estourando champagnes no momento, E COM RAZÃO. As bichas são poderosas, são maravilhosas mesmo, aespa rainhas da atualidade.

Ouvi o álbum enquanto arrumava a casa aqui de manhã e está ótimo também. Resenha ainda essa semana, eu acho…

12 comentários em “O “Armageddon” do aespa não é tão apocalíptico, mas ainda assim é destruidor

  1. É bem isso, é uma música boa, talvez todo mundo esperava uma bagunça kwangya e no fim das contas por supernova já ser bagunçada eles quiseram ser mais medicados.

    Ainda vou ouvir o álbum, espero amar tudo.

    Curtir

    1. É um álbum muito bom, as músicas são ótimas, principalmente BAHAMA, que MÚSICA boa, a primeira música de verão da historia, o duo ballad final perfeito, não tenho do que reclamar, talvez colocar BAHAMA como um single porque essa música merece mais.

      Curtir

  2. (textão) aparentemente pela recepção da minha tl no twitter e tanto sua quanto a do dougie vou ser uma minoria nessa… e digo isso deixando a minha implicância com elas totalmente de lado (até porque eu amei supernova, talvez tenha gostado mais até que de how sweet, que é de um grupo que eu sou praticamente fã). achei armageddon fraca, anêmica até, e não só porque eu achei o instrumental cansado – parece uma música da era de girl crush a lá idos de 2017, era da qual eu nunca fui fã e achei que a gente tinha deixado pra trás – pra mim o aespa simplesmente não vende. olha, elas são um grupo muito tecnicamente competente vocalmente e tem que ser surdo pra não conseguir constatar isso, mas não sei se é a direção vocal delas (às vezes, sim) ou, o que na minha opinião é o problema, a alma do grupo em si: elas não são as manas perigosas da quebrada, e nem no debut, nem agora, nem com dez anos de carreira elas vão conseguir me convencer de que elas são perigosas, predadoras, apocalípticas do jeito que a sm gostaria que elas fossem. a karina e a giselle, que deveriam ser quem carrega o “grosso” da atitude e da agressividade na interpretação que esse tipo de música pede, por serem as assigned rappers do grupo, simplesmente me fazem ficar entediada e deixam a música caricaturesca. eu sempre tiro de exemplo minhas titles favoritas delas, spicy e agora supernova: na minha opinião, é isso que o aespa deveria estar vendendo. essa atitude patricinha, engraçadinha, urbana, (e no caso de supernova, até meio descontrolada) do grupinho de it girls. é como botar elas pra interpretar um personagem que elas não conseguem fazer dentro do palco e tão longe de ser fora. mas o mv obviamente tá lindo, impecável, gosto muito como tudo que elas fazem por mais abrasivo que seja tem um quê de feminilidade que é natural delas e pra mim eleva muito o material.

    já que eu vou levar chapisco de qualquer jeito, falar do álbum também: típico primeiro full de ato da sm, e isso é mais ruim do que bom. quero dizer: primeira metade forte, segunda metade pra fazer número (e antes que venham com aaai mas o nct = eu ODEIO o primeiro álbum do nct dream, não gosto de nenhum álbum do 127 inteiro e acho que eles são muito mais fortes trabalhando em projetos menores). mas, no meu caso, nem a primeira metade, porque eu realmente achei que é um dos álbuns com músicas que existem. não lembro de nada do que eu ouvi, e a primeira metade realmente sofre com o que eu falei da interpretação delas. e isso que elas têm músicas nessa veia que eu curto pra caramba, tipo salty and sweet e i’ll make you cry. acho que nesse caso eles realmente erraram a mão, mas meu gosto pra elas costuma ser bem impopular, e eu reconheço que não é um grupo pra mim.

    que elas continuem entregando mais trabalhos visuais impecáveis, que pelo menos eu consigo aproveitar. a melhor coisa que aconteceu na carreira delas foi expurgarem o brega do lee sooman da sm, ou elas ainda estariam fazendo mv com cg da cartoon network e cantando sobre comprar terreno no metaverso. só não precisavam ter usado ia no mv (e DEDICADO CRÉDITOS PROS “”””ARTISTAS”””” NO FINAL PLS VAMOS CIRCULANDO

    Curtido por 3 pessoas

    1. off: lunei……………. fala do drop surpresa da shiina ringo to passando mal de ansiedade….. e deus que me perdoe me atrever a falar isso mas…. acho que temos a velha de volta

      Curtir

        1. ela simplesmente dropou uma bucetalhada de feat…. DO NADA….. e o álbum novo sai tipo. dia 29. as in depois de amanhã

          https://x.com/JPOPstreaming/status/1794965512000078156

          não vou botar todos os videos mas eles tão incríveis e embora o meu favorito seja o com a daoko em que ela se veste de tidinha, minha música favorita com certeza é a com o atarashii gakko, que obviamente ganha milhões de pontos por ter a deusa nipônica suzuka

          https://youtu.be/yoaZc76IcV8?si=ubCDiTqtdvQzTUzO

          Curtido por 1 pessoa

    2. Ai não mas não lembrar de Bahama é um crime, Melody é uma música linda pra concluir o álbum e Live my Life é uma ótima AlegreTriste.

      Armageddon é uma música linda, a bridge é perfeita, talvez a falta que você sentiu seja porque não tem um rap longo, e a música pra alguns pedia isso, eu adorei o show de vocal das meninas nessa música, eu prefiro essa a Supernova.

      E é claro que não posso esquecer, MAS UMA NCTZEN FALANDO ISSO É ATÉ IRÔNICO, brincadeirinha, vou deixar meus xingamentos pro seu fandom pro comeback do red Velvet caso você não goste.

      Curtir

      1. ai… bahama é até legalzinha mesmo mas não acho que cabe no álbum, e, fora essa, a única que eu lembro mesmo é mine, mas eu não achei tudo isso também. e o problema não foi a duração das seções não, achei a estrutura da música até bem adequada, meu problema é o que eu disse mesmo. elas são vocalmente ótimas, é sempre muito legal ouvir a ningning e a winter, mas elas não entregam a >atitude< que esse tipo de música pede, e não necessariamente porque são intérpretes ruins; na minha opinião elas só não são esse tipo de grupo. mas como eu disse, não é o caso de eu achar elas um grupo ruim, e sim saber que não são pra mim, mesmo.

        e sim por favor faça isso prefiro que você guarde pra quando for um grupo que eu também gosto mais :3

        Curtido por 3 pessoas

        1. Eu acho isso com todos os grupos da SM, eu pessoalmente vejo os idols da SM mais como artistas, do pessoal que faz música por amor e não por Charts, uma ou outra que sai dessa linha e consegue servir tudo.

          E eu vou defender Bahama sim!!!! A primeira música de verão da história.

          Eu até gosto do aespa mas sou mais defensora do Red Velvet, não me incomoda muito não gostarem das coisas do aespa mas as do red Velvet eu levo como ofensa pessoal.

          Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário