TOP 100 | As melhores músicas do asian pop em 2022 [10-01]

E enfim chegamos ao fim de mais um ranking do Miojo Pop, listando quais foram os 100 melhores lançamentos do asian pop durante o cansativo ano de 2022. Muitas foram as ótimas músicas que passaram por aqui nos últimos dias, mas só 10 conseguiram atingir o ápice em tal listão.

Sem mais enrolações, qual bop se juntará à animesong heaven de Vivid Vice, do Who-Ya Extended, à epítome do citypop de Soul Lady, da Yukika, ao baladão ultraemotivo da BoA, Fly, ao sex anthem Eclipse, da Kim Lip, ao rockzão poético She Hates Me, da Anna Tsuchiya, ao pop heaven de Aladdin, do Wednesday Campanella, à magia ballroom de 4 Walls, do f(x), e ao pancadão indústrial de Red Light, também do f(x), no panteão de bests of aqui do blog? Confiram…

10. LE SSERAFIM – FEARLESS

Eu gosto muito quando uma música faz com que eu me sinta piranhona. Bem periguete, cachorra e perigosa, como se eu fosse uma profissional rodando bolsinha no calçadão de Copacabana pra dopar uns gringos e fazer a limpa nas contas bancárias deles. Aí, ainda faço uns vídeos deles em situações comprometedoras e ameaço divulgar pras famílias se caso eles forem na polícia! E é desse jeito que me sinto quando começam os primeiros “bam ba ba ba ba baaaaam” de “Fearless”. Acho que desde miss A uma empresa de renome não debuta um girlgroup com um sexy concept tão sapecão assim. Sakura sabe que venceu. Desse ano, só não foi um debut melhor que um outro aí.

09. WEDNESDAY CAMPANELLA – TINKER BELL

Com “Tinker Bell”, o Wednesday Campanella provou muitas coisas. Provou que o trio têm a incrível capacidade de transformar a fada Sininho em uma mina fodona, em uma personagem inspiradora com qual ninguém pode se meter a besta, pois ela tem tanto o Peter Pan quanto o Capitão Gancho do lado dela. Provou que a Utaha-chan, assim como a KOM_I, consegue vender não só releases mais transtornados e divertidos, como também consegue servir sensualidade e atitude ballroom em sua interpretação vocal. E provou que o deep house segue como a minha kryptonita, pois não teve uma vez que ouvi isso aqui e não me senti como se estivesse no paraíso. Outra faixa que saiu bem tarde nesse ano, mas ainda assim superou boa parte da concorrência, tal como o bop a seguir…

08. LEXIE LIU – MAGICIAN

MELHOR MANDOPOP

Essa é pura magia também. Eu concordo 100% com a ayogg que a Lexie Liu consegue, com a música dela, nos transportar para uma outra dimensão. Pois “Magician” constrói, aos ouvidos, uma “atmosfera” muito forte. Parece uma versão para as pistas de algum boss theme de jrpg dos anos 90. Ela me dá uma coisa de que um grande perigo está se aproximando e eu preciso preparar minha party para enfrentar ele. Mas ao mesmo tempo, me dá uma vontade louca de sair dançando de modo contorcido por aí. “Magician” foi a música mais estranha do asian pop em 2022, e agora é a minha faixa predileta do catálogo da Lexie Liu.

07. IVE – LOVE DIVE

Calhou de “Eleven” se tornar um dos meus debuts recentes favoritos do K-Pop, e num mundo normal seria bem difícil o IVE soltar algo tão bom quanto em um comeback. Mas, hey!, aqui estão elas com “Love Dive”. Tem muito tempo que eu não ficava tão caidinho por um girlgroup quanto eu fico com o IVE. O line-up inteiro é cativante ao extremo e vende perfeitamente essa fantasia idol de jovens gostosas que irão arrancar o nosso dinheiro em produtos licenciados. Tem uma porrada de partes em “Love Dive” que me quebram: o batidão “mecânico” dos versos, a transição-bate-cabelo pro refrão, aquela paradinha pro “uuh uuh uuuuh uuuuuuuh” no segundo refrão, a bridge putona, o final mais catártico. Qual a predileta de vocês?

06. MONDO GROSSO, RYUICHI SAKAMOTO, HIKARI MITSUSHIMA – IN THIS WORLD

MELHOR VIDEOCLIPE JAPONÊS

O Mondo Grosso tem uma porção de músicas que estão entre as minhas prediletas do J-Pop. Eu acho impressionante o quão eficaz ele é em conseguir retratar em áudio o que, no corpo, é aquela sensação de frio na barriga quando algo muito emocionante acontece. E esse ano ele trouxe ainda outro jam nesse estilo, numa mescla de música clássica com dance que é como um socão no estômago. No primeiro drop do refrão, é como se transbordassem vários sentimentos e fossemos levados em êxtase para um outro plano. É assim que se junta música erudita com pop, Red Velvet! E pelo amor de deus esse clipe aí. Eu não tenho a menor ideia de como eles fizeram, mas quando ela começa a voar pelo teatro na hora que o piano fica em maior evidência é impressionante demais.

05. YONEZU KENSHI – KICK BACK

MELHOR ANIMESONG

“Kick Back” é uma das animesongs mais legais que escutei nos últimos anos. Também saiu há pouquíssimo tempo, mas pra mim já está quase no nível de grandes clássicos naruteiros e digimonzísticos. O esquisitão do Yonezu Kenshi criou aqui uma peça perfeita que traduz a confusão que é “Chainsaw Man”. Eu vi em algum lugar alguém descrevendo “Kick Back” como a tradução musical daquela cena em “Pulp Fiction” onde o John Travolta dá uma agulhada de adrenalina no peito da Uma Thurman. E faz sentido, porque isso aqui é um caos completo. Mas um caos hipnotizante e que nos arrasta para a lama do mesmo modo que o mangá (e agora o anime também) faz. OSTs de anime não ficaram melhor que isso em 2022.

04. NEWJEANS – ATTENTION

MELHOR DEBUT

Muita gente tenta trazer algo “fresh” pro K-Pop, mas são poucos os que conseguem com o alto nível (e o sucesso) que o NewJeans fez aqui. “Attention” é o diamante perfeito dessa onda “y2k”. Ela pega a estética sonora dos new jack swings que os grupos da SM adoravam soltar antes da era de ouro, mas atualiza pra algo que cola muito com essa geração. Tudo em “Attention” é legal demais. Os versos todos são grudentos, as melodias todas são cativantes, o refrão com elas abrindo as vozes dum jeito angelical é delicinha demais. “Attention” é o velho sendo homenageado de um jeito novo, são as raízes do K-Pop sendo ressuscitadas do melhor jeito possível. LE SSERAFIM, IVE e NewJeans: que ano incrível para rookies!

03. YOUHA – NUMB

MELHOR ALBUM TRACK

A maioria de vocês deve ter levantado uma sobrancelha agora, porque é curioso dar sequência à lista colocando, depois da grande música de girlgroup do ano, uma album track obscura de uma solista também obscura como a Youha, mas enfim. Já devo ter dito em algum momento que músicas (e arte, num geral) funcionam muito em paralelo com coisas que a gente vive na vida. E em 2022 eu tive uma desilusão amorosa pesada, naquele nível de “meu deus, encontrei a pessoa da minha vida (nem era, risos) e não deu certo (porque não era a pessoa certa, du-uh)”. E quando eu estava muito mal, calhou de eu me viciar nessa música, que descrevia na letra tudo o que eu estava sentindo. É incrível o quão passional a Youha consegue ser interpretando isso aqui, e é incrível também como um refrão explosivo pode ser tão catártico. Música realmente tem o poder de traduzir nossos sentimentos e deixar com que eles escapem.

02. WEDNESDAY CAMPANELLA – EDISON

MELHOR J-POP

“Edison” é o Wednesday Campanella entregando o que eu mais curti do Wednesday Campanella entre 2015 e 2017, agora com uma outra vocalista. É o mesmo house envolvente e com momentos de puro bliss de trecos como “Aladdin”, “Medusa” e “Ra”, que tanto fazem a minha cabeça. A parte mais pro final, onde entram os sintetizadores “chineses”, é desses momentos em músicas onde o cérebro manda doses altas de serotonina pro resto do corpo e sentimos como se estivéssemos nas nuvens. Eu sei, eu sei, parece deja vu eu exaltar esses três em ainda outro top 10, mas já disse que house é o meu ponto fraco (uma fatia de pudim para quem adivinhar qual o estilo da faixa que ficou em top 1).

01. KWON EUNBI – GLITCH

MELHOR K-POP

O que faz de “Glitch”, pra mim, o grande jam imbatível desse ano é ela ser uma junção de duas ideias musicais que me dão vida: o já mencionado house noventista de ballrooms e o synthpop “retrofuturista” nipônico que associamos ao Yasutaka Nakata. Se os dois conceitos separados já são destruidores, juntos… bom, não tem pra ninguém. E ainda melhor é a Eunbi entender exatamente as referências e servir um MV cheio de vogue, feminilidade, carões, looks, bucetinha e piração sci-fi para o nosso entretenimento. Do segundo refrão em diante, “Glitch” engata outra marcha e vai subindo ao paraíso da música pop. Aquele final com as explosões que parecem retiradas de um álbum do Perfume, puta merda, bicho! SOTY. E que f(x) seja louvado daqui até a eternidade!

kwon eunbi glitch #kwon eunbi #eunbi #reblog femaleidols @femaleidols

E, Brasil… foi isso aí que rolou de melhor em termos asianpopeiros no ano de 2022. Concordam? Discordam? Digam nos comentários. Compartilhem também as suas favoritas desse ano, assim poderei rir de seus respectivos péssimos gostos musicais, tal como vocês fazem comigo.

E caso vocês tenham chegado aqui por meio de algum link divulgado em alguma rede social e gostem de descobrir sobre canções mais antigas dentro desse nicho, saibam que vários outros posts especiais relembrando lançamentos de outros anos já rolaram nesse blog. Vocês podem conferir eles em formato de tops para 202120202018201720162015, 2014 e 2010,

Feliz ano novo do tio Lunei! Que 2023 seja lotado de felicidade, amor, saúde e prosperidade para vocês e para suas famílias!

6 comentários em “TOP 100 | As melhores músicas do asian pop em 2022 [10-01]

  1. O top1 chocando o total de zero pessoas kkkkkk Enfim, de um modo geral, foi um ano legal pro asian pop, principalmente pro kpop que FINALMENTE teve rookies legais (só falta os bg fazerem o mesmo né). Esse ano também dei chance pra outros artistas asiáticos de fora da Coreia (influência da blogosfera hihihi)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Exijo recontagem de votos, não é possível que a basicona Glitch tenha ficado em primeiro???????

    Attention mereceu o melhor debut. Ouço direto até hoje!

    Sabia que a melhor animesong seria a op de Chainsaw Man! O estúdio MAPPA tá investindo pesado nos últimos tempos em entregar não só uma animação legal, mas trilhas sonoras interessantes e diferentes, aberturas mais trabalhadas (tem várias referências cinematográficas na op de Chainsaw Man, por exemplo, e a primeira op de Jujutsu Kaisen também mudava ligeiramente de acordo com o episódio, revelando novos personagens ou, depois da morte de um certo personagem – sem spoilers aqui – aparece o Itadori derramando uma lágrima no fim).

    Aliás, tô gostando de ver uma direção artística mais experimental também em alguns estúdios. Tem cenas assim das animações da MAPPA, outras bem interessantes em Bleach… Dá até saudade da animação de batata que a Pierrot fazia na época de Naruto Shippuden, né? Só que não kkkkkkkkkk

    Curtir

  3. Não consegui organizar meu top 10 de 2022 como fiz em 2021, mas dos bops que eu mais gostei e ouvi, posso citar: WILDSIDE do Red Velvet, amei demais essa música enquanto todos esqueceram dela. O mesmo vale para Dilemma do Apink. INVU que achei sem graça a primeira ouvida mas depois me rendi à ela. Last Sequence e Done do WJSN que ninguém lembrou também mas que são bops que valem MUITO a pena e tem essa pegada house. Heart Burn da Sunmi, outra que ninguém achou grande coisa mas eu achei. Decanting a bside safada do Suho e a música mais deliciosa de 2022. Nxde do I-DLE porque simplesmente fiquei viciada. Poppy do STAYC que é melhor que os lançamentos coreanos delas desse ano e Last Dance da Youha pois adoro esse estilo musical dramático/sensual. Desculpa o textão. Feliz ano novo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário