Kiss of Life tem o provável melhor debut do ano com”Shhh”

Okay, a essa altura do campeonato, todos já desistimos da ideia de que o BABYMONSTER irá debutar esse ano, então não há mais concorrência para disputar o título de melhor debut do ano com o Kiss of Life, certo?

[Edit 23/11, 19:08h: tem nem uma semana que escrevi esse post e esse primeiro parágrafo já foi com deus, né?]

Eu meio que já imaginava que gostaria do Kiss of Life antes mesmo de Shhh sair, pois curti a “estratégia Loona” de soltarem um solo para cada integrante antes do single com o grupo inteiro (falo da melhor das quatro abaixo) e por o quarteto trazer de volta a Natty, que calhou de virar uma queridinha desse blog por causa deste post aqui, que volta a meia fica entre os mais acessados na barra ali do lado. Mas calhou de “Shhhh” ser excelente por si só, então mesmo que não tivesse nada disso, eu ainda assim aclamaria o hino.

Eu sei que uma galera, na época, falou que isso aqui, sonora e visualmente, lembra muito o NewJeans. Não sei se concordo. Acho que “Shhhhh” pega umas referências mais pesadas de hip hop, ela é mais 90s, enquanto as faixas do NewJeans são mais 2000s. E visualmente, particularmente, não acho que o NewJeans sirva de muita referência. Outros grupos no K-Pop já faziam MVs externos com historinha antes, então a comparação não me parece tão válida.

Há um brilho próprio em “Shhhhhh” e, consequentemente, no Kiss of Life, que é legal de notar. O instrumental brinca com variações ao mesmo tempo em que elas brincam com os vocais. Tem momentos que a interpretação é mais rimada, tem outros em que elas se esgoelam com vontade.

E eu gosto também como as coisas, no instrumental e nos vocais, vão esquentando e escalonando a partir do término do primeiro refrão. As meninas vendem muito bem a música, é um desses jams que vão despertando uma vontade de dançar, principalmente depois da bridge, que é daqueles momentos que quem sabe street dance começaria a rodopiar pelo chão, dar uns mortais ou algo assim.

“Shhhhhhh” um musicaço. Em minha opinião, foi o melhor debut de 2023. [Até então, né, do nada a YG resolveu desovar as pirralhas novas pro mundo, vamos ver…]

Aproveitando o post pra exaltar ainda mais a Natty, das músicas utilizadas como pré-release, a que segui ouvindo foi Sugarcoat, o “viral modesto” dela na Coreia do Sul. Diferente do debut dela lá em 2020, que era bem popzinho e descontraído, “Sugarcoat” vai prum caminho mais sóbrio, com umas referências do R&B noventista muito bem aplicadas.

O instrumental “hip hop da moda” mais grave é super provocativo e nostálgico, as vozes dobradas da Natty (ela cantando dum jeito mais contido na frente, enquanto atrás está entregando melismas como se fosse Mariah Carey) me levam direto praquela época. Pra ficar ainda mais fiel, só se metessem um rapper de feat. junto. Sucesso, Natty! Tio Lunei está orgulhoso!

7 comentários em “Kiss of Life tem o provável melhor debut do ano com”Shhh”

  1. Pelo teaser acho melhor você colocar suas expectativas bem baixas lunei, porque eu senti bomba

    Off: a n-word ahyeon faz uma falta enorme nesse grupo, é como se ela fosse tudo, as outras são tão sem graça…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho que vai ser muito difícil surgir algum outro grupo até o fim deste ano com um debut mais interessante que o do Kiss Of Life. Gosto bastante da sonoridade retrô do NewJeans, mas além das músicas do Kiss Of Life também serem muito boas, achei muito inteligente a estratégia dos solos pré-debut e o cuidado em dar uma identidade (visual e sonora) pra cada integrante (coisa que faz muita falta no k-pop atualmente) – tomara que esse cuidado se mantenha nos próximos lançamentos, em vez de “uniformizarem” as quatro (erro cometido inclusive com o Loona, citado no texto, na fase pós-debut).

    Eu diria que a agência delas usou a estratégia do pré-debut do Loona melhor que o próprio Loona. Bem ou mal, os MVs delas conseguiram formar uma história amarradinha, com começo, meio e fim, enquanto o loonaverso teve momentos muito bons mas acabou deixando muitas pontas soltas (quase todos os MVs solo das garotas do 1/3 não foram “encaixados” na trama do loonaverso, a falta de um repackage pro yyxy deixou no ar se elas eram ou não eram a mesma pessoa com múltiplas personalidades, e a pobre Pirralha do Sapo passou metade do pré-debut “perdida na floresta” pro tão esperado “resgate” dela se resumir a meio segundo de cena dela e da HaSeul correndo na grama pra compensar os dois minutos da HeeJin sentada numa mureta fazendo vários nadas).

    Quanto ao Babymonster, vamos ver como vai ser o debut. Torço pra que saia algo interessante dali, mas considerando que a garota principal já foi chutada da formação e o descaso da YG com o próprio BlackPink, não sei se as perspectivas são muito boas…

    Curtido por 1 pessoa

  3. kol divas mas o que mais me surpreendeu foi a suposta comparação com o newjeans. ALGUÉM falou isso pra valer? não tem nada a ver… em tom estética proposta elas são diferentes em tudo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário