As “Why So Lonely” do K-Pop

O K-Pop é cheio dessas previsibilidades corriqueiras adoráveis que meio que se tornam sazonais. Na primeira metade da década, uma porção de grupos apostaram naquilo de midtempos R&B sombrias e sensuais, quase que criando um gênero dentro do gênero, onde nomes como AOA e Brave Brothers faturaram bastante. Talvez como “resposta”, Apink e suas estripulias inspiradas no início de carreira aegyo do SNSD angariaram uma porção de fãs defensores da moral-e-bons-costumes dentro desse universo, resultando em novos grupos em tal linha, como GFriend, Oh My Girl, Lovelyz e, basicamente, todo e qualquer idol até o ano passado, mais ou menos, deu sua contribuição para o “white aegyo” (shade pro AOA).

Um tipo de “número” um tiquinho menos evidente, mas que anualmente, já há algum tempo, vem sendo repetido é o “Why So Lonely Anual”. Ou melhor, o comeback com elementos de reggae e uma fotografia retrô mais ou menos em linha com o que o Wonder Girls fez em sua última (e bem sucedida) title como um grupo. Hilariantemente, isso nem começou com o quarteto, mas vem sendo adotado, ao menos, uma vez ao ano por acts de diferentes níveis de relevância. Ou vão dizer que sempre que algo assim pinta na home do YouTube, vocês não pensam algo como “ooh, essa vai ser a ‘Why So Lonely’ de 201X”?

Dito isso, vamos relembrar quais foram as WSL de 2015 até aqui, antes mesmo da própria referência existir…

Primary, ChoA e Iron – Don’t Be Shy (2015)

Como disse, a primeira WSL do ano veio antes mesmo da referência ser lançada. “Don’t Be Shy”, do produtor Primary com uma ainda interessada em cantar ChoA, é o número reggae pesado e ligeiramente sensual que faria sucesso no ano seguinte e seria repetido por vários outros mais pra frente. Não escuto tanto a música por si só, mas adoro ouvi-la assistindo esse MV bizarrinho, com ChoA usando uma roupa de cristos redentores, jogando TCG de Pokémon e fazendo pacto com o diabo.

Wonder Girls – Why So Lonely (2016)

Aí sim! O auge final do Wonder Girls, mesmo que seja a prévia de um eventual álbum de roupagem setentista que nunca chegou a acontecer (porra, JYP…), não decepcionou de forma alguma. O instrumental é mais ou menos o mesmo da faixa do Primary, mas tudo ganha um sabor especial com a interpretação vocal das quatro, com os vários e vários momentos de grude puro nos ouvido e uma beleza extrema em tela. Yubin consegue ser gostosa mesmo com uma franja terrível, Yenny se esfregando numa cadeira durante a bridge é a epitome da sensualidade, Sunmi fumando um fósforo toda confusa é de matar, até a Lim Feia conseguiu ficar bonita. Aleluia, caralho! Não é a toa que o MelodyDay tentou fazer o mesmo no ano seguinte…

MelodyDay – Kiss On The Lips (2017)

O MV de “Kiss On The Lips” segue a mesma premissa do das Wonder Girls, com as quatro nugus lá sendo hippies gostosas numa casa, aqui, de praia, sob uma fotografia vibrante. E o reggae do instrumental é misturado num arranjo mais dance e uptempo. Ninguém na Coreia ouviu, mas com certeza foi a WSL de seu ano.

UNI.T – No More (2018)

Um dos maiores fracassos do ano passado, ninguém entendeu de verdade o porquê de o grupo com flopadas tentando o sucesso pela última vez naquele reality lá que já esqueci o nome resolveu apostar num debut tão sensual e diferente do excesso de açúcar que estourava à época. Injustiça. “No More” foi totalmente a WSL de 2018, em questão de referências instrumentais e apelo sexual.

Maravilhosas candidatas de 2019

Red Velvet – Sunny Side Up

Não foi lançada como single, mas se rolasse um MV, certeza que traria as cinco esquisitas piranhando numa casa com trecos malucos acontecendo enquanto elas esfregam gelo pelo corpo ou alguma coisa do tipo. Mais WSL que isso, impossível.

CLC – Me

Reggae-lite, ervas e gostosas gostoseando pelo cenário. Temos uma vencedora?

9 comentários em “As “Why So Lonely” do K-Pop

  1. a única que eu não conhecia era essa da MelodyDay, mas achei incrível como as músicas são basicamente iguais, só que ao mesmo tempo diferentes e todas muito boas.

    Já a Why So Lonely do ano eu aposto em Sunny Side Up, acho que as meninas têm uma vibe parecida com as Garotas Maravilha. Inclusive queria um MV, dava pra fazer um reckpage com essa música sendo o single. Pena que isso não vai rolar :((((((

    https://falayana.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s