Next Level: aespa capricha na fanfic, mas entrega pior música de 2021 até então

Eu acho interessantíssimo o quão ruim essa porcaria aqui consegue soar:

Olha, eu genuinamente estava achando que esse primeiro comeback “oficial” do aespa seria interessante. Dois motivos para minha ilusão prévia: 1) anos atrás, a SM tinha mandado bem mal com o primeiro run de divulgações do Red Velvet, dando pras (até então) quatro espinhas inflamadas de baphomet não só uma bagunça completa como debut (eca, lembram?), mas também um cover bem esquecível como lançamento promocional um tempinho depois (lamento, boleiros, mas “Be Natural” foi totalmente eclipsada em minha cabeça por números melhores do lado velvet). Contudo, no ano seguinte, a situação deu uma virada de 180º com as apocalípticas “Automatic” e “Ice Cream Cake”, que estabeleceram bem o que o grupo queria ser, deram margem pra que viesse o “The Red” e tudo mais depois e cá estamos com uma das melhores discografias de girlgroups em todos os tempos no K-Pop.

E 2) aquele vídeo que a SM soltou há uns dias, contando toda a proposta do aespa, que, de fato, me soou muito legal e daria margem para que, caso bem aproveitada, com o aparato milionário todo da gravadora, servisse de engate para fazer o aespa algo GRANDE dentro do K-Pop, talvez extrapolando o nicho e blá blá blá.

Ai que bonito

Só não esperava precisar lavar os meus ouvidos com cerumin depois de ouvir essa porcaria de single.

Next Level é uma versão para a faixa de mesmo nome, de uma loirona gostosa que usa máscara no Instagram, que serviu como tema praquele filme sem graça de “Velozes e Furiosos” com o The Rock. A ideia de um act de K-Pop retrabalhar alguma demo já lançada, mas sem muita projeção, não é inédita nem dentro da SM. Só pensar no f(x) vendendo milhões com uma música dum girlgroup alemão que já tinha sido reaproveitada até pela Jolin lá em Taiwan. Mas como os tempos são outros, a SM precisou soltar uma notinha com aquilo de “ooh, gente chata, isso é um cover, mas elas darão seu próprio brilho, então não encham nosso saco dizendo que é preguiça ou qualquer coisa dessas, hein.”

E a faixa original não é ruim não. Se fosse bem produzida, seria o tipo de número-mina-fodona que elas tentaram trazer no debut bocó lá, mas com melodias legais e um instrumental mais contido e interessante de ouvir. O problema é que, por sabe-se lá qual motivo, talvez embriaguez, derrame, quiçá raiva das integrantes, os produtores resolveram transformar a música num medley tenebroso, enfiando um key change maluco de new jack swing na bridge que destruiu todo o clima mais sombrio e esquisito que vinha sendo construído pela música até aquele ponto.

O resultado é podre. Não é tipo “I Got a Boy”, “Red Light”, “Zimzalabim” ou “KoKoBop” (pra ficar só na mesma gravadora), onde as partes dissonantes, de alguma forma, se fundiam no decorrer da track e a bagunça ganhava algum sentido. Em “Next Level”, o break aparece, some e não combina de forma alguma com o resultado final. É tosco demais.

A impressão que tenho é que o velho do Lee Soo-Man usou legal o tempo que ele trabalhou com o Loona para capturar a ideia de construir uma narrativa que acompanhasse o grupo. E como a SM tem bem mais experiência e grana que a Polaris/BBC, as possibilidades são bem maiores de fazer o barro acontecer. As peças estão lá: a história é interessante, o nicho de mercado é aquecido (vejam o K/DA fazendo sucesso, o tanto de V-Tubers que surgiram no oriente nos últimos anos, etc.), mas falta lançar músicas que prestem nesse pacote. Primeiro um try-hard sem qualquer replay-factor, depois um cover natalino sem graça, agora uma agulha sendo enfiada no meu tímpano? Porra, SM!

Será que o YG está por trás desse lançamento do aespa e do mais recente do ITZY e tudo isso é um plano dele para destruir a reputações das outras pontas da BIG3? Não duvido mais de nada…

15 comentários em “Next Level: aespa capricha na fanfic, mas entrega pior música de 2021 até então

  1. É época de economia, parece que a sim tbm tem dificuldade de pagar as contas, então pensaram vamos economizar nosso tempo e dos kpoppers e vamos lançar 3 músicas em 1 e assim surgiu isso aí. Espero que vc ainda lance algo bom esse ano. Vai na fé.

    Curtir

  2. Pra ser sincero, gostei mais da bridge que da melodia principal; ela tem alguma coisa do cenário hip-hop dos anos 90 que me agrada, enquanto a melodia principal é puro girlcrush genérico. Por mim, o single podia ser todo baseado na bridge.

    Porém, realmente as transições ficaram muito malfeitas, com coesão zero. É triste de ver (e ouvir), porque acho as aespa talentosas e carismáticas, o projeto é interessante, mas o Lee Sooman não ajuda.

    Se bem que, sendo um grupo das Big 3, vai fazer sucesso do mesmo jeito. Enquanto isso temos grupos como o Dreamcatcher lançando músicas excelentes a cada comeback, e fracassando a cada comeback mesmo assim.

    Curtir

    1. Nem fale do Dreamcatcher, um grupo interessante tanto visualmente quanto musicalmente. Ótimas coreografias e esquecidas pelo grande público que só se importa com essas meninas que tentam mostrar “atitude” cantando em bate tambor frases soltas sem sentido nenhum.

      Curtir

  3. Eles se preocupam mais com o visual do que com a música. E que música horrível! O pior que até tinha gostado do ritmo no começo, mas depois no decorrer da música foi ladeira abaixo.
    O mv cheio de paranue que não explora em nada a fanfic deles, e as integrantes parecem petrificadas facilmente e parecem se tornarem pequenas em tanto cgi.
    Pode dar as mãos junto com essa do Itzy de música mais horrível do mês.

    Curtir

  4. Real, as duas estão bem bizarras aos meus ouvidos, junto com a do Molho Quente. E acabei por preferir o Next Level original. E por favor, parem de rodar as câmeras no dance pra tive, q tenho labirintite e isso ataca ela!

    Curtir

  5. Meu deus que lixo, coitadas dessas meninas tendo que cantar essa merda por umas 2 semanas nos programas do faustão. tomara que prendam o cacura sooman, eu não vejo outra saída.

    Curtir

  6. Ei não fale isso sua bruxa boca suja 😡😡😡😡, o aespa precisa de apoio não de criticas, nenhum grupo merece isso, eles ser esforçam muito Para fazer esses comeback, ser você não gostou pra que falar mau, fique calada, você só gosta de critica mais não elogia, você não ser preocupar com quê os grupos faz pelos fãs, você não é uma fã de kpop então respeitar o trabalho dos outros, vai arrumar o quê fazer, você está desmerecendo o trabalho dos grupos,😡😡😡😡 você é muito chata você não sabe o quê fala dos outros. Ser você não gostou dê uma vai embora é esqueci, não falar essas bobagem aqui.

    Curtir

    1. Hey don’t say that, you dirty mouth witch 😡😡😡😡, aespa needs support not critics, no group deserves it, they’re working hard To make these comebacks, if you don’t like it so bad talk, keep quiet, you only you like criticism but don’t praise, you don’t worry about what the groups do for the fans, you’re not a kpop fan so respect the work of others, you’ll find something to do, you’re belittling the groups’ work,😡😡😡 😡 you are very boring you don’t know what you say about others. If you didn’t like it, go away, I forgot, don’t talk about this nonsense here.

      Curtir

Deixe um comentário