Youha, ex-future-2NE1, é mais uma gatinha do retrô em “Abittipsy”

Que ousada.

Lição de história do K-Pop que eu não tinha feito até dias atrás, mesmo adorando as presepadas de bastidores da YG Entertainment: lembram de toda a tramoia do “Pink Punk”, segundo girlgroup da empresa, que deveria ter debutado com mais ou menos 9 integrantes lá por 2012, mas acabou sendo tão postergado que só viu mesmo a luz do dia em 2016, com o BLACKPINK? Pois é, o que muitos não sabem (mentira, só eu não sabia) é que a gravadora também tinha planos de, depois de consagrar Jennie, Euna Kim, Miyeon e as demais, trazer um novo quarteto feminino ao mundo. Daí, surgiu o “Future 2NE1”.

Essas quatro pirralhas aí, reveladas como trainees em 2012, como boa parte do cast de trainees da YG ao longo dos anos, foi debandando para outros cantos, seja através da própria gravadora, ou não. A SooA participou da segunda temporada do Unpretty Rapstar (é aquela que a Yezi comeu na porrada), a SeoYoung é aquela que participou do Produce 48 junto com a ex-futura-pink-punk Jinny, a Sooyeon participou do Idol School e debutou no fromis_9 (deve ser a com maior sucesso dessa lista) e, por fim, agora temos essa Youha, que debutou ano passado e voltou agora com essa ótima Abittipsy.

“Abittipsy” é uma gracinha. Ainda outra maravilha inspirada nos anos 80, seu uso de sintetizadores parece formulado única e exclusivamente para despertar uma “alegria melancólica” no ouvinte. Eu sei, parece um paradoxo, mas faz bastante sentido dentro das referências que parecem adotadas. Ela canta o refrão com bastante energia, mas ele parece nos puxar para baixo, me dando uma impressão de “superação” muito legal. É Bem o tipo de coisa que imagino tocando no final de um filme colegial de trinta e cinco anos atrás, quando todos os personagens conseguem resolver seus conflitos e terminam suas participações no baile de formatura ou algo assim. Bom demais.

O debut com “Island”, que eu ainda não tinha ouvido, também é bem bacaninha…

Enfim, que bom que a Youha conseguiu se virar bem como uma solista. Tomara que, daqui em diante, ela solte ainda outros bons releases e, em algum momento, ela consiga chamar atenção e montar seu próprio público. Não acho que ela pegue um escalão bem alto, mas levando em conta que a Yukika atraiu olhares o suficiente com seu citypop para angariar notinhas internacionais, aparições em listas de melhores do ano e coisas do tipo, não vejo motivo para a Youha não fazer o mesmo, caso continue investindo nessa proposta.

Btw, em minha opinião, acho que já passou da hora de alguém montar um documentário com essa galera toda que ficou anos no porão da YG para não conseguir porra nenhuma da gravadora. Material pra isso tem de monte.

9 comentários em “Youha, ex-future-2NE1, é mais uma gatinha do retrô em “Abittipsy”

  1. Fun fact: aquela SooA é irmã do Moonbin (integrante gostoso do Astro).

    Ele até aparece na plateia do Unpretty Rapstar no dia que a Yezi comeu o cu dela. E deve ter ficado numa decepção por gastar a imagem dele com aquela… performance…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Será que esse povo recebe pelo menos um FGTS pra compensar o tempo perdido que investiu na YG? Caramba essa música me lembra muito minha época de adolescente, gostei muito.

    Curtir

Deixe um comentário